Cadastro de usuários para acesso ao sistema

Cadastro de usuários para acesso ao sistema



Ao cadastrar os usuários do sistema, é possível definir as permissões que cada um terá no sistema, controlando os acessos, e os procedimentos autorizados.


Usuários:


Nessa guia é possível gerenciar os usuários bem como definir as permissões de cada um deles.


Como fazer – Cadastro de usuários


  • O cadastro de usuários deve ser realizado pelo administrador do sistema, que deverá definir previamente quais os grupos de acesso formados, e quais usuários se encaixam em cada um.

  • Para realizar o cadastro de grupo de usuários, acesse o menu: Arquivo/ Usuários .

  • Clique no botão  grupos de acesso .




Tela de Usuários: Botão  Grupo de Acesso selecionado




  • Já estão disponíveis 4 grupos cadastrados, sendo que o grupo Administrador não é exibido nesta tela de consulta.

  • Os outros 3 grupos já cadastrados (operador de contas a pagar, operador de contas a receber, usuários do sistema) têm permissões distintas de acesso ao sistema.



Tela que indica os Grupos de Acesso dos Usuários do sistema



  • As permissões de acesso são definidas nas colunas de configuração.

  • Na coluna  Menu são listadas todas as telas do sistema. Na tela em que o usuário terá acesso, defina qual será seu tipo de permissão, se acesso total ou limitada: inserir, alterar, excluir ou consultar. Uma mesma tela pode ter duas permissões distintas, ou seja, pode haver a permissão somente de consultar e excluir.



Tela do Grupo de Acesso, permite selecionar as permissões do usuário



  • Para alterar um grupo já cadastrado, selecione-o, defina os acessos e clique no botão  GRAVAR

  • Para cadastrar um novo grupo de acesso, clique no botão NOVO , informe o nome do usuário. Defina as permissões e clique em  GRAVAR .

  • Para excluir um grupo, selecione-o e clique no botão  EXCLUIR.

  • Após definir o grupo de acesso, o usuário deve ser cadastrado.

  • Para isso, no mesmo menu ( Arquivo/ Usuários ) clique no botão  NOVO .



Guia Usuários: criação de usuário



  • Informe o  login nome do usuário.

  • Cadastre uma  senha padrão (que poderá ser alterada pelo próprio usuário posteriormente).

  • Defina a qual grupo de acesso esse usuário pertence.

  • Clique em  GRAVAR





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