Configurações Avançadas - Aba Cobranças

Configurações Avançadas - Aba Cobranças



Nas configurações avançadas devem ser definidos todos os parâmetros específicos do condomínio, de forma que os processos financeiros atendam as necessidades.


Para configurar, acesse:  Menu > Cadastros > Condomínios> Configurações Avançadas .

 

Aba Cobrança

Nessa guia é realizada a configuração padrão para a geração e autenticação de boletos e recibos de pagamentos, a definição do plano de contas, centro de custo e o período de fechamento.




Utilizar o Filtro : ao selecionar essa opção, será definido como será gerado o  Nosso número nos boletos e recibos. 


- Número do recibo : para os condomínios que não trabalham com boletos e geram somente recibo de pagamento para as contas recebidas, não haverá controle de nosso número. Nesse caso, haverá somente o controle do número dos recibos gerados pelo sistema, por isso deve ser utilizado esse filtro. 


- Nosso número manual (boleto pré-impresso): para os condomínios que utilizam a geração de boletos em modelos pré-impressos, adquiridos com o banco, onde o sistema só preencherá as lacunas com os dados do lançamento, o nosso número deve ser cadastrado. Neste caso, após gerar os boletos, o usuário deverá cadastrar cada nosso número no sistema, a fim de manter o histórico para o processo de baixa. 


- Nosso número automático (boleto laser e CNAB): quando há geração de boletos laser ou remessa (para emissão de boletos no banco e/ou registro da cobrança) é preciso definir este filtro. Neste caso, o sistema gerará e armazenará para cada lançamento o nosso número associado, proporcionando a baixa automática pelo arquivo de retorno.



  • Mensagem principal: ao acionar o ícone, o sistema abrirá a tela de Mensagem de Cobrança, selecione uma mensagem como principal para ser utilizada na emissão nos boletos laser. Ela será considerada padrão, mas nada impede que o usuário selecione outra no momento da emissão.

Caso não tenha mensagens de cobrança cadastradas, consulte a página  Mensagens de Cobrança e saiba como cadastrá-las.



  • Plano de contas: selecione qual será o plano de contas padrão do condomínio.

Ao alterar de plano de contas é preciso realizar a associação das classes novas na tela de  Configuração de Contas . Mas antes de realizar essa troca, é aconselhável  Gerar/Restaurar Backup da configuração das classes já existentes.



  • Tipo de recibo: defina qual será o modelo padrão do recibo de pagamento impresso (Tipo-A, TipoB, Tipo-C, Tipo-D, Deb. Aut. - E, Deb. Aut (F.V) – F, Balancete-G, Balancete(F.V)–H, Customizado).

Obs.: A opção  Customizado está disponível em todas as versões (Standard, Flex e Corporate) do sistema, mas apenas na versão Corporate é possível criar configurações de recibos. 


Para saber como configurar recibos consulte a página  Configuração de Recibos .



  • Plano de centro de custo: defina qual será o plano de centro de custo do condomínio.

Para que o sistema apresente esse campo, o usuário deverá selecionar a opção  Centro de Custo na tela  Configuração do Sistema  aba  Outros

Para saber como cadastrar um plano de centro de custo consulte a página  Plano de Centro de Custo


Obs.: O plano de centro de custo está disponível apenas na versão  Corporate do Condomínio21.



  • Período de Fechamento: 
  • Do Primeiro ao último dia do mês: selecione essa opção para determinar que o período de fechamento do mês será do primeiro ao último dia do mês. Exemplo: o período de fechamento do mês de outubro iniciará no dia 01 e finalizará no dia 31. 
  • Fechar todo dia xx do mês: selecione essa opção para determinar em qual dia será o fechamento do mês. Exemplo: o período de fechamento do mês de outubro iniciará no dia 21/09 e finalizará no dia 20/10.



  • Autenticação: selecione uma mensagem  Autenticação padrão, assim ao autenticar uma conta, essa mensagem será emitida.




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