Disponibilize 2ª via de boletos para o Comunidades21 Online

Disponibilize 2ª via de boletos para o Comunidades21 Online



Existe uma coluna na tela de Integração com o Condomínio21 On-line que permite que seja escolhido qual condomínio enviará dados para Comunidades21 Online para solicitação da segunda via do boleto, facilitando e melhorando ainda mais todo o processo de envio de dados.


Além disso, durante o processo de geração de boletos é possível fazer uma visualização prévia antes de efetivamente disponibilizar os boletos no site. Desta forma, pode-se conferir os boletos visualizados e quando estiverem validados, fazer nova visualização disponibilizando-os ao Comunidades Online.


Por razões de segurança para o processo, existe também um mecanismo que permite impedir que o usuário altere essa configuração ao gerar boletos, sendo assim, pode-se optar por manter a opção marcada ou desmarcada como padrão e ainda impedir que seja alterada inadvertidamente.


Etapa 1: Configurar os condomínios que terão boletos disponibilizados

A partir desta versão, somente serão disponibilizados no Comunidades Online os boletos dos condomínios que forem definidos para utilizar a funcionalidade de solicitação de segunda via através do site.


Como fazer:

  1. Acesse o menu Arquivo > Integração > Integração Condomínio21 Online.



b) Marque o condomínio cujos boletos serão disponibilizados para solicitação de segunda via na página do Comunidades21. 

 

Todos os condomínios que têm acesso ao Comunidades Online, ou seja, os que possuem o parâmetro Enviar informações para a Internet marcado, serão automaticamente marcados para Disponibilizar boleto para solicitação de segunda via quando a versão do Condomínio21 for atualizada. Sendo assim, se houver algum condomínio que não deva ter seus boletos disponibilizados, desmarque a opção Disponibilizar boleto para solicitação de segunda via.



  1. Em seguida, será apresentada uma mensagem para que seja definido o que fazer com os boletos que já foram visualizados anteriormente.


  • Se a intenção for não disponibilizar nenhum boleto visualizado anteriormente e passar a disponibilizar somente os boletos visualizados daqui para a frente, escolha a opção <Sim>. 

  • Se a intenção é manter os boletos em aberto já existentes no Comunidades21 Online, escolha a opção <Não>.



  1. Em seguida, clique em Gravar.



Dica:
  • Quando houver a necessidade de retirar do site todos os boletos de um determinado condomínio, desmarque o condomínio e escolha a opção <Sim>.



Etapa 2: Definir se os usuários podem decidir sobre a disponibilização dos boletos durante a visualização


Seguindo a nova implementação citada no item anterior, foi criado o parâmetro <Disponibilizar dados para o Comunidades> que pode ser alterado durante a emissão dos boletos.


  • Quando este parâmetro estiver selecionado, os usuários poderão marcar ou desmarcar, durante a visualização dos boletos, a opção que os disponibiliza no site. 

  • Quando este parâmetro não estiver selecionado, os usuários não poderão marcar ou desmarcar, durante a visualização dos boletos, a opção que os disponibiliza no site. Essa opção ficará desabilitada na tela.

Desta forma, se estiver configurado para o condomínio disponibilizar boletos (ver Etapa 1), a opção na tela de emissão de boletos virá sempre marcada (ver figura abaixo) e o usuário não correrá o risco de gerar boletos e esquecer de disponibilizá-los. Da mesma forma, se estiver configurado para o condomínio não disponibilizar boletos, a opção tela de emissão de boletos virá sempre desmarcada e o usuário não correrá o risco de enviar boletos para o site indevidamente.



Como fazer:

  1. Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Boleto Laser /CNAB.


  1. Marque ou desmarque o parâmetro <Opção para disponibilizar dados para o Comunidades> pode ser alterada durante a emissão dos boletos, conforme instruções acima.



Etapa 3: Definir se os boletos serão disponibilizados ou não para o Comunidades durante a visualização


Somente boletos que forem visualizados com o parâmetro Disponibilizar dados para o Comunidades Online marcado serão enviados para o Comunidades Online, para que então possa ocorrer a solicitação da segunda via do boleto.


Como fazer:

g) Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/ Boletos. 

h) Marque a opção Disponibilizar Dados para o Comunidades e clique em Visualizar para disponibilizá-los no site.


  1. Desmarque a opção Disponibilizar Dados para o Comunidades e clique em Visualizar para não os disponibilizar no site.


Importante:

  • O processo de envio dos boletos ao site não foi alterado. Portanto, os boletos visualizados com a opção “Disponibilizar dados para o Comunidades” estarão disponíveis no site somente depois que processados pelo Cond21Integrador




    • Related Articles

    • Classe específica de acordo no balancete dos boletos

      Atualmente ao emitir alguns modelos de relatórios específicos (Balancete formato detalhado nos modelos anual e por período, inadimplência detalhada e contas a receber por unidade) é possível realizar a configuração para que seja exibida uma classe de ...
    • Prazo único por condomínio para emissão de 2ª via de boletos no Comunidades21 Online

      No sistema Condomínio21 existe uma funcionalidade que permite controlar o prazo das solicitações e emissões de segunda via de boletos realizadas através do Comunidades21 Online por condomínio. A configuração padrão – que determina a quantidade de ...
    • Relatório de Contas a Receber por Unidade

      O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...
    • Disponibilização de boletos para o COM21

      Realizada uma melhoria no Condomínio21 que permite atualizar o tipo de solicitação de segunda via de todos os boletos existentes no Com21 de acordo com a seleção realizada no filtro  2ª via de boletos solicitadas pelo Com21  presente na tela de ...
    • Segunda via de boleto automático

      Estes filtros permitem a disponibilização e a solicitação da 2ª via de boletos de acordo, além dos administradores indicarem o período, em dias, no qual o usuário poderá solicitar a 2ª via com correção. *Estes parâmetros estão disponíveis quando o ...