Para agilizar o tratamento de cobrança, o cadastro da Conta Corrente possibilita a utilização da cobrança por código cedente.
Caso a administradora utilize contas correntes distintas para cobrança, não será necessário refazer as configurações alterando a conta corrente principal antes da emissão dos boletos.
Além do mais, durante a emissão dos boletos, o sistema irá considerar o parâmetro “Cobrança com código cedente” definido no cadastro da conta corrente, desde que a conta pertença a um dos bancos* que utilizam esta modalidade. Se não existir uma definição para a Conta Corrente ou se a conta pertencer a outros bancos o sistema deverá verificar a configuração geral para o condomínio.
Observação:
*Este tratamento foi realizado para as seguintes instituições financeiras:
Como fazer:
Importante:
Para o correto funcionamento do novo parâmetro, o código cedente deve estar registrado no cadastro da Conta Corrente. Portanto, o parâmetro “Utilizar Código do Cedente por Conta Corrente” deve estar habilitado e código cedente cadastrado no cadastro da conta corrente.
Observações:
Para marcar ou desmarcar o filtro “Cobrança com Código do Cedente” em Contas Correntes já utilizadas no sistema para geração de cobrança é necessário acessar o cadastro da conta através do menu Arquivo > Ferramentas de Administração aba Manutenção > Contas Correntes.
Ao habilitar o campo, o sistema apresentará a mensagem orientando que a cobrança será realizada com Código Cedente e não mais com o número da Conta Corrente.
Clicando em Sim e realizando a emissão os boletos, sistema apresentará o Código Cedente conforme descrição demonstrada anteriormente neste manual.
Ao desmarcar o parâmetro, o sistema emitirá mensagem orientando que a cobrança será realizada com número de conta corrente e não mais com o cedente.
Clicando em Sim e emitido os boletos, sistema apresentará da seguinte forma o Código Cedente: