Nas configurações avançadas devem ser definidos todos os parâmetros específicos do condomínio, de forma que os processos financeiros atendam as necessidades.
Para configurar, acesse:
Menu > Cadastros > Condomínios> Configurações Avançadas
.
Aba Cobrança
Nessa guia é realizada a configuração padrão para a geração e autenticação de boletos e recibos de pagamentos, a definição do plano de contas, centro de custo e o período de fechamento.
Utilizar o Filtro
: ao selecionar essa opção, será definido como será gerado o
Nosso número
nos boletos e recibos.
- Número do recibo
: para os condomínios que não trabalham com boletos e geram somente recibo de pagamento para as contas recebidas, não haverá controle de nosso número. Nesse caso, haverá somente o controle do número dos recibos gerados pelo sistema, por isso deve ser utilizado esse filtro.
- Nosso número manual (boleto pré-impresso):
para os condomínios que utilizam a geração de boletos em modelos pré-impressos, adquiridos com o banco, onde o sistema só preencherá as lacunas com os dados do lançamento, o nosso número deve ser cadastrado. Neste caso, após gerar os boletos, o usuário deverá cadastrar cada nosso número no sistema, a fim de manter o histórico para o processo de baixa.
- Nosso número automático (boleto laser e CNAB):
quando há geração de boletos laser ou remessa (para emissão de boletos no banco e/ou registro da cobrança) é preciso definir este filtro. Neste caso, o sistema gerará e armazenará para cada lançamento o nosso número associado, proporcionando a baixa automática pelo arquivo de retorno.
Caso não tenha mensagens de cobrança cadastradas, consulte a página
Mensagens de Cobrança
e saiba como cadastrá-las.
Ao alterar de plano de contas é preciso realizar a associação das classes novas na tela de
Configuração de Contas
. Mas antes de realizar essa troca, é aconselhável
Gerar/Restaurar Backup
da configuração das classes já existentes.
Obs.: A opção
Customizado
está disponível em todas as versões (Standard, Flex e Corporate) do sistema, mas apenas na versão Corporate é possível criar configurações de recibos.
Para saber como configurar recibos consulte a página
Configuração de Recibos
.
Para que o sistema apresente esse campo, o usuário deverá selecionar a opção
Centro de Custo
na tela
Configuração do Sistema
aba
Outros
.
Para saber como cadastrar um plano de centro de custo consulte a página
Plano de Centro de Custo
.
Obs.: O plano de centro de custo está disponível apenas na versão
Corporate
do Condomínio21.