No Condomínio21 é possível exportar boletos para arquivos dos tipos DBF e TXT, para que sejam impressos em gráficas. Nestes arquivos há informações relevantes dos títulos e a partir desta versão, o CPF ou CNPJ do cedente (beneficiário) também passa a ser gravado nos mesmos, porém somente e inicialmente para o formato DBF.
A imagem abaixo retrata a gravação do CNPJ de um cedente, referente a um determinado título:
Como fazer:
O arquivo DBF de boletos é gerado somente quando utilizado o formato E ou E Frente e verso. Além disso, o arquivo é criado na pasta de instalação do sistema, especificamente dentro da subpasta chamada Biro.
Acesse o menu Baixas/Cobrança > Recibos/Boletos.
Selecione um ou mais boletos e marque a opção Exportar Boletos/Balancete e realize a impressão ou visualização deles. Neste momento o arquivo será criado na pasta de destino, conforme descrito acima.
Dica:
A exportação de boletos para o arquivo DBF não depende unicamente do formato de boleto escolhido para o condomínio, depende ainda de uma outra configuração.
Por isso, caso queira trabalhar com este tipo de arquivo, é preciso que no filtro Formato para exportação acessado através do menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro aba Boleto Laser/CNAB, a opção selecionada seja a Boleto (DBF) e Balancete (TXT).