Os procedimentos listados abaixo devem ser realizados caso você possua o produto GED contratado e precisa realizar uma troca de servidor ou formatação de servidor.
Alguns pontos importantes:
O backup do GED é imprescindível e os passos abaixo são necessários:
- Caso não seja feito o backup, há risco de grande perda de dados referentes aos arquivos digitalizados que você digitalizou no GED, além das informações pertinentes a ele;
- Os procedimentos de backup do GED devem ser feitos ANTES de realizar a formatação do servidor;
- Caso realize algum processo dos passos abaixo que não gere o resultado esperado, entre em contato com o time de Suporte técnico da Group Software para orientações e validação de processos;
- Uma vez terminado o processo de backup, é recomendado entrar em contato com o time de Suporte da Group Software para checar se os backups resultantes estão corretamente feitos;
- Ao começar os processos de backup do GED, certifique-se de que não será inserida nenhuma informação referente ao GED posteriormente ao backup feito.
O backup do GED é um procedimento técnico, sendo assim um processo complexo de execução, neste caso, é importante que alguém com conhecimento técnico realize os próximos passos.
Passo 1: Backup do Banco de dados do GED
- O primeiro passo é realizar o backup do banco de dados do GED. Para isso, o processo é realizado dentro do SQL Management Studio, e é feito APENAS NO SERVIDOR em que o banco de dados do GED se encontra.
- Em seu SERVIDOR, vá no menu Iniciar do Windows e digite "SSMS". Uma vez digitado, o programa "SQL Server Management Studio" será exibido como resultado da pesquisa. Em seguida, clique com o botão esquerdo em cima do resultado, para abrir o programa.
- O SQL Management Studio é um programa da Microsoft responsável por realizar manutenções em bancos de dados SQL. O SQL também realiza backups seguros de bancos de dados, e é isso que iremos fazer em relação ao banco de dados do GED, para que futuramente, no novo servidor ou no servidor formatado, este backup seja restaurado, e, todas as informações já feitas no GED sejam restauradas e disponibilizadas no novo servidor.
- Uma vez aberto, é necessário logar na INSTÂNCIA do SQL a qual o banco de dados do GED se encontra.
Como fazer
Assim que a tela abrir, selecione ou preencha os campos:
- Tipo de servidor: deve estar como "Mecanismo de Banco de Dados";
- Nome do servidor: deve estar como NOMEDOSERVIDOR\INSTANCIA, onde a instância deve ser aquela à qual o banco de dados do GED esteja instaurado;
- Autenticação: caso o usuário que irá logar sem um administrador do Windows, você pode logar com a opção "Autenticação do Windows". Ou então, caso tenha usuário e senha configurados no SQL, pode utilizar a opção "Autenticação do SQL Server", digitando suas credenciais. Para isso, caso a sua infra (TI) tenha um usuário administrador do SQL, utilize-o para logar ou então logue como usuário do Windows.
Uma vez logado, no painel esquerdo do SQL Management Studio serão exibidas opções referentes a instância conectada:
Expanda a opção "Bancos de Dados" e localize o banco de dados "GED":
Clique com o botão direito do mouse em cima do banco de dados do "GED" e vá em "Tarefas > Fazer Backup":
Na tela aberta, vá na opção "Geral" localizada no painel esquerdo e, no painel direito, certifique-se que:
- Banco de dados: esteja como "GED";
- Modelo de recuperação: deixe como está;
- Tipo de backup: deixe como "Completo";
- Deixe DESMARCADA a opção "Copiar somente backup";
- Componente de backup: deixe como "Banco de dados";
- Efetuar backup para: deixe como "Disco";
- E no campo de "caminhos", certifique-se de que não tenha nenhum caminho. Caso tenha, selecione-o e clique em "Remover".
Com as opções configuradas, agora clique em "Adicionar" para adicionar o caminho de onde será feito o backup do GED:
Na tela aberta, defina o destino de onde será salvo o backup do banco de dados do GED. Para isso, clique no botão "...":
Na tela seguinte, selecione a pasta onde o backup será salvo, e, no campo "Nome do arquivo" atribua um nome ao backup, e seguida, coloque ".bak" (sem aspas) no final.
Recomendamos colocar o nome como "GED_DATADOBACKUP.bak" (sem aspas). Por exemplo, caso o backup do banco do GED seja feito no dia 16 de Janeiro de 2024, coloque o nome do backup como "GED_16012024.bak".
Após definidas e preenchidas as informações, clique em "OK". Fazendo isso, você retornará para a tela de "Selecionar Destino do Backup", onde já estarão contidas as informações configuradas para onde o backup será feito. Verifique se está tudo certo e clique em "OK":
A tela será fechada e o caminho escolhido aparecerá na tela de caminhos para a realização de backup. Feito isso, clique em "OK" na tela de backup:
Aguarde a execução do backup até a sua confirmação e clique em "OK":
Pronto! O backup foi realizado com sucesso e está armazenado na pasta a qual foi selecionado. Este backup deve ser fornecido ao analista da Group que irá efetuar a troca do servidor ou reinstalação dos produtos em um servidor formatado.
Passo 2: Backup da pasta "File"
Por último, será necessário realizar o backup da pasta "File". Esta pasta é responsável por armazenar os arquivos que foram digitalizados dentro do Condominio21 através do GED.
A pasta costuma ser grande, visto que armazena a quantidade de arquivos já digitalizados. Portanto, certifique-se de que terá espaço para salvar esta pasta na unidade de armazenamento a qual será feito o backup.
- A pasta "File" é única, e costuma ficar SOMENTE NO SERVIDOR.
- A pasta fica dentro da pasta de instalação do GED. Como padrão, a pasta de instalação do GED se localiza em: "C:\Arquivos de Programas (X86)\Group Software\GED 3.0 Serviço Local".
Portanto, vá até este caminho, e a pasta "File" se localizará lá:
Uma vez localizada a pasta, o backup é simples: faça uma cópia da pasta "File" e armazene-a em uma unidade externa ou outra de sua preferência.
Este backup deve ser fornecido ao analista da Group que irá efetuar a troca do servidor ou reinstalação dos produtos em um servidor formatado.