Lançamento de Contas a Pagar

Lançamento de Contas a Pagar



Nessa tela será possível lançar todas as despesas do Condomínio. Antes de começar o lançamento das contas, preencha os campos abaixo: 

- Mês Referência : informe o mês de referência das contas que serão lançadas. 

- Condomínio : selecione em qual condomínio deseja lançar as contas.





Aba Manual

Nessa aba será possível realizar o lançamento das contas a pagar manualmente, utilizando ou não a leitura do código de barras. Neste tipo de lançamento, é possível reter os impostos sobre os lançamentos. Para isso, basta ativar o modo de impostos. Ainda neste tipo de lançamento, é possível realizar a baixa dos lançamentos incluindo valores de descontos ou multas.




Como Lançar Contas Manual

  1. Acesse: Menu > Editar > Lançamento de Contas a Pagar > aba Manual;  
  2. Acione o botão Novo ;



  1. Preencha os campos: 

- Classe : informe a classe de contas da despesa. 

- Fornecedor : selecione ou crie o fornecedor da despesa. 

- Valor : informe o valor da despesa. 

- Vencimento : informe o vencimento da despesa. 

- Nota Fiscal : informe o número da nota fiscal da despesa. 

- Valor Base : informe o valor base para a retenção dos impostos. 

- Data de Emissão NF : informe a data de emissão da nota fiscal. 

- Descrição : informe uma descrição para a despesa. 

- Tipo Pgto : selecione o tipo de pagamento utilizado. 

- Tipo Doc : selecione o tipo de documento. 

- Imposto : ao selecionar essa opção, o sistema entenderá que o lançamento é de uma despesa de imposto. 

- FGTS : ao selecionar a opção  FGTS no campo  Imposto , o sistema habilita esse campo. Informe então o número da guia. Essa informação será utilizada caso o cliente utilize o módulo Borderô de Pagamento (Diferencial da versão Corporate). 

- Favorecido : selecione o favorecido da despesa. 

- Conta : selecione a conta corrente do favorecido, caso ele possua. 

- Parcelas : informe em quantas parcelas a despesa será dividida. 

- Sem Linha Digitável : ao selecionar essa opção será possível lançar a despesa sem informar o código de barras. 

- Linha Digitável Boleto : ao selecionar essa opção será possível inserir o código de barras do boleto de cobrança através do leitor ou inserindo manualmente. 

- Linha Digitável Concessionária : selecione essa opção se a conta for de concessionária de serviço e será possível inserir o código de barras através do leitor ou inserindo manualmente. Exemplo: conta de energia, água, etc.


  1. Após preencher os campos, se deseja reter impostos sobre o valor da despesa selecione os campos: 

- Modo Impostos :  essa opção para informar os dados do imposto que será retido.




- Imposto : Selecione o imposto que será retido sobre o valor da despesa.




- Valor : automaticamente ao selecionar o imposto o sistema exibe o valor em porcentagem que será cobrada sobre o valor da despesa, mas caso deseje, o valor poderá ser alterado.








  1. Após preencher os campos do imposto, selecione o botão  Gravar  para exibir detalhamento do imposto; 
  2. Será possível realizar a baixa da conta lançada, para isso, preencha os campos abaixo: 

- Modo de Baixa : selecione essa opção se deseja realizar baixa na despesa. 

- Pagamento : informe a data de pagamento da despesa. 

- Baixar : selecione essa opção se deseja realmente baixar a conta. 

- Liquidação : informe a data de liquidação (baixa) da conta. 

- Conta Corrente : selecione a conta corrente que foi utilizada para pagamento da conta. 

- Tipo de Pagamento : selecione o tipo de pagamento. 

- Emissão : caso o tipo de pagamento selecionado seja cheque, informe a data de emissão. 

- Talão : selecione ou cadastre o talão de cheque utilizado no pagamento. 

- Cheque : ao selecionar o talão, o sistema exibe qual a folha de cheque será utilizada. 

- Desconto : informe o valor do desconto, caso a conta tenha sido baixada com descontos. 

- Multa : informe o valor da multa, caso a conta tenha sido baixada com multas. 

- Juros : informe o valor do juros, caso a conta tenha sido baixada com juros. 

- Total : exibe o valor total que da conta com que será baixado.




  1. Será possível informar Pendência/Controle de Documentos, para isso, preencha os campos abaixo: 

- Pendência : selecione essa opção se deseja informar algum tipo de pendência referente à conta.

- Data Início : informe a data de início da pendência. 

- Data Baixa : informe à data que a pendência foi baixada. 

- Campo de Texto : descreva a pendência. 

- Documento Pagto : informe se o documento é  Não Exigido, Pendente ou  Disponível . Este processo vai permitir controlar os documentos de pagamento que ainda não foram entregues para pagamento, mas já foram lançados antecipadamente. 


Para ativar essa opção, selecione a opção  Utilizar controle de documentos na tela de  Configurações Avançadas aba Outros .



  1. Será possível configurar Exportação de dados para DES, para isso preencha os campos abaixo: 

- Serviços : ao selecionar essa opção, os valores das contas a pagar relacionadas a serviços estarão disponíveis para exportação de dados para DES. 

- Série Nota : informe a série da nota. 

- Tipo Documento : informe o tipo de documento. 

- Cód. Serviço : informe o código do serviço.




Após preencher todos os campos, acione o botão  Gravar e visualize ou não o relatório de empenho. 







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