Configurações Avançadas - Aba Outros

Configurações Avançadas - Aba Outros



Nas configurações avançadas devem ser definidos todos os parâmetros específicos do condomínio, de forma que os processos financeiros atendam as necessidades. 

Para configurar, acesse: Menu > Cadastros > Condomínios> Configurações Avançadas.

 

Aba Outros

Nessa guia são realizadas as configurações que interferem na geração de contas do condomínio.




  • Associar Plano de Contas à Conta Corrente: permite associar uma classe de conta a uma conta corrente e/ou conta virtual (se houver), para que no momento da baixa das contas o crédito ou débito seja automático na respectiva conta, sem necessidade de novas definições.




Para realizar a associação do plano de contas à conta corrente, acesse: Menu > Editar > Configuração de contas > Outras e acione no botão Relacionar Plano de Contas/Conta Corrente.




  • Utilizar Código do Cedente por Conta Corrente: quando o condomínio possui mais de uma conta corrente, onde cada uma possui um código de cedente diferente, é preciso ativar esta opção.



Para cadastrar código do cedente nas contas correntes, acesse: Menu > Cadastros > Contas Correntes.




  • Gerar Empenho: permite a emissão do relatório de empenho (autorização de pagamento) para o lançamento de contas a pagar.



O relatório pode ser impresso no momento do lançamento da conta a pagar (Menu > Editar > Lançamento de Contas a Pagar) ou posteriormente na pesquisa de contas (Menu > Consultas > Pesquisa de Contas a Pagar).




Para saber como configurar o relatório de empenho, acesse a página Configurações do Relatório de Empenho].


  • Retirar Fator de Vencimento do Boleto Laser (não recomendado): retira do código de barras o vencimento do boleto, possibilitando seu pagamento através do caixa eletrônico mesmo após seu vencimento. Essa opção não é recomendada, pois o condômino poderá efetuar pagamentos atrasados sem a cobrança de juros, multa e correções.



  • Travar Campos de Descontos no Boleto Laser: ao marcar esta opção os boletos emitidos terão os campos Descontos e Outras Deduções da ficha de compensação e do recibo do sacado, preenchidos com asterisco (*), para impossibilitar o preenchimento.






  • Utilizar Bloco com 3 Dígitos: para condomínios que trabalham com mapeamento das unidades em blocos, o sistema permite seu cadastro com até 3 dígitos. Se a opção estiver desmarcada, o tamanho máximo permitido é de 2 dígitos.







  • Área: nesse campo deve ser cadastrada a área do condomínio em m².


Ao cadastrar a área, é possível emitir o relatório de Orçamento Previsto x Realizado (Mensal) com o valor do custo por m².




Importante: O cálculo realizado é a soma total das despesas divido pelo total da área do condomínio, o que gera o custo por m² para o orçamento previsto e realizado.


  • Utilizar Contas Virtuais: permite a utilização de contas virtuais no condomínio, dessa forma, ao baixar contas a receber o sistema disponibilizará a opção de selecionar a conta virtual para controlar valores como, por exemplo, fundo de reserva. Uma conta virtual representa uma conta corrente que existe somente para controle interno do condomínio, não está associada a nenhum banco.



Exemplo: Suponha que o condomínio precise juntar um valor para realizar a reforma do prédio. Para isso, todo o valor recebido com fundo de reserva será guardado e controlado, para que, ao atingir a meta definida, a reforma possa ser feita. 


Nesse caso, ao invés do condomínio abrir uma nova conta corrente no banco para controlar o valor do fundo de reserva, podem ser criadas contas virtuais. Há necessidade de criar pelo menos duas contas virtuais, uma para destinar o valor recebido com fundo de reserva, e outra para destinar os demais valores arrecadados. O condomínio pode ter quantas contas virtuais forem necessárias. 


Dessa forma, ao receber um boleto do condômino com taxa de condomínio e fundo de reserva, o valor da taxa de condomínio será destinado a uma conta virtual, e o valor do fundo de reserva destinado à outra. Enquanto isso, a conta corrente receberá todo o valor, independente da conta virtual. Ou seja, a conta virtual será para controle interno do condomínio, onde o saldo pode ser verificado através de relatórios.


  • Utilizar Grupo de Moradores (Diferencial Corporate): permite cadastrar mais de uma pessoa residente em cada unidade do condomínio.



Ao marcar essa opção o sistema habilitará a opção Grupo de Moradores na tela de unidades.





  • Mostrar Arrendamento em Carta de Cobrança – Modelo CEF: exibe o relatório de carta de cobrança de acordo com o modele CEF.



  • Utilizar faixa mista: ao selecionar essa opção, será possível escolher tipo de calculo para cada faixa de valor. Se a opção estiver desmarcada o tipo de calculo escolhido será aplicado para todas as faixas de valores.



Com a opção marcada:




Com a opção desmarcada:




Para mais detalhes consulte a página Configuração de Contas aba Consumos/Exceções.


Utiliza leitor de código de barras: ao marcar essa opção é possível inserir o código de barras dos boletos ao lançar contas a pagar.




  • Para mais detalhes consulte a página Lançamento de Contas a Pagar. 

Obs.: Essa opção está disponível apenas na versão Corporate do Condomínio21.


  • Trabalha com PAR: ao selecionar essa opção o sistema disponibiliza na aba Balancete na tela de Configurações Avançadas, modelos de balancete que possibilitam a visualização ou impressão de contratos de empreendimento PAR (Programa de Arrendamento Residencial).



Não Permitir Pagamento Antecipado: ao selecionar essa opção não será possível baixar as contas com datas anteriores à data de vencimento.




  • Sacado padrão: escolha se o sacado padrão será o locatário ou proprietário. Ao definir, o sistema irá preencher automaticamente o campo Sacado da tela de Lançamentos de Conta a Receber.




  • Utilizar controle de documentos: vai ser possível controlar os documentos de pagamento que ainda não foram entregues para pagamento, mas já foram lançados antecipadamente.

Para mais detalhes consulte as abas Manual, Automático e Nota Fiscal na página Lançamento de Contas a Pagar.


  • Não Gerar Cobrança para Unidades Pool: ao selecionar essa opção, será possível emitir boleto sem código de barras e linha digitável para unidades pool. Para isso, será necessário marcar a opção Pool de Aluguel no cadastro das Unidades e ao emitir o boleto, selecionar essas unidades.






  • Taxas Adicionais: permite o cadastro de taxas de cobrança adicionais, que podem ser utilizadas no momento da geração do acordo.



- Taxa 1, 2 e 3: defina nesses campos o nome da taxa adicional. 

- %: defina se o valor cobrado será um percentual sobre o valor acordado. 

- Sobre valor lançamento: defina se será considerado o valor sobre o valor base do lançamento.


  • Layout de Exportação (DES/DMS/NFE): será possível exportar arquivos com layout dos seguintes programas da prefeitura: Declaração Eletrônica de Serviços, Declaração Mensal de Serviços e Nota Fiscal Eletrônica.



Configurações do Relatório de Empenho

Ao selecionar a opção Gerar Empenho o sistema apresenta um ícone de atalho para tela de Configurações de Relatório de Empenho. Nessa tela será possível realizar as configurações que interferem no formato do relatório.




  • Opções Adicionais:

- Escolher Modelo no Momento da Visualização: ao escolher essa opção o sistema irá desabilitar o campo Modelo do Relatório, e o modelo do relatório só será definido no momento da visualização do mesmo. 


- Modelo do Relatório: definir quais dos formatos será apresentado o Relatório (Formato A (Padrão) e Formato B). 


- Exibir Logomarca da Administradora: ao escolher essa opção, o sistema apresentará no relatório de empenho a logomarca da administradora. Para isso insira a logomarca no arquivo Logo2.bmp na pasta onde o Condomínio21 foi instalado no servidor que geralmente é C:\Arquivos de Programas\Cond21.




Se mesmo assim a imagem não estiver sendo apresentada, siga os passos do link Inclusão de Logomarca no Boleto, mas lembrem-se, as alterações deverão ser realizadas no arquivo Logo2.bmp.


Exemplo Formato A (Padrão):




Exemplo Formato B:




- Exibir Dados Cadastrais do Fornecedor: ao escolher essa opção, o sistema apresentará no relatório de empenho os dados do fornecedor como, por exemplo, o endereço e telefone. 

- Exibir Grupo das Classes Relacionadas: apresenta no relatório de empenho o grupo de contas pertence à classe de contas da despesa lançada. 

- Exibir Detalhamento do Pagamento: apresenta no relatório de empenho qual a forma de pagamento da despesa lançada. 

- Exibir Detalhamento de Impostos Retidos: apresenta duas páginas no relatório de empenho, uma para os impostos retidos e outra para os valores da despesa lançada já com o desconto dos impostos.


  • Título do Relatório: defina um título para ser apresentado no relatório de empenho.


  • Assinaturas do Rodapé:


- Assinatura 1, 2 e 3: para defina os responsáveis que irão aparecer nos campos de assinatura.



  • Configuração Padrão: ao acionar esse botão, o sistema apaga todas as configurações realizadas manualmente e define uma padrão do sistema.


  • Todos os Condomínios: ao acionar esse botão, o sistema irá definir a configuração realizada do relatório de empenho para todos os condomínios do sistema.







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