Group Medições: Configurações necessárias

Group Medições: Configurações necessárias

        


Antes de utilizar o Group Medições é necessário realizar algumas configurações no Condomínio21.


ATUALIZAR CONSUMO

A primeira configuração é a atualização dos consumos.

Acesse o menu ArquivoFerramentas de Administração.

Em seguida, clique na aba ManutençãoAtualizar Consumo.

HABILITAR CONDOMÍNIOS

Feito isso, o próximo passo é habilitar os condomínios que utilizarão o Group Medições para realizar leituras de gás, energia água e água quente.

Acesse o menu ArquivoIntegraçõesIntegração Condomínio21 Medições.

Habilite os condomínios que utilizarão o Group Medições e clique no botão Gravar.

CONFIGURAÇÃO PADRÃO PARA TODOS OS CONDOMÍNIOS

O próximo passo é realizar a configuração de alguns parâmetros de integração. O sistema permite realizar a configuração de forma padrão para todos os condomínios ou por condomínio e unidade de acordo com suas especificidades.

Para configuração padrão para todos os condomínios, acesse o menu ArquivoConfigurações do SistemaIntegrações.

Na tela que será aberta, clique na aba Mobile e defina os seguintes parâmetros:

Habilite a opção Integrar Cond21 Medições.

As opções % percentual de variação de consumo geral de Gás, % percentual de variação de consumo geral de Energia, % percentual de variação de consumo geral de Água e % percentual de variação de consumo geral de Água Quente correspondem ao percentual de limite de variação de consumo considerando a média de cada unidade.

Quando o valor de consumo informado no momento da leitura for maior à média de consumo dos últimos 6 meses, acrescidas do percentual configurado, as unidades correspondentes poderão ser notificadas por e-mail sobre o aumento do consumo.

O responsável pela leitura também será notificado de que o consumo realizado está superior ao percentual de variação esperado.

No quadrante abaixo:

Período limite de sincronização do dispositivo (dias): é o período máximo em que o usuário do aplicativo poderá ficar sem realizar a sincronização das leituras realizadas com o sistema Condomínio21.

Iniciar nova leitura___ dias depois da última realizada: informe a quantidade de dias que o sistema deverá considerar para realizar novas leituras após a última realizada.

Enviar notificação de leitura de consumo por e-mail: defina quando as notificações de leitura deverão ser enviadas por e-mail.

Se todas as leituras serão notificadas por e-mail, apenas as realizadas ou apenas as que tiveram percentual acima da variação.

Defina também quem receberá esses e-mails (proprietário, locatário ou condomínio).

Feito isso, clique em Gravar.


O sistema também permite realizar a configuração específica para uma unidade.

Para isso, acesse o menu Cadastros > Unidades. Selecione a unidade e clique na aba Dados complementares.

No final da tela você pode definir se deseja enviar notificações para essa unidade específica.

Defina também quem receberá esses e-mails na unidade (proprietário, locatário ou condomínio).

CONFIGURAR OS CONSUMOS POR CONDOMÍNIO

O próximo é passo realizar a configuração de quais consumos cada condomínio irá utilizar.

Para isso, acesse o menu Editar > Configuração de contas > Aba Consumos/Exceções.

Na aba Consumos/Exceções configure apenas os consumos que o condomínio utilizará.

Acesse a aba do consumo que deseja configurar e habilite a opção de que cobrará contas daquele consumo.

Habilite se a cobrança será por valor padrão ou faixas de consumo.

Exemplos:

Valor padrão: R$ 2,50m³

Valor por faixas:

Consumo de 0 a 5 = R$ 1,80m³

Consumo de 5,01 a 10 = R$ 2,50m³

Logo abaixo defina a classe de contas padrão essa cobrança.

Ao habitar a opção Permitir leitura de Unidade Vinculada o sistema irá considerar para o cálculo do consumo todas as unidades que estiverem algum vínculo com outras.

Em % de variação de consumo preencha o percentual de variação apenas se ele for diferente da configuração padrão.

Assim que finalizar todas as configurações clique em Gravar.

Repita essas configurações para as demais abas (energia, água, água quente), caso o condomínio selecionado faça a cobrança dessas contas.

Após clicar em Gravar o sistema libera o botão Definir Faixas, para configurar, caso o condomínio utilize essa opção.

Caso o condomínio trabalhe com essa opção, clique em Definir Faixas.

Informe o mês que receberá essa configuração.

Preencha as faixas com consumo mínimo, consumo máximo e valor da faixa.

Logo abaixo defina o valor mínimo e se o sistema gerará o valor mínimo quando o consumo for zero.



Em Tipo Cálculo o sistema apresenta duas opções:

Preenchimento de Faixas (a partir da 1ª Faixa): o sistema considerará para cálculo da cobrança todas as faixas em que o cliente poderá se encaixar, de acordo com o consumo.

Exemplo: 

Cliente consumiu 10m³. O sistema contabilizará R$ 1,80 x 5m³ e R$ 2,50 x 5m³.

Consumo x Valor da Faixa correspondente: o sistema considera apenas o valor da faixa e multiplica pelo consumo do cliente.

Exemplo: 

Cliente consumiu 10m³, nesse caso o sistema calculará R$ 2,50 x 10m³.

OUTRAS CONFIGURAÇÕES

Ainda na mesma tela de configurações de consumos/exceções temos a aba outros.

Nessa aba é possível:

Mostrar consumo total nos balancetes: Habilite essa opção para que no balancete do condomínio apareça o consumo total das unidades.

Iniciar nova leitura_____ dias depois da última realizada: habilite essa opção, caso a configuração seja diferente da padrão para todos os condomínios.

Mês de referência considerado para leitura de consumo: defina se o sistema deverá considerar o mês de referência como igual ao realizado durante a leitura ou anterior ao mês informado na leitura.

Unificar lançamento de água e água quente: habilite caso o condomínio trabalhe com unificação de água e água quente, bem como a classe de contas unificada e a forma de cobrança (faixas ou padrão).


Caso o condomínio trabalhe com a opção Cobrança por valor padrão, acesse o menu Cadastros > Custos (Gás/Água/Energia/Água Quente).

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