A partir da versão 44.95/2.6.45.00, será possível realizar o pagamento automático de contas a pagar a partir da conta digital do Partner Bank.
Neste manual será demonstrado como utilizar a nova funcionalidade sobre Envio de autorização de débito para o Partner Bank, onde será possível realizar a baixa automática de lançamentos de contas a pagar quando o débito for na conta digital.
Como fazer – Lançamento de Conta a Pagar com a Conta Digital
Faça o lançamento da conta a pagar através do menu Editar > Lançamentos > Contas a Pagar. Na opção Dados para Pagamento > Conta Corrente, selecione a Conta Digital Partner Bank, marque o parâmetro Modo de Pagamento/ Liquidação e preencha o campo Dt. Pagamento.
Importante: é necessário que a Conta Digital esteja ativa.
Observação: caso o lançamento não tenha sido lançado com a data de pagamento, é possível alterar e incluir a data. Acesse o menu Consultas > Contas a Pagar, selecione a conta e clique em Alterar Conta. No campo Pagamento informe a data do pagamento, clique em Gravar e depois em Sair.
Como fazer – Autorização de Débito
Acesse o menu Editar > Autorização de Débito, aplique os filtros, selecione a Conta Digital Partner Bank no campo Dados da autorização > Conta corrente, selecione um lançamento e clique em Processar.
Nessa tela é possível acompanhar a mudança do status do envio do pagamento para o Partner Bank.
Esse processo é alterado automaticamente.
Importante:
- Somente lançamentos com status A Autorizar, Alterado após autorização e Não debitado podem ser processados. Caso clique em algum lançamento com status diferente desses citados, aparecerá uma mensagem de bloqueio na tela.
- Caso um lançamento com status Não debitado for processado, ele ficará com status Alterado após autorização e após receber retorno do Partner Bank, o status será atualizado.
- É possível cancelar lançamentos somente com status Autorizado e Enviado para débito. Quando o status for diferente, o botão Cancelar não ficará habilitado.
- Lançamentos com status Debitado, terão um asterisco na coluna Comprovante. Ao clicar nesses lançamentos e clicar em Visualizar, será possível visualizar o comprovante da autorização de débito.
- O Partner Bank aceita como forma de pagamento lançamentos do tipo TED e Boleto.
- O botão Imprimir não está disponível por enquanto, mas é possível imprimir através da visualização do comprovante. Ao clicar em Visualizar, na parte superior da página tem o ícone da impressora. Basta clicar e imprimir.
- Se a data do pagamento for anterior ao dia do processamento, o Partner Bank não vai autorizar o débito, por isso é importante que a data seja a mesma do processamento ou posterior.
- Na tela de Pesquisa de Contas a pagar (Editar > Lançamentos > Contas a Pagar), lançamentos com status Enviado para débito ou Debitado não poderão ser alterados. Caso seja selecionado o lançamento nessa situação, aparecerá uma mensagem de bloqueio.