Inclusão do cálculo de Taxa de Financiamento e Multa diferenciada para acordos

Inclusão do cálculo de Taxa de Financiamento e Multa diferenciada para acordos



Disponível no Condomínio21 o cálculo de taxa de financiamento para acordos. Este tipo de cálculo é bastante utilizado em empréstimos e financiamentos nos mais diversos âmbitos das instituições financeiras existentes e diante deste cenário foi embutido no sistema este cálculo para que as administradoras possam aplicar este tipo de taxa nas parcelas de acordos.


Em conjunto com este processo foi criado também um novo campo que permite informar um percentual de multa que será aplicada especificamente e somente nas parcelas de acordo em atraso.


Estes novos processos financeiros estão disponíveis exclusivamente para o tipo “Novo” de acordos do Condomínio21.


Configurações


  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas aba Índices .
  2. Observe que três novas opções estarão disponíveis na tela:  Multa para acordo em atraso, Tarifa bancária do boleto Taxa de Financiamento .



Descrição das opções :

  • Multa para acordo em atraso : ao marcar esta opção o sistema irá habilitar o campo para que o percentual de multa seja informado. Este percentual será utilizado somente nas parcelas dos acordos que estiverem em atraso. Este percentual será identificado no envio desta informação no arquivo de remessa, na baixa de contas a receber (manual e automático), em alguns relatórios que calculam multa sobre o valor do lançamento (Inadimplência e Carta de Cobrança) e no cálculo de acréscimos nos boletos. Além disso, é importante frisar que neste primeiro momento este cálculo diferenciado de multa, estará disponível somente para lançamentos vinculados a contas correntes do Bradesco e Bradesco Unicred.
  • Tarifa bancária do boleto : ao marcar esta opção será disponibilizado um campo para que seja informando um  valor fixo que será embutido nas parcelas de acordo e também o campo para informar a classe de conta específica para identificar esta tarifa.
  • Taxa de financiamento : esta taxa deve ser informada  em percentual no campo que será habilitado quando a opção for marcada. Além do percentual, uma classe de conta deve ser definida para identificar a taxa de financiamento. Este percentual será aplicado nas parcelas de acordo e o cálculo destas parcelas aplicando a taxa seguirá a função financeira  PGTO que é utilizada frequentemente no cálculo de pagamento de empréstimos e financiamentos que utilizam pagamentos por constantes (meses/parcelas) e consideram a taxa de juros/multa (neste caso taxa de financiamento) também nas constantes.
  • Marque as opções, digite os valores e demais informações e ao final clique no botão  Gravar .



  • Cada opção poderá ser utilizada individualmente.




Geração do Acordo


Para que a tarifa bancária e/ou a taxa de financiamento sejam utilizadas no acordo é necessário que as opções referentes estejam devidamente marcadas e configuradas. Caso não estejam, o sistema irá proceder da forma habitual sem alterações de cálculos no acordo.

 

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Editar > Acordos
  2. Selecione um ou mais lançamentos para geração do acordo e na aba  Acréscimos/Desconto realize a escolha do  Tipo de Cálculo ( Cálculo Padrão ou Manual ) para que o cálculo da  Taxa de Financiamento e/ou  Tarifa Bancária sejam embutidas na aba  Parcelas
  3. Após selecionar o tipo de cálculo, escolha as demais opções de inserção de valores no acordo (Honorários, Outras Cobranças, Correções/Desconto, etc.), clique no botão  Reajustar Contas e passe para a próxima aba.



  • Na aba  Parcelas o campo  Taxa de financiamento já estará preenchido com o percentual configurado para este cálculo e como o campo  Número de parcelas é preenchido automaticamente com 1(um) os valores apresentados no bloco  Composição serão apresentados com base nesta quantidade de parcela.




Na tela acima a constante de parcelas é 1, por este motivo a taxa de financiamento foi calculada somente com uma parcela, ou seja:


Valor do acordo + Acréscimos * 1%

1100 + 484 * 1/100 = 15,84


Valor da parcela = 2,50


  • Informe a quantidade de parcelas que compõe o acordo e observe que os valores dos campos  Financiamento Tarifa Banc . serão atualizados automaticamente. Clique no botão  Gerar Parcelas para que elas sejam apresentadas na tela.



  • Exemplo do cálculo das parcelas e da taxa de financiamento seguindo a função  PGTO e Tabela Price .



Fórmulas :


Valor das Parcelas = PGTO (Taxa de financiamento; Qtde de parcelas; Saldo devedor) * -1;

                              =PGTO (D3;B8;C3)*-1 (Igualar nas demais células)


Amortização  = Valor da parcela - Valor do juros calculado;

                              = F4 - D4 (Arrastar para as demais células)


Saldo devedor por parcela = Saldo devedor - Amortização;

                             = C3 - E4 (Arrastar para as demais células)


Taxa de financiamento/juros por parcela = Saldo devedor anterior * Taxa de juros;

                             = C3*$D$3 (Arrastar para as demais células)



A tarifa bancária é calculada de acordo com a quantidade de parcelas.


  • Nas abas  Plano de Baixa Conclusão as parcelas do acordo poderão ser visualizadas com os valores ajustados com as novas taxas de cobrança.



  • Finalize o acordo, clicando no botão  Gerar Acordo .




Cancelamento do Acordo

Ao realizar o cancelamento de um acordo que contenha taxas de financiamento e tarifa bancária, os valores referentes a elas também serão cancelados.

Utilização da Multa específica para atraso de parcelas de acordo.


Arquivo de Remessa

Acesso : menu  Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB

Quando o parâmetro  Multa para acordo em atraso estiver marcado e quando o sistema enviar multa de título de  acordo via remessa (neste caso para os bancos Bradesco e Bradesco Unicred) o sistema irá considerar o percentual informado nesta nova opção para ser levado para o arquivo de remessa.

A multa padrão será mantida para os títulos que não são de acordo.


Baixa Manual de receitas

Acesso : menu  Baixas/Cobrança > Baixa de Contas a Receber > Baixa com Juros .

Quando o parâmetro  Multa para acordo em atraso estiver marcado e quando ocorrer à baixa de uma conta a receber de  acordo em atraso , o sistema irá considerar o percentual informado na nova opção.


Baixa Automática de receitas (Via arquivo de retorno)

Acesso : menu  Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB

A baixa automática de boletos de acordo também irá considerar a utilização da opção  Multa para acordo em atraso e assim considerar o percentual cadastrado para tal processo. Para títulos que não são de acordo será mantida a aplicação da multa padrão.

Além de possuir um percentual definido para a multa específica, na leitura do arquivo de retorno é imprescindível que a configuração  Considerar Correções Projetadas esteja marcada para que o percentual correto seja considerado.




Emissão do boleto

Acesso : menu  Baixas/Cobrança>Recibos/Boletos

Emitindo boletos com alteração de vencimento e inserção de acréscimos, o sistema irá considerar o percentual de multa cadastrado para acordos, quando o lançamento selecionado para emissão do título for de acordo e a data informada for superior ao vencimento.





Relatórios

Nos relatórios Carta de Cobrança e Inadimplência serão considerados o percentual de multa específica para acordos em atraso, quando a opção Multa para acordo em atraso estiver marcada e quando o lançamento apresentado nos relatórios for uma conta de acordo atrasada.

Para títulos que não são de acordo a multa padrão será mantida. Para títulos que são de acordo, mas não estão em atraso, também será mantida a multa padrão.


Carta de Cobrança

Acesso : menu  Relatórios > Contas > Carta de Cobrança

Para considerar o atraso, será analisada a data de vencimento em relação à data do filtro “Inadimplente até“ e, além disso, a opção de  Multa no bloco  Reajustes deve estar marcada.

Será apresentada a descrição de Multa por atraso de acordo no documento e o valor calculado da multa será com base no percentual cadastrado nas configurações específicas e não a apresentada na tela do relatório.





Inadimplência Detalhada e Consolidada

Acesso : menu  Relatórios > Contas > Inadimplência Detalhada / Inadimplência Consolidada

Para considerar o atraso devem ser consideradas somente contas atuais e a opção de  Multa no bloco  Reajustes deve estar marcada.









    • Related Articles

    • Relatório de Acordos

      Esse relatório exibe as parcelas emitidas para os acordos gerados no sistema. Para emissão do relatório de acordos, acesse o menu  Relatórios > Contas > Acordos .  ​ Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os condomínios. ...
    • Inclusão dos campos Juros, multa e correção no relatório de acordo Detalhado

      A partir da versão 45.90/2.6.69.00 no Condomínio21 foi implementada uma melhoria com a inclusão de três novos campos no relatório de Acordo com Detalhamento dos acréscimos das Contas Originais. A partir desta versão, os acordos gerados armazenarão a ...
    • Acordos

      A geração de acordos proporciona a negociação dos valores em aberto das unidades, gerando novas parcelas para pagamento, incluindo, se necessário, correções.  Será possível também gerar acordo para acordos já gerados que possuem parcelas em atraso. ...
    • Relatório de Inadimplência Detalhada e Consolidada

      Os relatórios de inadimplência  consolidado e  detalhado  exibem a inadimplência projetada e real.  Os valores projetados dos processos provindos de acordo também são calculados, baseando-se nos índices utilizados durante a geração dele.  O layout do ...
    • Novo tipo de cálculo para juros, multa e correção monetária – Modelo 06

      Disponível no Condomínio21 um novo modelo para cálculo de juros, multa e correção monetária. Este é o sexto tipo de cálculo do sistema e possui como relevância em relação aos outros a possibilidade de ignorar o reajuste da correção monetária em ...