Melhoria no processo de armazenamento dos arquivos remessa, retorno e seus backups

Melhoria no processo de armazenamento dos arquivos remessa, retorno e seus backups



Até o momento, o Condomínio21 trabalhava apenas com uma configuração que permitia indicar o local

onde o arquivo remessa era gravado quando gerado. Contudo, visando melhorar ainda mais este processo, foi realizada uma alteração nesta configuração, permitindo a partir da nova versão do Condomínio21, padronizar um local específico na rede de computadores que irá receber além do arquivo remessa, o arquivo de retorno e os arquivos de backups de ambos. 


Além de melhorar o recurso já existente, com a possibilidade de unificar um local para gravação de todos os arquivos CNAB, as administradoras poderão garantir que todos os usuários (autorizados) tenham acesso aos arquivos, evitando situações em que um determinado usuário precisa acessar o backup do arquivo retorno e este se encontra na pasta de instalação do sistema, a qual o mesmo não possui permissão de acesso. Dessa forma, a administradora poderá padronizar um local na rede de computadores, ao qual todos os devidos usuários tenham acesso aos arquivos.


Para utilizar o novo processo relatado acima, primeiramente é importante definir o caminho onde os arquivos serão gravados.



Etapa 1: 


Configuração Etapa 1: Configuração o Como fazer:

  1. Acesse o menu Arquivo > Configuração do sistema > Financeiro aba Boleto Laser/ CNAB
  2. Note que houve uma alteração (somente) na nomenclatura do campo Local de gravação dos arquivos de remessa passando a conter também as palavras retornobackups, conforme mostrado na imagem abaixo. 



  • Marque a configuração e em seguida clique na pastinha amarela para selecionar o caminho definido para gravação dos arquivos.



Observação:

No local do arquivo deve-se selecionar somente a pasta padrão, pois o sistema vai criar as pastas Remessa, Retorno e Backup automaticamente, após a geração da primeira remessa utilizando o novo processo. No exemplo citado o caminho seria até a pasta Cond21, ficando o local de destino como \\Servidor\Cond21.  




Etapa 2: Geração da Remessa


Como fazer:

  1. Acesse o menu Baixas/ Cobranças > Cobrança CNAB
  2. Selecione a unidade e clique em Remessa.



  • A remessa será gerada com sucesso e neste momento o sistema irá salvar/enviar automaticamente o arquivo para a pasta Remessa, criada automaticamente dentro do caminho definido para gravação dos arquivos.



  • Acesse o caminho padronizado e confirme a existência do arquivo remessa, conforme imagem abaixo.



Observação:

Caso a configuração Permitir escolher local de gravação após geração do arquivo de remessa (Arquivo > Configuração do sistema > Financeiro aba Boleto Laser/ CNAB) esteja marcada, o sistema não irá salvar automaticamente o arquivo gerado na pasta criada, permitindo assim que o local para gravação do arquivo seja escolhido no momento da execução do processo.




Etapa 3: Geração do Backup da Remessa

 

Como fazer:

  1. Após ter realizado a geração da remessa (passos descritos na Etapa 3) ainda na tela Cobrança CNAB no menu Baixas/ Cobrança, clique no botão Backup.



  1. O backup do arquivo será gerado com sucesso e também será enviado automaticamente para a pasta de destino.



  • Confirme a existência do arquivo acessando a pasta Backup.




Observações:

  • O processo de backup do arquivo remessa continuará da forma padrão do sistema, ou seja, no momento da sua geração, o arquivo remessa anteriormente gerado será transferido para a pasta de Backup deixando de existir em seu local de origem.
  • O arquivo de backup da remessa continuará possuindo a mesma nomenclatura do arquivo remessa, conforme já é o funcionamento habitual do Condomínio21.




Etapa 4: Leitura do arquivo retorno e seu Backup 

 

A leitura do arquivo de retorno é um processo diferente da geração da remessa, pois o retorno é enviado pelo banco, dessa forma deve-se realizar o download (baixa) dele pelo site ou pelo sistema específico do banco. Por este motivo, para utilizar o novo recurso, que identifica automaticamente as pastas criadas para leitura e geração de arquivos de cobrança CNAB, será necessário que todos os arquivos retorno da administradora sejam salvos na pasta de destino criada para esta finalidade.


Como fazer:

  1. Acesse o menu Baixas/ Cobranças > Cobrança CNAB
  2. Clique no botão Retorno.



  • A pasta criada para o arquivo retorno será apresentada contendo o documento (disponibilizado pelo site ou sistema do banco) clique sobre o mesmo e em seguida no botão Abrir.



  • O sistema irá realizar a leitura do arquivo e automaticamente o backup será criado e levado para a pasta Backup. Note que nesta pasta estarão salvos tanto o arquivo retorno quanto o arquivo remessa.        



  • Observação:

O procedimento descrito acima funciona da mesma maneira quando é utilizado o botão Retorno Geral para leitura do arquivo.


  • Importante:

Caso não haja necessidade de utilizar este novo processo, não será necessário alterar quaisquer informações na configuração que destina o caminho para salvar o arquivo de remessa, dessa forma o sistema permanecerá da forma habitual.