Balancete Interativo do Group COM - Envio das informações do Condomínio21

Balancete Interativo do Group COM - Envio das informações do Condomínio21

O Balancete Interativo do Group COM é atualizado automaticamente, uma vez ao dia, com as informações provenientes do Condomínio21, garantindo a consistência dos dados entre os sistemas.
Apresentado em formato de painel de controle, o balancete reflete de forma visual e dinâmica as informações relacionadas a receitas, despesas, conta corrente principal e inadimplência.

Com o objetivo de facilitar a conferência e a compreensão das informações, tanto para o usuário quanto para o síndico, este manual apresenta as orientações necessárias para o uso e interpretação do balancete interativo.

O Balancete Interativo do Group COM é estruturado em quatro divisões: Visão Geral, Receitas, Despesas e Inadimplências. Cada um deles apresenta informações específicas que, em conjunto, proporcionam uma análise completa da situação financeira do condomínio.




Visão Geral
  1. A Visão Geral apresenta um resumo dos principais indicadores do balancete.
    Os valores exibidos para Inadimplência, Receitas e Despesas são idênticos aos apresentados quando cada uma dessas visões é acessada individualmente.

  2. A única informação exclusiva dessa visão é o Total de Saldo. Apresenta o resumo dos principais cards. Os valores exibidos para Inadimplência, Receitas e Despesas são os mesmos apresentados quando uma dessas visões é acessada individualmente.

    1. Total de saldo: Exibe o saldo da conta corrente principal do condomínio, considerando todas as entradas e saídas realizadas.
      O cálculo abrange as movimentações ocorridas do primeiro ao último dia do mês selecionado no filtro “Período”, incluindo também as transferências entre contas.

Como conferir no Condomínio21:
  1. Para validar este saldo, consulte o saldo final da conta principal do condomínio.
    Essa informação pode ser verificada em dois relatórios:.
    1. No Balancete: Utilize o mesmo mês de referência selecionado no balancete interativo. Ao final do relatório, caso esteja configurado para exibir, consulte o quadro “Contas Correntes” e verifique o valor da conta principal.


Menu Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete)

    1. No Relatório Movimentação da Conta Corrente: Insira o intervalo de 1º dia até o último dia do mês selecionado no filtro “Período”.
      1. Importante:  Ao realizar a conferência, observe se o condomínio utiliza a opção Data de Pagamento ou Data de Liquidação.
        Essa diferença pode impactar o resultado apresentado. Para identificar qual opção está configurada, consulte os detalhes ao final deste artigo.

Menu Relatórios > Movimentação de Conta Corrente > Movimentação > Por período





Total de Inadimplência
  1. O Total de Inadimplência apresenta a soma das contas a receber que estão em aberto ou sub judice, com data de vencimento anterior ou igual ao dia anterior à data da última atualização do balancete interativo.


Como conferir no Condomínio21:
  1. Para validar este valor, consulte a inadimplência do condomínio em relatórios do sistema que apresentem essa informação. Os dois relatórios mais indicados são:
    1. No Balancete: Na tela de geração do relatório, preencha o campo “Inadimplência até” com o dia anterior à data da última atualização.
      Caso o relatório esteja configurado para exibir a inadimplência, verifique o valor apresentado no balancete.
Menu Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete)


    1. Nos Relatórios Inadimplência Detalhada e Consolidada: Da mesma forma, insira no campo “Inadimplência até” o dia anterior à data da última atualização e gere o relatório para conferência do valor.

Menu Relatórios > Contas > Inadimplência Detalhada




Receitas Recebidas
  1. O card Receitas Recebidas considera o regime de caixa, ou seja, apresenta o valor de todos os lançamentos recebidos pelo condomínio dentro do mês selecionado no período do balancete interativo, independentemente do mês de referência da receita.


Como conferir no Condomínio21:
  1. Para validar este valor, você pode utilizar a tela de Consulta de Contas a Receber, os relatórios de Contas a Receber ou o próprio Balancete.
    1. Na tela de  Tela Consulta e nos Relatórios de Contas a Receber:
      1. Selecione o condomínio desejado.

      2. Marque todos os meses de referência.

      3. Filtre apenas as receitas “Baixada”.

      4. No campo “Data Baixa”, informe o intervalo que compreende do primeiro ao último dia do mês correspondente ao período selecionado no balancete interativo.


Menu Consultas > Contas a Receber



Menu Relatórios > Contas > Baixas



    1. No Balancete: Selecione o mês de referência igual ao do período exibido no balancete interativo.

Menu Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete)


  1. Tag Em Aberto: A tag “Em Aberto” considera o regime competência, todas as receitas que ainda não foram recebidas e que possuem o mês de referência igual ao período selecionado no balancete interativo.

            Como conferir no Condomínio21:

    1. Você pode validar essas informações por meio da tela de Consulta de Contas a Receber ou dos Relatórios de Contas a Receber:

      1. Selecione o condomínio desejado.

      2. Escolha o mês de referência correspondente ao período do balancete interativo.

      3. No campo Situação, selecione “Emitida”.

      Dessa forma, serão exibidas todas as receitas em aberto consideradas na tag do balancete interativo.

Menu Consultas > Contas a Receber



Menu Relatórios > Contas > A Receber Por Unidade


Importante:
  1. A data da última atualização exibida no balancete interativo é o principal parâmetro para comparação com os dados do sistema.
    Caso você esteja realizando a conferência em uma data posterior à indicada no balancete interativo, é necessário considerar se novas receitas foram baixadas, criadas ou canceladas nesse intervalo, pois isso pode alterar os valores apresentados.
  2. Se o condomínio considerar o pagamento pela Data de Liquidação, o aconselhável é utilizar os relatórios ao invés da tela de Consulta.



Despesas Pagas
  1. O card Despesas Pagas considera o regime de caixa, ou seja, apresenta apenas as despesas que foram efetivamente pagas dentro do mês selecionado no período do balancete interativo, independentemente do mês de referência dessas despesas.


Como conferir no Condomínio21:
  1. Para validar este valor, utilize a tela de Consulta de Contas a Pagar, os relatórios de Contas a Pagar ou o próprio Balancete.

    • Na tela de Consulta de Contas a Pagar e nos Relatórios de Contas a Pagar:

      1. Selecione o condomínio desejado.

      2. Marque todos os meses de referência.

      3. Filtre apenas as despesas com situação “Baixada”.

      4. No campo “Data de Baixa”, informe o intervalo que compreende do primeiro ao último dia do mês correspondente ao período selecionado no balancete interativo.



Menu Consultas > Contas a Pagar




Menu Relatórios > Contas > Pagas por Grupo e Classe


    1. No Balancete: Selecione o mês de referência igual ao do período exibido no balancete interativo e verifique o valor total das despesas pagas.

Menu Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete)

  1. Tag Em Aberto: A tag “Em Aberto” considera o regime competência, todas as despesas que ainda não foram recebidas e que possuem o vencimento dentro do mês de referência igual ao período selecionado no balancete interativo, independente do seu mês de referência.

            Como conferir no Condomínio21:

  1. Você pode validar essas informações por meio da tela de Consulta de Contas a Pagar ou dos Relatórios de Contas a Pagar:

    1. Selecione o condomínio desejado.

    2. Escolha o vencimento considerando o primeiro dia do mês de referência igual ao do período selecionado e o último dia igual ao da data de atualização das informações no balancete interativo.

    3. No campo Situação, selecione “Emitida”.

    Dessa forma, serão exibidas todas as despesas em aberto consideradas na tag do balancete interativo.


Importante:
  1. data da última atualização exibida no balancete interativo é o principal parâmetro para comparação com os dados do sistema.
    Caso você esteja realizando a conferência em uma data posterior à indicada no balancete interativo, é necessário considerar se novas despesas foram baixadas, criadas ou canceladas nesse intervalo, pois isso pode alterar os valores apresentados.
  2. Se o condomínio considerar o pagamento pela Data de Liquidação, o aconselhável é utilizar os relatórios ao invés da tela de Consulta.

Menu Consultas > Contas a Pagar


Menu Relatórios > Contas > A pagar por período



Visões Individuais

Além da Visão Geral, é possível visualizar os valores de Receitas, Despesas e Inadimplência de forma individualizada. Nas visões individuais de Receitas e Despesas, é exibido também o valor do “Previsto”. Esse valor representa todas as receitas e despesas consideradas para o mês, ou seja, segue o regime de competência.

É importante destacar que o Previsto não se baseia nos valores da Previsão Orçamentária do condomínio, mas sim em todos os lançamentos já registrados no sistema, que contenham o mês de referência igual ao do período selecionado no balancete interativo, até a data da última atualização exibida no balancete interativo.

Portanto, se novos lançamentos forem incluídos ao longo do mês, o valor do Previsto será automaticamente atualizado conforme essas movimentações.

A seguir, demonstramos como conferir esses valores no Condomínio21.


Receitas









Na tela de Consulta de Contas a Receber e nos Relatórios de Contas a Receber:
  1. Selecione o Condomínio desejado.
  2. Informe o mês de referência do período.
  3. Filtre por todas as situações.

Menu Consultas > Contas a Receber



Despesas










Na tela de Consulta de Contas a Pagar e nos Relatórios de Contas a Pagar:
  1. Selecione o Condomínio desejado.
  2. Informe o mês de referência do período.
  3. Filtre por todas as situações.



Menu Consultas > Contas a Pagar



Trabalhando com Data de Pagamento ou Data de Liquidação

Algumas administradoras adotam critérios diferentes para definir a data de baixa das receitas e despesas — podendo considerar a data de pagamento ou a data de liquidação.

No Condomínio21, o padrão é utilizar a data de pagamento.
No entanto, caso seja necessário considerar a data de liquidação, siga o caminho abaixo:

Menu: Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas > Aba Balancete

Em seguida, marque a opção:
“Considera data de baixa pela data de liquidação”.