Bloqueio de reservas de espaços e serviços no Comunidades21 por unidade

Bloqueio de reservas de espaços e serviços no Comunidades21 por unidade



Visando contribuir com a produtividade das administradoras nas questões relacionadas ao controle de inadimplentes, quebra de regras de condomínios, entre outros, existe uma funcionalidade no Condomínio21 que possibilita bloquear as solicitações de reservas de espaços e serviços realizadas na página do Comunidades21, por unidade.


Com esta funcionalidade, alguns casos podem ser cercados, como, por exemplo, situações em que um proprietário/ locatário que possui unidades vinculadas (exemplo: apartamento e garagem) usa da adimplência de uma delas para solicitar uma reserva de serviço ou espaço, uma vez que a outra se encontra inadimplente. Esse cenário é típico e usando este novo recurso a administradora poderá bloquear as unidades dentro do sistema para que o condômino não consiga realizar este processo independente da unidade que esteja tentando usar.


O recurso conta com o parâmetro “Bloquear reservas de espaços e serviços” no cadastro das unidades do Condomínio21. Quando marcado, permite impedir que o condômino daquela unidade realize as reservas no site. Caso existam unidades vinculadas é necessário que a marcação do parâmetro ocorra em ambos os cadastros. Esta informação de bloqueio será exportada para a página do Comunidades21 através do envio dos dados pelo Publicador Online.


Etapa 1: Parâmetro no cadastro das unidades

Como fazer:

a) Acesse o menu  Cadastros > Unidades.  

b) Observe que a nova opção  Bloquear reservas de espaços e  serviços estará localizada no rodapé da tela. 

c) Marque a opção e depois clique em  Gravar. 




d) Na imagem acima, a unidade 101 está vinculada à unidade 101 Gara, referente à garagem deste apartamento. Para bloquear o acesso desta outra unidade, acesse seu cadastro e repita a operação .





Etapa 2: Publicação dos dados

Após habilitar o novo parâmetro no cadastro das unidades é necessário enviar estas informações para o site, isto ocorrerá através do sistema  Publicador Online.


Como fazer:

a) Abra o Publicador Online e marque as opções  Dados dos usuários e Serviços (Reservas de Recursos) na coluna  Dados para envio.  

b) Em seguida clique em  Processar.




c) Confirme a mensagem de exportação dos dados exibida em seguida .




d) Ao final deste primeiro processo o arquivo será gerado e então clique em Ok para continuar.

1. O sistema irá redirecionar para a aba  Envio de Dados , clique em  Enviar

2. A tela de  Processamento de Dados na Internet será exibida. Aguarde até que ela seja atualizada e apresente a mensagem de processo concluído 

3. Na tela de conclusão clique em  Ok.




e) O sistema irá redirecionar para a aba  Envio de Dados , clique em  Enviar.




f) A tela de  Processamento de Dados na Internet será exibida. Aguarde até que ela seja atualizada e apresente a mensagem de processo concluído.




g) Na tela de conclusão clique em  Ok.





Etapa 3: Solicitação da reserva de espaços e serviços - Bloqueada

Depois de publicar os dados, ao tentar realizar uma reserva na página do Comunidades21 será exibida uma mensagem ao usuário (condômino/proprietário /locatário) de que não será possível agendar o serviço.


Como fazer:

  1. Faça o login na página da administradora e depois clique no ícone de Reservas  ou no submenu Reserva de Espaços e Serviços.



  1. Clique na opção Agenda  da tela de reservas.



  1. Em seguida clique em uma das datas do calendário ou na opção Reservar Espaços / Serviços.



  1. Na tela apresentada informe os dados da reserva, tais como: data e horário e clique em Confirmar.



  1. Uma informação de que não foi possível agendar a reserva será exibida ao usuário e o mesmo acontecerá se ele tentar realizar o procedimento na unidade vinculada.



  1. O desbloqueio das unidades poderá acontecer a qualquer momento, desde que o parâmetro seja desmarcado e os dados republicados no site.



    • Related Articles

    • Relatório de Contas a Receber por Unidade

      O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...
    • Bloqueio de Pagamento a Fornecedores

      O bloqueio de pagamento de despesas para um determinado fornecedor é uma rotina simples e bastante utilizada pelas administradoras.  No Condomínio21 é possível impedir que as despesas lançadas para fornecedores bloqueados sejam baixadas pelas as ...
    • Serviços

      Este cadastro é utilizado quando o condomínio ou administradora presta algum serviço extra ao condômino, que será contabilizado de acordo com o consumo ou leitura realizada pela unidade.  Exemplo: O condomínio fornece carvão para os condôminos ...
    • Resgate e lançamento de serviços realizados no COM21

                O Condomínio21 permite resgatar as reservas de espaços e serviços realizadas no COM21 e gerar um boleto dessa reserva. Confira o passo a passo. Acesse o menu Editar > Leituras/Consumo (Serviços): Vá para a aba  Obter dados de consumo do ...
    • Relatório de Acordos

      Esse relatório exibe as parcelas emitidas para os acordos gerados no sistema. Para emissão do relatório de acordos, acesse o menu  Relatórios > Contas > Acordos .  ​ Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os condomínios. ...