O Balancete Interativo do Group COM é atualizado automaticamente, uma vez ao dia, com as informações provenientes do Condomínio21, garantindo a consistência dos dados entre os sistemas.
Apresentado em formato de painel de controle, o balancete reflete de forma visual e dinâmica as informações relacionadas a receitas, despesas, conta corrente principal e inadimplência.
Com o objetivo de facilitar a conferência e a compreensão das informações, tanto para o usuário quanto para o síndico, este manual apresenta as orientações necessárias para o uso e interpretação do balancete interativo.
O Balancete Interativo do Group COM é estruturado em quatro divisões: Visão Geral, Receitas, Despesas e Inadimplências. Cada um deles apresenta informações específicas que, em conjunto, proporcionam uma análise completa da situação financeira do condomínio.
A Visão Geral apresenta um resumo dos principais indicadores do balancete.
Os valores exibidos para Inadimplência, Receitas e Despesas são idênticos aos apresentados quando cada uma dessas visões é acessada individualmente.
A única informação exclusiva dessa visão é o Total de Saldo. Apresenta o resumo dos principais cards. Os valores exibidos para Inadimplência, Receitas e Despesas são os mesmos apresentados quando uma dessas visões é acessada individualmente.
O Total de Inadimplência apresenta a soma das contas a receber que estão em aberto ou sub judice, com data de vencimento anterior ou igual ao dia anterior à data da última atualização do balancete interativo.
O card Receitas Recebidas considera o regime de caixa, ou seja, apresenta o valor de todos os lançamentos recebidos pelo condomínio dentro do mês selecionado no período do balancete interativo, independentemente do mês de referência da receita.
Selecione o condomínio desejado.
Marque todos os meses de referência.
Filtre apenas as receitas “Baixada”.
No campo “Data Baixa”, informe o intervalo que compreende do primeiro ao último dia do mês correspondente ao período selecionado no balancete interativo.
Você pode validar essas informações por meio da tela de Consulta de Contas a Receber ou dos Relatórios de Contas a Receber:
Selecione o condomínio desejado.
Escolha o mês de referência correspondente ao período do balancete interativo.
No campo Situação, selecione “Emitida”.
Dessa forma, serão exibidas todas as receitas em aberto consideradas na tag do balancete interativo.
O card Despesas Pagas considera o regime de caixa, ou seja, apresenta apenas as despesas que foram efetivamente pagas dentro do mês selecionado no período do balancete interativo, independentemente do mês de referência dessas despesas.
Para validar este valor, utilize a tela de Consulta de Contas a Pagar, os relatórios de Contas a Pagar ou o próprio Balancete.
Na tela de Consulta de Contas a Pagar e nos Relatórios de Contas a Pagar:
Selecione o condomínio desejado.
Marque todos os meses de referência.
Filtre apenas as despesas com situação “Baixada”.
No campo “Data de Baixa”, informe o intervalo que compreende do primeiro ao último dia do mês correspondente ao período selecionado no balancete interativo.
Você pode validar essas informações por meio da tela de Consulta de Contas a Pagar ou dos Relatórios de Contas a Pagar:
Selecione o condomínio desejado.
Escolha o vencimento considerando o primeiro dia do mês de referência igual ao do período selecionado e o último dia igual ao da data de atualização das informações no balancete interativo.
No campo Situação, selecione “Emitida”.
Dessa forma, serão exibidas todas as despesas em aberto consideradas na tag do balancete interativo.
Além da Visão Geral, é possível visualizar os valores de Receitas, Despesas e Inadimplência de forma individualizada. Nas visões individuais de Receitas e Despesas, é exibido também o valor do “Previsto”. Esse valor representa todas as receitas e despesas consideradas para o mês, ou seja, segue o regime de competência.
É importante destacar que o Previsto não se baseia nos valores da Previsão Orçamentária do condomínio, mas sim em todos os lançamentos já registrados no sistema, que contenham o mês de referência igual ao do período selecionado no balancete interativo, até a data da última atualização exibida no balancete interativo.
Portanto, se novos lançamentos forem incluídos ao longo do mês, o valor do Previsto será automaticamente atualizado conforme essas movimentações.
A seguir, demonstramos como conferir esses valores no Condomínio21.
Algumas administradoras adotam critérios diferentes para definir a data de baixa das receitas e despesas — podendo considerar a data de pagamento ou a data de liquidação.
No Condomínio21, o padrão é utilizar a data de pagamento.
No entanto, caso seja necessário considerar a data de liquidação, siga o caminho abaixo:
Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas > Aba BalanceteEm seguida, marque a opção:
“Considera data de baixa pela data de liquidação”.