Conciliação bancária de conta pool

Conciliação bancária de conta pool

        


Agora no Condomínio21 é possível fazer a conciliação bancária de Conta Pool, de modo a permitir a visualização e controle completo das movimentações financeiras dos condomínios configurados para trabalhar com a conta pool. 

Essa rotina está disponível para os clientes com o perfil de contratação Corporate ou Corporate Light.

Importante:

Para realizar a Conciliação Bancária no Condomínio21 é necessário que tenha os arquivos nos formatos OFC ou OFX, sendo possível baixá-los através do site ou aplicativo de seu banco.

Nesse arquivo irá conter todo o histórico por dia, da movimentação bancária da conta corrente, onde o sistema realiza a leitura, identifica os valores das despesas, receitas, transferências, tarifas e os concilia de acordo com as informações que estiverem baixadas no Condomínio21, ou ainda permite validar que aquelas que estão abertas no sistema, mas pagas no banco, para que assim a conciliação ocorra de forma correta.

Como fazer?

Conciliação Bancária de Contas Correntes Pool.

Acesse o menu Baixas/Cobranças > Conciliação Bancária.

Nesta tela serão apresentadas a Seleção de Condomínio, Status do Arquivo (Conciliados, Não Conciliados, Todos), e os Botões de ação: Importar, Conciliar, Excluir e Sair.

Para realizar a conciliação bancária de uma conta pool marque o parâmetro Pool, localizado ao lado do binóculo para seleção de condomínios, em evidência abaixo:

Ao clicar na opção Não Conciliados o sistema habilitará o botão Importar, clique sob o botão para que o sistema permita buscar e realizar a importação do arquivo de conciliação nos formatos OFC ou OFX.


Após a importar o arquivo, ele será exibido na tela, conforme exemplo abaixo:



Clique sob o arquivo para que seja habilitado o botão Conciliar.


Observação:
Caso tenha realizado a importação do arquivo errado ou com duplicidade o sistema permite realizar a exclusão e uma nova importação, basta clicar no botão Excluir.



Conciliação de Conta Pool


Ao clicar sob o botão Conciliar o sistema exibirá as contas disponíveis para conciliação, indique com qual conta pool o sistema irá comparar os dados do arquivo de conciliação e clique em Confirmar.


Atenção:

É importante ressaltar que somente os Lançamentos baixados no Condomínio21 serão exibidos para conferência do lado do bloco do Condomínio21.


Após confirmar a conta que deseja realizar a conferência dos dados bancários, o Condomínio21 apresentará do lado esquerdo os dados que vieram por meio do arquivo de conciliação, separado por dia. 


E no lado direito serão exibidos os Lançamentos Baixados que existem no Condomínio21. O sistema busca relacionar os dados do arquivo bancário para com os lançamentos que possuírem o valor e a data de liquidação igual no Condomínio21, o que facilita a visualização e conferência das informações.



De modo a identificar a qual condomínio que compõe a conta pool a movimentação bancária pertence, foi criada a coluna Condomínio, que exibe o nome do condomínio na frente da descrição e do valor do Lançamento.


Mais Ações: Atalhos na tela de Conciliação Bancária


Quando o sistema encontrar uma movimentação bancária existente no Arquivo do extrato do banco, que está sendo conciliado, porém que não esteja lançado no Condomínio21 ou que não esteja baixado, o Condomínio21, habilitará o atalho para o lançamento da Receita/Despesas/Liquidação de Cheque/Transferências/Lançar Operações. Esses são botões de ação, que tem como objetivo facilitar o lançamento por meio dos atalhos localizados no lado direito da tela, em destaque abaixo:



Para que os botões fiquem habilitados, clique sob a linha no lado esquerdo (Dados do Arquivo de Conciliação), a movimentação que não existe no Condomínio21. 


Exemplo:
Para os casos em que houver receitas no arquivo de conciliação que não estiverem baixadas ou que não existirem no Condomínio21, basta clicar sob ela no lado esquerdo onde está localizado os dados do Arquivo do extrato bancário que está sendo conciliado para habilitar os botões de ação destinada a rotina para recebimento de receitas.



Caso exista o lançamento no Condomínio21 clique em Baixar Receitas o sistema exibirá os condomínios que estão configurados para trabalhar com a conta pool selecionada. Selecione o Condomínio que corresponde o lançamento a ser baixado, e o sistema trará a tela de baixa de contas a receber através do atalho selecionado.

Segue abaixo a tela a ser exibida, nela é possível baixar um ou mais lançamentos selecionando-os na lista e em seguida clicando em Baixar Contas.



Nos casos em que não houver o lançamento no Condomínio21 que corresponde a movimentação do Arquivo do extrato do banco, que está sendo conciliado, será possível criar uma receita através do atalho Criar Receitas.



Ao clicar sob o botão Criar Receitas o sistema exibirá os condomínios pertencentes a conta pool, basta selecionar para qual condomínio será criado Lançamento para ser exibida a tela de atalho para o Lançamento de Contas a Receber.



Como na tela de conciliação os lançamentos são separados por dia, caso tenha sido realizada a baixa no Condomínio21 em um dia diferente do que está no arquivo bancário o sistema permite usufruir do atalho Alterar Liquidação. Para que ele fique habilitado basta clicar sob a receita que deseja alterar a data de liquidação no lado direito (dados do Condomínio21).



Observação:

O sistema usará a mesma premissa do lançamento, baixa e alteração de Receitas para os atalhos destinado as Despesas sendo a única diferença a adição de mais um botão no box Despesas que é destinado a Liquidação de Cheques.


Para liquidar um cheque no momento da conciliação é necessário que haja o cadastro do cheque com compensação na data correspondente a movimentação bancária no arquivo.


Atalho: Outros
Além dos atalhos destinados a rotina ReceitasDespesas, a tela de conciliação contém a opção de lançar movimentações bancárias distintas através de TransferênciasLançamento de Operações.


Para habilitar o botão para Transferências basta clicar em quaisquer movimentações no lado esquerdo (Dados do Arquivo de Conciliação). Feito isso clique sob o botão Transferências e informe para qual condomínio será lançada e o sistema apresentará a tela para o lançamento de uma transferência.


Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Lançar Operações:


Para lançar uma Operação Bancária é necessária que esteja devidamente cadastrada no sistema e que ela exista para todos os condomínios que estiverem configurados para trabalhar com a conta pool. A opção ficará sempre habilitada, basta clicar em Lançar Operações.


Ao clicar em lançar operações o sistema valida automaticamente se há alguma operação no arquivo, igual a que está configurada para trabalhar no Condomínio21. Feito isso selecione o condomínio para qual o lançamento será realizado e clique em Lançar Contas.


 
Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, WordDescrição gerada automaticamente


Sempre que realizar alguma ação (lançamento, baixa, alteração) utilizando os atalhos acima, é orientado que utilize a botão Atualizar, para que a tela de conciliação carregue os dados novamente e exiba corretamente as informações incluindo as que foram adicionadas/modificadas.

O botão atualizar fica disponível na tela em destaque abaixo:


Filtros Disponíveis:


Na tela de conciliação podemos filtrar as informações utilizando o Tipo das Contas, essa configuração trará os dados de acordo com a opção selecionada.

Observação:

A tela conta com outros dois Botões sendo eles: Voltar. Ao acioná-lo o sistema retorna para a tela inicial de conciliação bancária.


E o botão Sair, finaliza o processo de conciliação, voltando para a tela inicial do sistema, assim que acionado.


Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, ExcelDescrição gerada automaticamente

Para realizar o processo de conciliação de conta pool não é necessário que todos os condomínios cadastrados utilizem o mesmo plano de contas.



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