Nas configurações avançadas devem ser definidos todos os parâmetros específicos do condomínio, de forma que os processos financeiros atendam as necessidades.
Para configurar, acesse: Menu > Cadastros > Condomínios> Configurações Avançadas.
Aba Outros
Nessa guia são realizadas as configurações que interferem na geração de contas do condomínio.
Para realizar a associação do plano de contas à conta corrente, acesse: Menu > Editar > Configuração de contas > Outras e acione no botão Relacionar Plano de Contas/Conta Corrente.
Para cadastrar código do cedente nas contas correntes, acesse: Menu > Cadastros > Contas Correntes.
O relatório pode ser impresso no momento do lançamento da conta a pagar (Menu > Editar > Lançamento de Contas a Pagar) ou posteriormente na pesquisa de contas (Menu > Consultas > Pesquisa de Contas a Pagar).
Para saber como configurar o relatório de empenho, acesse a página Configurações do Relatório de Empenho].
Ao cadastrar a área, é possível emitir o relatório de Orçamento Previsto x Realizado (Mensal) com o valor do custo por m².
Importante: O cálculo realizado é a soma total das despesas divido pelo total da área do condomínio, o que gera o custo por m² para o orçamento previsto e realizado.
Exemplo: Suponha que o condomínio precise juntar um valor para realizar a reforma do prédio. Para isso, todo o valor recebido com fundo de reserva será guardado e controlado, para que, ao atingir a meta definida, a reforma possa ser feita.
Nesse caso, ao invés do condomínio abrir uma nova conta corrente no banco para controlar o valor do fundo de reserva, podem ser criadas contas virtuais. Há necessidade de criar pelo menos duas contas virtuais, uma para destinar o valor recebido com fundo de reserva, e outra para destinar os demais valores arrecadados. O condomínio pode ter quantas contas virtuais forem necessárias.
Dessa forma, ao receber um boleto do condômino com taxa de condomínio e fundo de reserva, o valor da taxa de condomínio será destinado a uma conta virtual, e o valor do fundo de reserva destinado à outra. Enquanto isso, a conta corrente receberá todo o valor, independente da conta virtual. Ou seja, a conta virtual será para controle interno do condomínio, onde o saldo pode ser verificado através de relatórios.
Ao marcar essa opção o sistema habilitará a opção Grupo de Moradores na tela de unidades.
Com a opção marcada:
Com a opção desmarcada:
Para mais detalhes consulte a página Configuração de Contas aba Consumos/Exceções.
Utiliza leitor de código de barras: ao marcar essa opção é possível inserir o código de barras dos boletos ao lançar contas a pagar.
Obs.: Essa opção está disponível apenas na versão Corporate do Condomínio21.
Não Permitir Pagamento Antecipado: ao selecionar essa opção não será possível baixar as contas com datas anteriores à data de vencimento.
Para mais detalhes consulte as abas Manual, Automático e Nota Fiscal na página Lançamento de Contas a Pagar.
- Taxa 1, 2 e 3: defina nesses campos o nome da taxa adicional.
- %: defina se o valor cobrado será um percentual sobre o valor acordado.
- Sobre valor lançamento: defina se será considerado o valor sobre o valor base do lançamento.
Configurações do Relatório de Empenho
Ao selecionar a opção Gerar Empenho o sistema apresenta um ícone de atalho para tela de Configurações de Relatório de Empenho. Nessa tela será possível realizar as configurações que interferem no formato do relatório.
- Escolher Modelo no Momento da Visualização: ao escolher essa opção o sistema irá desabilitar o campo Modelo do Relatório, e o modelo do relatório só será definido no momento da visualização do mesmo.
- Modelo do Relatório: definir quais dos formatos será apresentado o Relatório (Formato A (Padrão) e Formato B).
- Exibir Logomarca da Administradora: ao escolher essa opção, o sistema apresentará no relatório de empenho a logomarca da administradora. Para isso insira a logomarca no arquivo Logo2.bmp na pasta onde o Condomínio21 foi instalado no servidor que geralmente é C:\Arquivos de Programas\Cond21.
Se mesmo assim a imagem não estiver sendo apresentada, siga os passos do link Inclusão de Logomarca no Boleto, mas lembrem-se, as alterações deverão ser realizadas no arquivo Logo2.bmp.
Exemplo Formato A (Padrão):
- Exibir Dados Cadastrais do Fornecedor: ao escolher essa opção, o sistema apresentará no relatório de empenho os dados do fornecedor como, por exemplo, o endereço e telefone.
- Exibir Grupo das Classes Relacionadas: apresenta no relatório de empenho o grupo de contas pertence à classe de contas da despesa lançada.
- Exibir Detalhamento do Pagamento: apresenta no relatório de empenho qual a forma de pagamento da despesa lançada.
- Exibir Detalhamento de Impostos Retidos: apresenta duas páginas no relatório de empenho, uma para os impostos retidos e outra para os valores da despesa lançada já com o desconto dos impostos.
- Assinatura 1, 2 e 3: para defina os responsáveis que irão aparecer nos campos de assinatura.