Até o momento, o Condomínio21 trabalhava apenas com uma configuração que permitia indicar o local
onde o arquivo remessa era gravado quando gerado. Contudo, visando melhorar ainda mais este processo, foi realizada uma alteração nesta configuração, permitindo a partir da nova versão do Condomínio21, padronizar um local específico na rede de computadores que irá receber além do arquivo remessa, o arquivo de retorno e os arquivos de backups de ambos.
Além de melhorar o recurso já existente, com a possibilidade de unificar um local para gravação de todos os arquivos CNAB, as administradoras poderão garantir que todos os usuários (autorizados) tenham acesso aos arquivos, evitando situações em que um determinado usuário precisa acessar o backup do arquivo retorno e este se encontra na pasta de instalação do sistema, a qual o mesmo não possui permissão de acesso. Dessa forma, a administradora poderá padronizar um local na rede de computadores, ao qual todos os devidos usuários tenham acesso aos arquivos.
Para utilizar o novo processo relatado acima, primeiramente é importante definir o caminho onde os arquivos serão gravados.
Etapa 1:
Configuração Etapa 1: Configuração o Como fazer:
Observação:
No local do arquivo deve-se selecionar somente a pasta padrão, pois o sistema vai criar as pastas Remessa, Retorno e Backup automaticamente, após a geração da primeira remessa utilizando o novo processo. No exemplo citado o caminho seria até a pasta Cond21, ficando o local de destino como \\Servidor\Cond21.
Etapa 2: Geração da Remessa
Como fazer:
Observação:
Caso a configuração Permitir escolher local de gravação após geração do arquivo de remessa (Arquivo > Configuração do sistema > Financeiro aba Boleto Laser/ CNAB) esteja marcada, o sistema não irá salvar automaticamente o arquivo gerado na pasta criada, permitindo assim que o local para gravação do arquivo seja escolhido no momento da execução do processo.
Etapa 3: Geração do Backup da Remessa
Como fazer:
Observações:
Etapa 4: Leitura do arquivo retorno e seu Backup
A leitura do arquivo de retorno é um processo diferente da geração da remessa, pois o retorno é enviado pelo banco, dessa forma deve-se realizar o download (baixa) dele pelo site ou pelo sistema específico do banco. Por este motivo, para utilizar o novo recurso, que identifica automaticamente as pastas criadas para leitura e geração de arquivos de cobrança CNAB, será necessário que todos os arquivos retorno da administradora sejam salvos na pasta de destino criada para esta finalidade.
Como fazer:
O procedimento descrito acima funciona da mesma maneira quando é utilizado o botão Retorno Geral para leitura do arquivo.
Caso não haja necessidade de utilizar este novo processo, não será necessário alterar quaisquer informações na configuração que destina o caminho para salvar o arquivo de remessa, dessa forma o sistema permanecerá da forma habitual.