A versão Condomínio21 Corporate disponibilizou o Log de Auditoria Avançado que apresenta, como diferencial, a abrangência de um volume maior de dados e operações que poderão ser auditadas.
Os processos contemplados nesta nova feature são:
- Conta a Receber – inclusão e exclusão de lançamentos; alteração dos principais dados dos lançamentos; emissão, alteração e impressão de boletos; cancelamento e baixa de contas.
- Contas a Pagar – inclusão e exclusão de lançamentos; alteração dos principais dados dos lançamentos; cancelamento e baixa de contas.
- Cadastro de Unidades e de Contas Correntes – inclusão e exclusão de unidades; alteração dos principais campos destes dois cadastros.
- Fechamento – inclusão e exclusão de um fechamento; alteração em algumas informações de fechamento.
A primeira etapa antes da utilização do Log de Auditoria Avançado consiste em configurar o seu comportamento, informando ao Condomínio21:
- Quais são os processos e campos a serem auditados;
- De quanto em quanto tempo os dados do log devem ser descartados;
- Como deve ser feito o descarte do log.
Como fazer:
A – Configurando o novo log
- Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção > Desempenho e Segurança. Na aba Segurança, marque a opção: Gerar log de auditoria avançado.
- Clique no botão Ok.
Dica: a opção Gerar log de auditoria não precisa estar marcada para que o novo log seja utilizado.
- Acesse o menu Arquivo > Log > Auditoria > Configuração. Todos os processos estarão com o log desativado, conforme a figura abaixo.
- Para habilitar o log em todas as operações de um determinado processo, Contas a Receber, por exemplo, basta marca-lo no grid e, automaticamente, todas as operações serão marcadas pelo sistema.
- Selecione, individualmente, os campos que deverão ser auditados.
- Repita as etapas 4 e 5 para os demais processos que deverão ser auditados.
- Defina o período em que os dados do log deverão ser mantidos no banco de dados. A permanência pode ser de 1 a 12 semanas. Passado o período definido, o Condomínio21 eliminará, automaticamente, os dados armazenados no log. O novo log de auditoria gera cópia dos dados alterados, indicando quem alterou, quando, o conteúdo do campo antes da alteração e novo conteúdo. Este procedimento pode aumentar o tamanho do banco de dados, por esta razão é importante que os dados do log sejam eliminados depois de um determinado período. Quanto maior o tempo de permanência, maior pode ser o volume de dados armazenados no log.
- Defina como deve ser o descarte automático das informações armazenadas no log. O Condomínio21 poderá gerar, automaticamente, um arquivo no formato texto contendo a lista dos dados antes de eliminá-los do log. Para gerar esse backup, escolha a opção Exportar para TXT e excluir do banco de dados. Para não gerar o arquivo de backup, escolha a opção Excluir do banco de dados.
- Clique no botão Gravar. Será emitida a mensagem conforme a figura abaixo.
Depois que o log foi configurado, as operações passarão a ser monitoradas e poderão ser consultadas posteriormente.
B – Consultando os dados do novo log
- Acesse o menu Arquivo > Log > Auditoria > Consulta.
- Selecione um processo. Os dados do filtro serão modificados conforme o processo selecionado.
- Preencha os campos do filtro de acordo com a informação que precisa ser rastreada.
O Condomínio21 permite que sejam visualizadas todas as informações armazenadas no log, mas também é possível restringir a busca a um determinado campo, como por exemplo, a data de vencimento.
- Clique no botão Filtrar para visualizar os dados do log.
C – Expurgando os dados do novo log manualmente
- Acesse o menu Arquivo > Log > Auditoria > Configuração.
- Clique no botão Expurgo.
- Informe o número de dias que deverão ser considerados para eliminação dos dados do log.
O Condomínio21 eliminará todos os dados de log gerados com data superior ao número de dias informado na tela.
- Defina como deverá ser o descarte: gerando um arquivo TXT de backup ou apenas eliminando do banco de dados.
- Clique no botão Processar.
- Se for escolhida a opção Exportar para TXT e excluir do banco de dados, será gerado um arquivo semelhante ao exemplo abaixo. Este arquivo poderá ser visualizado em qualquer aplicativo de edição de texto.
Atenção: o arquivo TXT será gerado na pasta LogAuditoria, na pasta de instalação do sistema Condomínio21.