Inclusão dos campos Valor base, Valor bruto, Série NF, Classificação de serviços e Data de apuração na Importação de Contas a Pagar

Inclusão dos campos Valor base, Valor bruto, Série NF, Classificação de serviços e Data de apuração na Importação de Contas a Pagar

        


A funcionalidade de importação de contas a pagar no Condomínio21 permite a criação de despesas através de uma planilha ou arquivo de texto. A fim de padronizar os campos da importação de contas a pagar, para com os da tela de lançamento manual, foram incluídos nessa rotina os campos relacionados ao envio da EFD-REINF que são: Valor Base, Valor Bruto, Série NF, Data de Apuração e Classificação de Serviços.
Como fazer – Importação de Contas a Pagar
Acesse o menu Arquivo > Exportações/Importações > Importação de Contas a Pagar. Selecione o Tipo de Arquivo, que pode ser Texto ou Excel e configure as abas conforme desejado. 




Caso tenha um modelo de importação configurado, no campo Arquivo clique nos três pontos para selecionar o documento e em seguida clique em Executar leitura do arquivo.
Caso não tenha, faça o cadastro do modelo de importação e após isso faça a execução da leitura. Para saber mais sobre Importação de contas a pagar clique aqui.





Após a leitura, caso não haja avisos ou ajustes a serem feitos que são mostrados na aba Log da tela, o sistema habilitará a botão Importar Dados. Clique nele e o processo será concluído.
Abaixo está a explicação de todos os novos campos adicionados na importação.
Como fazer – Importação de Contas a Pagar: Valor Base e Valor Bruto      
  1. Os campos Valor BaseValor Bruto se encontram na aba Valor/Parcela, onde será definido o valor da parcela.
  2. Nos campos Valor BaseValor Bruto é permitido informar o valor que será o correspondente a cada campo. 
  3. É possível definir um valor fixo inserindo o valor e marcando a opção Utilizar valor fixo. Deste modo, ao executar a leitura do arquivo, o sistema vai preencher a coluna correspondente com o valor fixo informado nesta aba.
  4. Em Ordem do campo é possível informar a posição que esse dado está no arquivo que será importado.
  5. Em Tamanho é possível informar a quantidade de números contidos neste campo no arquivo que será importado.


Importante:
  1. Para reconhecer o valor base e/ou valor bruto na importação, será preciso informar no arquivo esse valor. Só não será necessário caso a opção Utilizar valor fixo esteja marcada.
  2. Após a leitura essa informação aparecerá na coluna Valor BaseValor Bruto na aba Visualização.


  1. Caso o Valor Base e/ou Valor Bruto não seja informado na aba Configurações de Leitura e tenha sido gravado, na aba Log de Importação aparecerá uma mensagem e advertência Valor Base não informado. Por favor, verifique/Valor Bruto não informado. Por favor, verifique.
  2. Caso seja importado o Arquivo Texto, a posição inicial para o valor tenha sido informada, mas o Tamanho não, aparecerá uma mensagem de Advertência na aba Log de Importação O tamanho do Valor Base não foi informado. Por favor, verifique/O tamanho do Valor Bruto não foi informado. Por favor, verifique.
  3. Caso seja informado no campo Ordem do Campo um valor contido em outro campo do modelo de importação, aparecerá uma mensagem na aba Log de Importação Ordem do campo já foi informada em outra aba.
  4. Caso apresente alguma mensagem na tela Log de importação é necessário fazer a correção no arquivo ou nas abas de configuração correspondentes, pois isso impede que a importação seja concluída.
  5. O Campo Valor Base não é obrigatório para a criação da despesa, mas se estiver configurado é necessário que tenha a informação no arquivo de importação.
  6. O campo Valor Bruto, diferente do Valor Base, será obrigatório para a criação de despesas apenas se houver configurada uma posição para imposto ou uma seleção fixa dessa informação que corresponda a um imposto do tipo INSS. Essa regra é devido a necessidade de informar o Valor Bruto para lançamentos que são enviados para a EFD-REINF. Ela já existe na tela de Lançamentos de Contas a Pagar de imposto avulso (menu Editar > Lançamentos > Imposto avulso) e poderá servir como base para essa implementação.
  7. Pode haver vários tipos de impostos, mas somente o os do tipo INSS possuem obrigatoriedade de informar no Valor Bruto.
  8. Caso esteja configurado no modelo para usar o Valor BaseValor Bruto e não haja essa informação ou o valor seja inválido, aparecerá mensagem de Erro de Consistência na aba Log de Importação.
  9. Caso não seja informado o Valor Bruto ou Valor Base no arquivo texto ou Excel, o valor na coluna correspondente na aba de Visualização ficará em branco.
Como fazer – Importação de Contas a Pagar: Série da NF
O campo Série da NF está presente na aba Nota Fiscal e na coluna Série NF na aba Visualização.





Nesse campo deve ser informado o número ou letra da série da nota fiscal. É possível digitar até cinco caracteres alfanuméricos.
É possível marcar a opção Utilizar Série NF Fixa, onde o valor será fixo quando for importar o arquivo.
Em Ordem do campo é possível informar a posição que esse dado está no arquivo que será importado.
Em Tamanho é possível informar a quantidade de números contidos neste campo no arquivo que será importado.
Importante:
  1. Caso a opção Utilizar NF Fixa esteja marcada e o valor para este campo não estiver preenchido, na tela Log de Importação aparecerá uma mensagem Série fixa da nota fiscal não informada. Por favor, verifiqueapós realizar a gravação.
  2. Caso seja utilizado um arquivo do tipo texto, informe a posição inicial e não digite o Tamanho, na tela Log de Importação aparecerá uma mensagem Tamanho do campo da Série da nota fiscal não informado. Por favor, verifique.
  3. Caso seja informado no campo Ordem do campo um valor contido em outro campo do modelo de importação, na tela Log de Importação aparecerá uma mensagem Ordem do campo já foi informada em outra aba.
  4. Caso a opção Utilizar NF Fixa esteja desmarcada e no arquivo de importação não tenha valor correspondente a essa coluna, na aba Visualização esse campo ficará em branco e na aba Log de Importação aparecerá uma mensagem de advertência Não foi encontrada Série da NF.
  5. Caso no arquivo haja digitado um campo com caractere especial não aceito para a Série da NF, deverá ser considerado um Erro de Consistência, que impede a importação.
  6. Caso no arquivo texto ou Excel não tenha informação no campo correspondente ao número da NF, após a leitura, na coluna Série NF ficará preenchido o valor zero e na aba Log de Importação aparecerá a mensagem Série da nota fiscal não foi informada no arquivo. Será gravado o valor ‘0’ para a despesa.
Como fazer – Importação de Contas a Pagar: Classificação de Serviços
A opção Classificação de Serviços se encontra na aba Tipo de pagamento/Classificação.


Para selecionar a Classificação de Serviços, clique no binóculo, selecione a Classificação desejada e clique em Selecionar. Neste caso a opção Utilizar classificação fixa deverá estar marcada.
Caso a opção Utilizar Classificação fixa estiver marcada o sistema irá considerar a informação configurada para tal na criação da despesa pela importação.
Caso a opção Utiliza classificação fixa estiver desmarcada, na importação do arquivo texto ou Excel tenha configurada uma coluna para tal com informação preenchida, na aba Visualização ela será exibida no campo correspondente.
Em Ordem do campo é possível informar a posição que essa informação está no arquivo que será importado.
Em Tamanho é possível informar a quantidade de caracteres contidos neste campo no arquivo que será importado.
Importante:
  1. No cadastro do modelo da importação caso a opção Utilizar classificação fixa esteja marcada e não seja selecionada uma classificação, ao clicar no botão Gravar, aparecerá a mensagem da aba Log de Importação A classificação de serviços não foi selecionada. Por favor, verifique.
  2. Caso seja optado por utilizar o arquivo do tipo texto, e a posição inicial para a Classificação de serviços não seja informada e nem mesmo seu tamanho, será exibida uma mensagem da aba Log de Importação Tamanho do campo Classificação de serviços não foi informado. Por favor, verifique.
  3. Caso seja informado no campo Ordem do campo/ Posição um valor contido em outro campo do modelo de importação aparecerá uma mensagem da aba Log de Importação Ordem do campo/ posição inicial já foi informada em outra aba.
  4. No arquivo que será importado, deverá conter o número da classificação do serviço, na coluna correspondente, e não a sua descrição.
  5. Para consultar esse número, clique no botão de informação i que fica ao lado do campo Utilizar classificação fixa.


  1. Após a leitura do arquivo do tipo Excel ou texto, o sistema identificará no campo ou na posição configurada, se há informação digitada e mostrá-la na coluna Classificação de Serviços da aba Visualização.
  2. Caso não haja informação configurada no modelo para o campo, a coluna ficará vazia.
  3. Caso esteja configurado no modelo para usar a classificação de serviços e não haja o número do identificador no arquivo, ou a informação seja inválida, isso caracteriza um Erro de Consistência, que impede a importação.
Como fazer – Importação de Contas a Pagar: Data Apuraçã
O campo Data Apuração se encontra na aba Impostos.




No campo Data apuração é permitido selecionar uma data quando marcadaopção Utilizar data apuração fixa. Ao clicar na seta ao lado da data, será aberto um calendário, mas é possível inserir a data por digitação

Se a opção Utilizar data apuração fixa estiver desmarcada, o sistema irá considerar a data de apuração que estiver no arquivo que será importado.

Em Ordem do campo é possível informar a posição que essa informação está no arquivo que será importado.

Em Tamanho é possível informar a quantidade de caracteres contidos neste campo no arquivo que será importado.

Importante:

  1. Para o sistema reconhecer a data de apuração, essa informação deverá constar no arquivo que será importado.
  1. Após a leitura do arquivo, essa informação será mostrada no campo Data Apuração na aba Visualização.
  1. Caso não haja informação da data de apuração no arquivo, a coluna ficará vazia.
  1. Caso esteja configurado no modelo para usar a data de apuração e não haja essa informação no arquivo ou esteja no formato inválido, será considerado Erro de Consistência, que impede a importação e aparecerá uma mensagem na aba Log de Importação Formato da data inválida. Corrija a informação. Valor do arquivo [ ].
  1. Caso no imposto não esteja configurado para usar data de apuração e tenha sido preenchido no arquivo o lançamento com o imposto referente, o sistema prosseguirá com a gravação do lançamento, e mostrará a mensagem na tela Log de Importação Para esse imposto não há Data de Apuração cadastrada, ele será gravado sem essa informação.
  1. Caso não seja um lançamento de imposto e sim um lançamento normal de contas a pagar e uma data de apuração inserida no modelo, o sistema prosseguirá com a gravação do lançamento, mas mostrará a mensagem informativa na tela Log de Importação O lançamento não é um imposto. Ele será gravado sem a data de apuração.
  1. Para saber se o imposto possui Data de Apuração, acesse o menu Cadastros > Impostos, clique em Cadastrar Tipo Imposto, e verifique se tem uma seleção no campo Data Apuração, caso não tenha e seja preciso cadastrar, faça a escolha e grave. Caso contrário, não é preciso fazer qualquer tipo de alteração no imposto.

    • Related Articles

    • Importação de Contas a pagar com os campos Tipo de Pagamento, Outras Entidades e Competência

      A partir desta versão do Condomínio21, o processo de importação de contas a pagar contará com novos campos que possibilitarão a inclusão de lançamentos que possuem Tipo de Pagamento, Outras Entidades e Competência.   Como fazer Lançamento de Contas a ...
    • Lançamento de Contas a Pagar

      Nessa tela será possível lançar todas as despesas do Condomínio. Antes de começar o lançamento das contas, preencha os campos abaixo:  - Mês Referência : informe o mês de referência das contas que serão lançadas.  - Condomínio : selecione em qual ...
    • Relatório de Contas a Receber por Unidade

      O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...
    • Inclusão de novos campos e filtro na consulta de Contas a Pagar do Group Reports

      Disponível nesta versão do Condomínio21 os novos campos Nota Fiscal e Descrição e o filtro Fornecedores na consulta de Contas a Pagar do Group Reports. As novas opções foram criadas com o propósito de aprimorar ainda mais as consultas e também ...
    • Inclusão do Campo Valor Bruto na tela de Lançamento de Imposto Avulso

      Visando permitir que lançamentos de impostos avulsos sejam criados com várias informações da nota fiscal original, foi criado o campo Valor bruto da NF na tela de criação desses impostos que permitirá que seja inserido o valor bruto da nota em que ...