Configurações Avançadas - Aba Balancete

Configurações Avançadas - Aba Balancete



Nas configurações avançadas devem ser definidos todos os parâmetros específicos do condomínio, de forma que os processos financeiros atendam as necessidades. 

Para configurar, acesse: Menu > Cadastros > Condomínios> Configurações Avançadas


Aba Balancete

Nessa guia são realizadas as configurações que definem um modelo de impressão para o balancete. As opções variam de acordo com o tipo de balancete escolhido.




  • Tipo do balancete: selecione modelo de balancete a ser impresso. De acordo com o modelo, as configurações serão apresentadas.



  • Discriminar no balancete: selecione como será a apresentação do plano de contas no balancete:



- Apenas os grupos: apenas os grupos de contas serão apresentados nos balancete.




- Grupos e classes: apresenta os grupos de contas e as classes de contas no balancete.




- Apenas as classes: apenas as classes de contas serão apresentadas no balancete.




- Grupos e descrições: apresenta os grupos de contas e descrições dos lançamentos de contas a pagar no balancete.




  • Discriminar receitas gerais: selecione como será a apresentação dos valores das receitas no balancete:




- Apenas pelo total: permite informar na parte de receitas os valores apenas pelo total.




- Pelo total e listando as unidades: permite informar na parte de receita o total dos valores e listar as unidades que corresponderam a receita.




- Receita por unidade: permite apresentar a receita por unidade.




  • Percentual: selecione qual a forma de apresentação do percentual. Neste caso será exibido o percentual de representação dos valores do grupo e classes do plano de contas no balancete.



- Percentual apenas de grupos: apresenta o percentual apenas dos grupos.




- Percentual de grupos e classes: apresenta o percentual correspondente ao grupo e classe.




  • Título do Relatório: cadastre o título do balancete.



  • Balancete das contas correntes: para que seja apresentado o resumo financeiro mensal das contas correntes no balancete.



Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-Exportação e Formato-J. 


IMPORTANTE: 

Caso a conta corrente cadastrada estiver com a opção Não mostrar no balancete selecionada, o sistema não exibirá suas movimentações.


Note que o sistema não exibe no balancete as movimentações da conta corrente do Banco do Bradesco S/A:




Para mais detalhes consulte a tela Contas Correntes.


  • Separar contas virtuais: quando o condomínio trabalha com contas virtuais, é possível discriminar no balancete o resumo da movimentação financeira mensal, separado do saldo das contas correntes.



]


Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-Exportação e Formato-J. 

Em alguns modelos esse campo só ficará habilitado ao selecionar a opção Balancete das contas correntes.


  • Inserir inadimplência: apresenta o resumo do valor da inadimplência de cada unidade no balancete.



 

Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato-Exportação e Formato Sintético (Diferencial Corporate).


  • Inserir acordos: apresenta o valor acordado das unidades no balancete.


Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato-Exportação e Formato Sintético (Diferencial Corporate).


  • Agrupar por mês: apresenta o valor total da inadimplência da unidade para cada mês em aberto.



Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato-Exportação, Formato Sintético (Diferencial Corporate) e Formato-F. 

Essa opção só ficará habilitada ao selecionar a opção Inserir inadimplência


Com a opção marcada:




Com a opção desmarcada:





  • Outras receitas: apresenta o valor da inadimplência de outras receitas, como por exemplo, as contas a receber de clientes.




Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato-Exportação, Formato Sintético (Diferencial Corporate) e Formato-F. 

Essa opção só ficará habilitada ao selecionar a opção Inserir inadimplência.


  • Mês de referência para todas as receitas: apresenta o mês de referência de todas as receitas no balancete.




Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-Sintético (Diferencial Corporate) e Formato-F.


  • Mostrar fornecedores das despesas: apresenta o nome do fornecedor responsável pela despesa no balancete.



Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato B, Formato Exportação, Formato-Sintético (Diferencial Corporate) e Formato-Gerencial (Diferencial Corporate).


  • Mostrar cheques a compensar: apresenta no balancete a conta a pagar vinculada a um cheque, sem o valor estar baixado.



Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-C. 

Exemplo: Realiza-se o lançamento de uma conta a pagar, e a vincula ao cheque, sem realizar a baixa.




Ao emitir o balancete do mês, o lançamento exibirá o cheque como se já estivesse compensado, mesmo com o valor em aberto.





  • Descrição completa para as despesas: emite na relação de contas a pagar a descrição cadastrada no momento do lançamento.



Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-F. 

Exemplo: Ao lançar uma conta a pagar, o campo Descrição pode ser preenchido com a finalidade da despesa.




No balancete, caso a opção Descrição completa das despesas esteja marcada, será exibida para cada despesa, a descrição do lançamento, o nome do fornecedor, o número da nota fiscal, e o tipo de pagamento. Caso a opção não esteja marcada, só será exibida a classe de conta. 


Com a opção marcada:




Com a opção desmarcada:




  • Agrupar acordos no balancete: exibe no balancete o valor dos acordos agrupados.




A inserir mensagem 

Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato F.


  • Competência: ao marcar essa opção, as receitas e despesas serão exibidas no balancete de acordo com o mês de competência, ou seja, todas as contas lançadas com o mês de referência solicitado e que foram ou não baixadas.

A inserir mensagem 

Se a opção não estiver marcada, as receitas e despesas serão listadas no balancete de acordo com o mês caixa, ou seja, só serão exibidas as contas baixadas no mês, independente do mês de referência. 


Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-Gerencial (Diferencial Corporate).


  • Numerar contas: apresenta as receitas e despesas numeradas de forma crescente no balancete.


Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato-Exportação, Formato C, Formato-Sintético (Diferencial Corporate), Formato-F.


  • Mostrar gerente: apresenta o nome do gerente responsável pelo condomínio.



Para cadastrar gerentes consulte a página Gerentes

Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-D (Diferencial Corporate).


  • Título da inadimplência: defina o título da inadimplência a ser utilizado na listagem.



Esse campo só ficará habilitado ao selecionar a opção Inserir Inadimplência


Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato-Exportação e Formato Sintético (Diferencial Corporate). 

 


  • Correções separadamente: apresenta os valores das receitas baixadas com juros, multa e correções separadamente no balancete.

Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-Sintético (Diferencial Corporate).


- Será possível escolher duas formas de apresentação:

Valor total: apresenta o valor total do mês obtido com as correções. Nesse caso, os campos Grupo e Classe devem ser preenchidos com a descrição a ser utilizada na listagem dos valores.




Valor por grupo: apresenta o valor de correções por cada classe que elas pertencem. Nesse caso, o campo Classe deve ser preenchido com a descrição a ser utilizada na listagem dos valores.




  • Termos do balancete: para inserir documentos de controle no balancete, através dos termos de declaração. As descrições, títulos e assinaturas dos termos devem ser cadastrados de acordo com a necessidade de declaração do condomínio.




Para saber como cadastrar termos do balancete consulte Termos do Balancete.

Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-C.


  • Mostrar quantidade de taxas pagas: apresenta a quantidade de taxas recebidas no mês referente a cada classe de contas.



Essa opção só será exibida se a opção Apenas pelo total do campo Discriminar Receitas Gerais estiver selecionada.


Obs.: Essa opção não está disponível no tipo de balancete Formato-C.


  • Despesas não rateadas/ abatimentos: apresenta no balancete as despesas regulares cadastradas como não rateadas/ abatimentos. O valor que deve ser rateado, calculado a partir da diferença entre o total de despesas menos as não rateadas.



Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-A, Formato-Exportação, FormatoC, Formato-Sintético (Diferencial Corporate) e Formato-F.


Acesse a tela Despesas Regulares e inclua registros com a opção Despesa não rateável/abatimento.





  • Exibir transferências entre receitas/ despesas: apresenta no balancete os valores de crédito e débito obtidos por transferências entre as contas correntes. Os valores são listados na movimentação financeira da conta corrente, e apresentados como transferência (+) ou transferência (-).


Obs.: Essa opção está disponível nos tipos de balancete Formato-Detalhado, Formato-D (Diferencial Corporate) e Formato-J.


Essa opção só será exibida se a opção Balancete das Contas Correntes estiver selecionada.


  • Considerar data de abertura da conta: apresenta as contas correntes com mês da abertura igual ou menor ao mês de referência do balancete.



A inserir mensagem 


Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-Expotação, Formato-C, Formato-D (Diferencial Corporate) e Formato-Gerencial (Diferencial Corporate).


Esse campo só ficará habilitado ao selecionar a opção Balancete das Contas Correntes.


  • Mostrar total para rateio: apresenta o valor total rateado no lançamento das contas a receber do condomínio.




Esse valor será igual ao valor total das contas de rateio apresentadas na guia Resumo na tela de Lançamento de Contas a Receber.









Obs.: Essa opção está disponível nos tipos de balancete Formato-Detalhado, Formato-D (Diferencial Corporate) e Formato-J.


  • Data da baixa das receitas (Diferencial Corporate): apresenta na listagem a data de baixa no sistema das receitas.





Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-D (Diferencial Corporate).


  • Mostrar resumo das emissões: exibe o total de contas a receber do condomínio com data de vencimento no mês de referência do balancete para cada conta corrente.



Obs.: Essa opção está disponível nos tipos de balancete Formato-D (Diferencial Corporate), Formato Sintético (Diferencial Corporate) e Formato-F.


- O campo EM ABERTO ATÉ DD/MM/AAAA lista o total de contas a receber que estão em aberto até a data descrita. 

- O campo DO PERÍODO lista as contas do mês de referência. 

- A coluna PREVISTO apresenta as contas com data de vencimento no mês de referência independente da situação da conta, desconsiderando os valores de correções e descontos. 

- A coluna REALIZADO apresenta valor total das contas baixadas no mês de referência.




  • Previsão de despesas: possibilita inserir a previsão de orçamento de despesas no balancete.






Para saber como cadastrar previsão de orçamento de despesas consulte a página Previsão Contas a Pagar (Mensal). 


Obs.: Essa opção está disponível nos tipos de balancete Formato-Detalhado e Formato-J.


  • Separar despesas regulares: exibe o valor total das despesas regulares do mês de referência.



Obs.: Essa opção está disponível nos tipos de balancete Formato-Detalhado e Formato-J.


  • Mostrar resumo financeiro: lista no balancete o resumo financeiro das contas correntes e virtuais do condomínio no mês.



Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-D (Diferencial Corporate).


  • Mostrar posição financeira: detalha a posição financeira de cada conta corrente do condomínio.



Para que a posição financeira seja exibida é preciso selecionar também a opção Mostrar Resumo das Emissões


Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-D (Diferencial Corporate).


  • Mostrar resumo livre: permite incluir manualmente o resumo das contas no balancete.



Para saber como cadastrar Resumo Livre Balancete consulte a página Resumo Livre Balancete


Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-D (Diferencial Corporate).


  • Inserir sub judice: permite inserir no balancete as contas a receber que estão na situação de judice.




Obs.: Essa opção está disponível em todos os tipos de balancete.


  • Descrição nas receitas: demonstra a descrição dos lançamentos das contas a receber do mês.

 


Obs.: Essa opção está disponível em todos os tipos de balancete.

Essa descrição deve ser inserida na tela Lançamento de Contas a Receber.




















  • Resumo sintético das contas: apresenta as contas correntes e virtuais apenas pelo nome da conta e o saldo total.



Para que essa opção seja exibida, será preciso selecionar a opção Utilizar Contas Virtuais na aba Outros.




Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-Exportação, Formato-D (Diferencial Corporate), Formato-I, Formato-I-v.009, Formato-Sintético (Diferencial Corporate), Formato-F.


  • Mostrar fornecedores por classe: para cada classe de conta de despesa, será apresentado o nome do fornecedor ou favorecido dos lançamentos de contas a pagar demonstradas no balancete.



Obs.: Essa opção está disponível no tipo de balancete Formato-D (Diferencial Corporate).


Após ativar essa opção, será habilitado o botão de atalho para tela de Plano de Contas. Ao abrir o plano de contas marque uma das opções Mostrar Fornecedor e Mostrar Favorecido para cada despesa que desejar. Assim o sistema apresentará no balancete o fornecedor ou favorecido de acordo com as opções marcadas.





  • Código do Empreendimento – APF: nesse campo deverá ser inserido o código do contrato do empreendimento PAR.



Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-I e Formato-I-v.009.


  • Tipo Contrato: escolha o layout do contrato do empreendimento PAR que deseja apresentar no balancete: A(antigo) e N(novo).




Tipo de Contrato Antigo:




Tipo de Contrato Novo:





Obs.: Essa opção não está disponível nos tipos de balancete Formato-I e Formato-I-v.009.



  • Exibir antecipadas nas receitas: uma conta que foi baixada no mês anterior ao seu mês de lançamento é considerada uma antecipação. Ao marcar essa opção, apresentará no balancete o valor total das receitas antecipadas.






Obs.: Essa opção está disponível nos tipos de balancete Formato-Detalhado e Formato J.


Termos do Balancete

A administradora poderá criar termos de recebimento e aprovação, para que seja impresso ou visualizado junto ao balancete. Como cadastrar Termos do Balancete:

  1. Acesse: Menu > Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas > Aba Balancete > Termos do Balancete;



  1. Preencha os campos:

Declaração de Recebimento do Balancete: 

- Título: Informe um título para determinar os termos da declaração de Recebimento do Balancete. 

- Caixa de Texto: Descreva a mensagem que será apresentada na declaração de recebimento do balancete. 

- Título Assinatura: permite apresentar o nome que constará no campo de assinatura da declaração de Recebimento do Balancete. 


Declaração de Aprovação do Balancete: 

- Título: Informe um título para determinar os termos da declaração de aprovação do balancete. 

- Caixa de Texto: Descreva a mensagem que será apresentada na declaração da aprovação do balancete.

- Título Assinatura: permite apresentar o nome que constará no campo de assinatura da declaração de aprovação do balancete.


  1. Se preferir, acione o botão Resgatar para copiar os termos de outro condomínio;




  1. Acione o botão Gravar.




 


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