Como fazer:
Acesse o menu Cadastros > Contas Correntes.
Observe que estará disponível o campo Dias Protesto. Informe a quantidade de dias em que o título será protestado pelo banco e por fim clique no botão Gravar.
Como fazer:
Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB.
Selecione o (s) títulos (s) que serão enviados para o arquivo e clique no botão Remessa.
Durante o processo a tela Instruções CNAB será apresentada e nela o novo filtro Instrução que contêm as opções referentes ao protesto dos títulos. Para enviar a quantidade de dias cadastrada na conta corrente selecione a instrução 01 – Protestar dias corridos ou então a instrução 02 – Protestar dias úteis.
Para não enviar informações de protesto para o arquivo, utilize as opções 00 – Não há instruções (que por padrão será sempre a selecionada) ou 03 – Não protestar, selecionando uma dessas opções, no arquivo sempre será enviado o número 3 na posição 221 do registro P.
O código da instrução selecionada será enviado na posição 221 do segmento P, conforme citado acima e o prazo para o protesto será gravado entre as posições 222 e 223 do mesmo segmento.
Importante:
É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.