Geração do arquivo de remessa por período (formato carnê) – Banco Sicoob CNAB240

Geração do arquivo de remessa por período (formato carnê) – Banco Sicoob CNAB240









O sistema permite gerar arquivos de remessa por período para o banco Sicoob, especificamente para contas que seguem o layout CNAB240 posições. A inclusão desta rotina no processo financeiro do sistema permite que seja enviado para o arquivo títulos de diferentes meses, sendo identificado como formato carnê de remessa.

Configuração – Conta Corrente

Para trabalhar com a remessa por período do banco Sicoob, inicialmente será necessário criar uma conta corrente que trabalhará com este recurso ou configurar uma existente. 

Como fazer:


Acesse o menu  Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção > Contas Correntes .




Selecione ou cadastre a conta desejada e clique sobre a aba  Sicoob .


Marque a opção  Remessa formato boleto carnê e clique no botão  Gravar .




Arquivo de Remessa

Após habilitar a conta para utilizar o formato carnê do banco Sicoob, a remessa já poderá ser gerada no formato configurado. 

Como fazer:

* Acesse o menu  Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB .
* Note que o filtro  Mês Final estará liberado para seleção.
* Informe o período desejado, selecione a conta corrente habilitada para este processo, escolha os títulos que irão para o arquivo e clique no botão  Remessa .







No exemplo exibido na tela acima foi escolhido o período de 09/2017 a 01/2018 e foram listados todos os títulos em aberto nesse período. Os títulos selecionados serão gravados em um único arquivo de remessa.


Arquivo de retorno e boletos

A leitura do arquivo de retorno e emissão dos boletos continuam da forma habitual do sistema, não sofrendo alterações para este formato de cobrança. 


Importante:


É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco Sicoob, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.