Valide a troca de Plano de Conta

Valide a troca de Plano de Conta



O Condomínio21 apresenta uma validação que é realizada na troca do Plano de Contas padrão do condomínio. Quando é alterado o Plano de Contas o sistema verifica se já existe relacionamento entre o plano atual o novo plano selecionado. Caso não exista será aberta a tela de alteração do plano de contas para que a associação possa ser realizada.


Esta validação é importante para assegurar que a troca de um plano por outro não afete a emissão de relatórios importantes, como o balancete, por exemplo.


Como fazer: 

  1. Acesse o menu  Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas
  2. Na aba  Cobrança clique no binóculo do campo  Plano de Contas



  1. F aça a alteração do plano de contas selecionado e clique em  Gravar .  



  1. Será apresentada a mensagem de confirmação informando que a alteração do Plano de Contas irá afetar as contas já criadas e as configurações de contas do condomínio.



  1. Clicando em  Sim na mensagem de confirmação, será apresentada a tela para associação do plano de contas atual ao plano de contas selecionado.  



  1. Faça a associação das classes de conta dando duplo clique nas colunas do Plano de contas novo e selecionando a classe de conta a ser associada. 

Todas as classes do plano de contas anterior devem ser associadas a uma nova classe no plano de contas novo, caso contrário, a troca de plano não será concretizada.




  1. Com a alteração realizada na associação de plano de contas o usuário poderá interromper o processo de associação e retomar a tarefa posteriormente. Porém, a troca de plano de contas somente será efetivada após realizar a associação de todas as classes de contas. 
  2. Ao retomar a associação de plano de contas o usuário deverá clicar no binóculo de troca de Plano de Contas. Ao acessar a tela Alteração do Plano de Contas basta selecionar novamente o novo plano de contas selecionado no passo “c” desse manual. 
  3. Ao selecionar o plano de contas novo observe que as associações realizadas anteriormente são apresentadas na tela para que o usuário continue com o processo do ponto onde parou.



  1. A alteração de plano de contas também pode ser realizada através da tela de Configurações de Contas . Acesse o menu Editar > Configuração de Contas . Na aba Outras , clique em Alteração de Plano de Contas.




  1. Será apresentada a tela para associação entre o plano de contas atual e o plano de contas novo. Para selecionar um novo plano de contas clique no binóculo de seleção do plano de contas novo. 



  1. O usuário deverá proceder com a associação de plano de contas conforme item “f “desse manual.
  2. Ao concluir o processo de alteração de plano de contas (após relacionar todas as classes de contas) o usuário poderá atualizar os lançamentos já existentes no sistema com as classes de contas do novo plano de contas. Para realizar essa atualização clique no botão Atualizar Lançamentos da tela Alteração do Plano de Contas .  



Importante :

  • O botão Atualizar Lançamentos somente ficará habilitado após realizar completamente a associação do plano de contas anterior ao plano de contas novo.


  1. Descrição dos botões da tela:  
  • Gravar : grava a associação entre o plano de contas anterior e o plano de contas novo; 
  • Atualizar Lançamentos : atualiza os lançamentos já existentes no sistema com as classes de contas do novo plano de contas selecionado; 
  • Mesmo código : atribui os códigos do plano de contas anterior mantendo as classes de contas do plano de contas novo selecionado para associação; 
  • Limpar : desfaz as associações realizadas; 
  • Sair : sai da tela sem gravar as últimas alterações. 




    • Related Articles

    • Replicar o cadastro da Conta Corrente

      Realizar o cadastro de conta corrente quando há muitos condomínios para se administrar, pode ser algo que demande tempo e muito cuidado. Visando ganhar agilidade neste processo, foi criado no Condomínio21 uma opção que permite replicar o cadastro da ...
    • Como relacionar Plano de Contas/Conta Corrente?

               O sistema Condomínio21 permite que as classes no Plano de Contas sejam vinculadas a uma determinada Conta Corrente, configurando essa rotina no momento da baixa quando processado o arquivo de retorno do sistema discrimará o valor diretamente ...
    • Plano de Contas Par

      Plano de Contas Neste cadastro, realiza-se a inserção das classes de contas que serão utilizadas para o lançamento das receitas e despesas geradas no condomínio. No plano de contas, deve-se criar no mínimo dois grupos, um para despesas e outro para ...
    • Plano de Contas

      Neste cadastro, realiza-se a inserção das classes de contas que serão utilizadas para o lançamento das receitas e despesas geradas no condomínio. No plano de contas, deve-se criar no mínimo dois grupos, um para despesas e outro para receitas.  Se ...
    • Relatório de Baixas

      Esse relatório exibe as baixas realizadas no sistema, de acordo com o filtro realizado.  Para emissão do relatório de baixa, acesse o menu  Relatórios > Contas > Baixa . Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os ...