A partir da versão 45.13/2.6.46.05, o Condomínio21 apresenta uma melhoria no processo de cancelamento de cheque, em que ao cancelar um cheque a baixa da conta a pagar será cancelada, desde que o usuário tenha permissão de acesso para cancelar baixa de contas a pagar.
Como fazer - Configuração
Acesse o menu Arquivo > Configurações do Sistema > Geral – Segurança e marque a opção Cancelar baixa de Conta a Pagar.
Como fazer - Cancelamento do Cheque e Baixa
Para lançar Despesas acesse o menu Editar > Lançamento > Contas a Pagar. Após realizar o lançamento de Despesas e fazer o vínculo com cheque, estas estarão disponíveis para cancelamento.
Acesse o menu Baixas/Cobrança > Impressão de Cheques.
Importante: a tela Impressão Cheques só ficará disponível se a configuração Utilizar tela de impressão de cheques estiver marcada no menu Arquivo > Configuração de Contas > Financeiro – Cheques.
Após selecionar uma despesa a opção Cancelar cheque ficará habilitada:
Após Gravar, além do cancelamento do cheque será realizado também o cancelamento da baixa da Despesa que está vinculada ao cheque, caso ela esteja nessa situação.
Observações:
- Para as contas Emitidas o funcionamento não mudou, o cheque será cancelado e a situação da Despesa permanecerá a mesma.
- Caso o usuário logado não tenha permissão de acesso para cancelamento de Baixa a operação não será realizada e será exibida a mensagem abaixo: