No sistema Condomínio21, o processo de baixas em contas virtuais é bem simples. Podem ser realizadas baixas em contas virtuais definidas para as classes do centro de custo, ou seja, um tipo de associação entre a classe de centro de custo e uma conta virtual específica.
Algumas administradoras de condomínios possuem a necessidade de realizar a baixa de um lançamento em mais de uma conta virtual. Isto ocorre frequentemente quando se trabalha com centro de custos, sendo necessário realizar uma divisão/apropriação do montante final. Esta divisão pode ocorrer através de transferências entre as contas virtuais do condomínio, mas esse processo pode se tornar moroso, já que a divisão e as transferências tinham que ser feitas manualmente. Com esta funcionalidade toda esta operação será otimizada, pois as transferências ocorrerão de forma automática após as baixas dos lançamentos (receitas e despesas) dependendo unicamente da associação realizada entre as classes dos centros de custo e as contas virtuais de destino.
A seguir serão apresentados todos os passos necessários para a utilização da nova funcionalidade incluindo mais algumas explanações sobre este item.
Etapa 1: Configurar a associação de centro de custo x conta virtual
Foi criado um parâmetro para habilitar a funcionalidade descrita acima, dessa maneira o funcionamento habitual do sistema não será prejudicado caso este fique desmarcado.
Para que o novo parâmetro seja habilitado outras duas configurações já existentes no sistema Condomínio21, precisam ser marcadas, são elas:
- Utilizar contas virtuais presente no menu Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas aba Outros.
- Centro de Custo existente no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro aba Outros.
Caso uma das duas opções seja desmarcada, automaticamente o novo parâmetro será desabilitado.
Como fazer:
- Acesse o menu Cadastros > Condomínio > Configurações avançadas aba Outros.
- Marque a opção Associar centro de custo à conta virtual e depois clique em Gravar.
Etapa 2: Associação do centro de custo à conta virtual
Com a opção Associar centro de custo à conta virtual marcada será exibido um botão que permitirá a realização da associação das classes do centro de custo às contas virtuais.
Como fazer:
- Acesse o menu Cadastros > Condomínio > Configurações avançadas aba Cobrança.
- Clique no botão Associação Centro de Custo X Conta Virtual.
- Será exibida a tela para que o usuário possa realizar a associação de centro de custo com a conta virtual. Na coluna Conta Virtual, será apresentada uma lista com todas as contas deste tipo cadastradas no condomínio em questão. Escolha a conta referente à classe e em seguida clique em Gravar.
3. Será exibida a tela para que o usuário possa realizar a associação de centro de custo com a conta virtual. Na coluna Conta Virtual, será apresentada uma lista com todas as contas deste tipo cadastradas no condomínio em questão. Escolha a conta referente à classe e em seguida clique em Gravar.
Observações:
- Nos campos Condomínio, Nome e Máscara do plano de custo serão exibidos os dados de acordo com o condomínio para o qual estiver sendo realizada a configuração. Estes campos não poderão ser alterados, assim como as colunas Código, Descrição, Custo (m2).
- A coluna Conta será exibida apenas para os centros de custos filhos (classes) e o preenchimento da coluna não será obrigatório.
Etapa 3: Lançamento de Contas a Pagar
Utilizando este novo processo, será identificada na tela de apropriação de centro de custo, no lançamento/baixa de contas a pagar, a nova coluna conta virtual.
Como fazer – Sem ativação do Modo Baixa:
- Acesse o menu Editar > Lançamento de Contas a Pagar.
- Crie uma despesa e ao término deste lançamento clique no botão Gravar.
- Será mostrada a tela de Apropriação de Centro de Custo. Clique em uma das linhas da grade ou no botão Modelo (caso haja um modelo de apropriação já definido).
- Selecione uma classe do plano de centro de custo e observe que a coluna Conta Virtual será preenchida automaticamente, com os dados de acordo com a definição realizada no cadastro da associação.
- Digite o valor que totalize o lançamento e clique em Apropriar.
- De volta à tela de Lançamento de Contas a Pagar clique em Gravar.
- Nesse momento as transferências não foram geradas, pois a baixa da despesa não foi realizada e também seu lançamento não teve o Modo de Baixa habilitado. Com isso, para que as transferências sejam realizadas primeiramente deve ocorrer a liquidação desta despesa. Na próxima etapa será mostrada a baixa de contas a pagar.
Etapa 4: Lançamento de Contas a Pagar com Modo de Baixa e Liquidação de Contas a Pagar
Independentemente do modo utilizado para realizar a baixa de contas a pagar, com a utilização desta nova funcionalidade, sempre será permitido realizar uma Transferência das contas virtuais informadas na apropriação dos centros de custos para a conta virtual da despesa, dependo apenas da confirmação da operação.
Como fazer: Considerando o lançamento de Contas a Pagar com o Modo de Baixa Habilitado
- Realize os procedimentos de criação de uma despesa relatados na etapa anterior, porém marque a opção Modo de Baixa.
- Em seguida, marque a opção Baixar e clique no botão Gravar.
- Será apresentada uma tela para confirmação da operação, clique em OK.
- Escolha a Conta Virtual referente à baixa da despesa e confirme a operação. Nesta etapa do processo, o valor da despesa será debitado integralmente desta conta, efetivando a baixa.
5. Na tela de Apropriação de Centro de Custo que será exibida logo em seguida, selecione uma ou mais classes do centro de custo.
6. Digite o valor total do lançamento no campo Valor e clique em Apropriar.
7. Após a apropriação, será exibida uma mensagem de confirmação com as opções Sim e Não. Confirmando a operação no botão Sim as transferências do valor debitado serão geradas automaticamente neste momento, conforme as associações definidas; clicando em Não, somente ocorrerá a baixa da despesa sem as transferências desse débito para as contas virtuais associadas aos centros de custo.
Confirmando a operação, o sistema fará a transferência debitando o valor nas Contas Virtuais vinculadas às classes de centro de custo da apropriação e creditando na Conta Virtual selecionada no momento da baixa, recompondo o seu saldo.
- Todas as transferências automáticas poderão ser verificadas acessando o menu Editar > Transferências > Transferências.
Os dados do lançamento como valor e data de pagamento estarão todos disponíveis na tela de transferência e com eles um Histórico específico para esta transação, além das contas de Débito e Crédito.
Regras:
- À transferência não ocorrerá caso a conta virtual selecionada na baixa seja igual à conta virtual associada ao centro de custo.
- Em cada operação será gerada uma transferência diferente para as contas virtuais de destino e se houver mais de um centro de custo associado à mesma conta virtual os valores serão agrupados.
- Os valores a serem transferidos irão corresponder aos valores apropriados em cada centro de custo, independentemente se a apropriação for realizada por valor ou por percentual.
- Se a coluna conta virtual associada ao centro de custo estiver em branco, não ocorrerá a transferência do valor referente àquela apropriação, ou seja, o valor será debitado da conta virtual definida na baixa.
Observação:
- O processo de transferência também poderá ser conferido nos relatórios de movimentações de contas correntes. Nestes serão mostrados corretamente o crédito e débito em cada conta especifica.
Exemplo prático:
Na situação abaixo, foram escolhidas quatro classes de centro de custo ou centro de custos filhos, e cada uma delas com uma conta virtual distinta, assim será verificado e mostrado em qual situação a transferência automática ocorrerá.
** Os valores de R$400,00 e R$ 500,00 foram somados e agrupados, pois ambos foram apropriados na mesma conta virtual.
Importante:
Alteração de Contas a Pagar:
- Em alterações de Contas a Pagar (menu Consultas > Contas a Pagar) caso alguma informação da tela de apropriação de centro de custo seja modificada, ao confirmar a alteração será feita a atualização das informações de acordo com a alteração realizada.
- Se a conta alterada estiver com a situação baixada, as transferências realizadas anteriormente serão excluídas e serão geradas novas transferências.
Cancelamento de Contas a Pagar:
- Ao cancelar a baixa de uma despesa que contenha transferências automáticas associadas a ela, essas serão excluídas, ou seja, será desfeito todo o processo de apropriação do lançamento. Com isso, os saldos das contas virtuais de origem e de destino serão restabelecidos.
Outras opções de Baixas de Contas a Pagar:
- Com o parâmetro “Associar centro de custo à conta virtual” marcado, quando ocorrer a baixa de uma despesa utilizando uma das opções abaixo e esta possuir a associação de centro de custo com contas virtuais, o sistema também irá gerar as transferências conforme os padrões definidos.
- Liquidação com cheque: Menu Baixas/Cobrança > Impressão de Cheques.
- Liquidação por conciliação bancária: Menu Baixas/Cobrança > Conciliação Bancária.
Etapa 5: Lançamento e Baixa de Contas a Receber
A apropriação de centro de custo também poderá ocorrer nas receitas tanto em seu lançamento quanto diretamente na sua liquidação. Atualmente no sistema Condomínio21 é possível ativar o Modo de Baixa durante os lançamentos dos tipos Manual e de Outras Receitas. Dessa forma, o sistema também irá gerar as transferências nesta situação e quando a liquidação da receita for realizada na tela de Baixa.
Como fazer: Ativando o Modo de Baixa
- Acesse o menu Editar > Lançamento de Contas a Receber.
- Opte pelo lançamento Manual ou de Outras Receitas e marque a opção Ativar Modo de Baixa.
- Insira os dados da conta e grave a operação.
- Escolha a conta de destino da baixa e confirme a operação.
- Na mensagem de advertência apresentada, clique em OK.
- Logo em seguida, será exibida a tela para seleção da Conta Virtual para baixa da receita, selecione a mesma e clique em Confirmar.
- A tela de apropriação de centro de custo será apresentada logo em seguida e seu comportamento será o mesmo do relatado na Etapa 2 deste item.
- Selecione uma classe de centro de custo, insira o valor total do lançamento (neste caso o percentual de 100%) e em seguida clique em Apropriar.
- Para continuar com a transação de transferência clique em Sim e caso contrário clique em Não na mensagem de confirmação exibida.
- A transferência automática da baixa do lançamento de contas a receber também poderá ser identificada acessando o menu Editar > Transferências > Transferências.
- A liquidação realizada da forma habitual através do acesso ao menu Baixas/ Cobrança > Baixas de Contas a Receber, também irá gerar a transferência automática quando esta se fizer necessária, assim todos os passos serão os mesmos dos citados acima.
Observação:
- As regras citadas na Etapa 3 do Contas a Pagar procedem da mesma maneira para o Contas a Receber, assim as transferências automáticas serão realizadas somente se elas forem seguidas.
Importante:
Alteração ou Cancelamento de Contas a Receber:
- O comportamento tanto para a alteração quanto para o cancelamento de contas a receber que possuírem transferências associadas ao lançamento, será o mesmo do relatado para o Contas a Pagar, assim caso alguma informação da tela de apropriação de centro de custo seja modificada haverá uma atualização com todas as novas informações. Caso ocorra o cancelamento do lançamento as transferências serão excluídas.
Outras opções de Baixas de Contas a Receber:
- Quando ocorrer o lançamento de uma receita com a associação de centro de custo com a conta virtual e esta conta for baixada através das opções abaixo, o sistema também irá gerar as transferências conforme os padrões definidos.
- Liquidação por arquivo de retorno: Menu Baixas/Cobrança> Cobrança CNAB (opção de Retorno).
- Liquidação por conciliação bancária: Menu Baixas/Cobrança> Conciliação Bancária.