Visando facilitar a rotina das administradoras quanto a emissão de alguns relatórios relevantes do Condomínio21, está disponível neste sistema a funcionalidade de “criação de templates” (modelos) de relatórios.
Com este processo é possível escolher na tela do relatório os filtros e modelos constantemente utilizados e “congelar” esta tela para que posteriormente, ao invés de lembrar e escolher novamente quais os filtros e opções são necessários para chegar no resultado ideal e desejado, o template já estará salvo com estes dados, dessa forma, apenas as informações de datas precisarão ser manipuladas nele, como resultado há um ganho de tempo na emissão destes relatórios.
A utilização de templates estão disponíveis para os seguintes relatórios: A Receber por Unidade, Inadimplência Detalhada, Inadimplência Consolidada e relatório de Acordos.
Conhecendo as configurações
A funcionalidade de criação e utilização de templates é habilitada através de uma opção presente nas configurações do sistema, que abrange todos os condomínios e por padrão ela estará desmarcada.
Com a configuração Utiliza Templates marcada, ficará disponível no cadastro dos usuários uma opção que irá definir qual o usuário terá a permissão para gravar os modelos dos relatórios.
É importante frisar, que este usuário também poderá ser vinculado a um template e quando ele acessar a tela de um dos relatórios que possuam um modelo pré-definido os campos dela estarão habilitados para o uso.
1.
Acesse o menu
Arquivo > Controle de Acesso > Cadastro de Usuário
aba
Configurações.
2. Observe que a configuração
Permitir gravar templates de relatórios
estará disponível, marque-a para os usuários que terão permissão para gravar, alterar e desativar os templates.
Dica:
Defina um usuário específico, para que fique responsável somente pela criação de templates e que este não precise utilizá-los.
Criação de Templates
Os procedimentos citados a seguir, é padrão para todos os relatórios que contemplam a funcionalidade tratada neste documento.
1. Realize o login no sistema Condomínio21 utilizando o usuário que foi configurado para criar os templates e em seguida acesse o menu
Relatórios
e escolha um dos disponíveis para esta funcionalidade, citados no início deste item.
2. Observe que em todos eles o botão
Gravar TPL
estará disponibilizado no canto inferior da tela.
1. Selecione os filtros desejados e clique no botão
Gravar TPL
.
2. Será exibida a tela onde deverão ser informados o nome do modelo que está sendo criado e os usuários que terão permissão para visualizá-lo.
3. Digite o
Nome
e uma
Observação
(opcional) e clique em
Gravar.
Observações Importantes:
Utilização de Templates:
Ao acessar as telas dos relatórios que possuem templates, os campos salvos para os mesmos estarão bloqueados. Dessa maneira, o usuário vinculado para utilizá-lo, não poderá alterar os filtros podendo assim manipular somente os campos de data (caso necessário) e visualizar o documento.
1. Acesse o sistema com o usuário que possui vínculo com o template de algum relatório.
2. Acesse o menu
Relatórios
.
3. Selecione um dos quatro relatórios que possuem
4. Note que alguns campos estarão bloqueados, porém para emitir o relatório basta realizar o procedimento habitual do sistema.
Exemplo prático:
-Usuário com permissão de gravação:
geral
-Usuário vinculado para visualização:
group
-Template:
relatório A Receber por Unidade
O usuário geral realiza a criação de um template, seguindo o padrão da tela abaixo, considerando o modelo:
Classe
, as
Contas atuais
e a
Exibição do código da classe de conta.
Ao clicar no botão
Gravar TPL
o sistema irá “congelar” e gravar os campos que o usuário
geral
selecionou, para que esta tela seja o template a ser utilizado, posteriormente. Neste exemplo, o usuário vinculado para o uso foi o
group.
Quando o usuário
group
acessar a tela do relatório
A Receber por Unidade
, os campos gravados no template pelo usuário
geral
estarão bloqueados para ele, com isso o relatório poderá ser emitido considerando somente os dados destes campos, além das informações selecionados nos campos de data que ficam desbloqueados.
Alteração de Templates
A alteração dos templates poderá ser realizada diretamente nas telas dos relatórios que possuem algum modelo cadastro ou pela tela
Associação de Templates
criada especificamente para este procedimento. Os usuários que poderão realizar este processo serão somente os que possuem permissão para criar templates, além disso, vale ressaltar que esta rotina de alteração de template é a mesma para todos os relatórios que contemplam esta funcionalidade.
Desativação/ Ativação de Templates
Para desativar algum template, será preciso estar acessando o Condomínio21 com um usuário que tenha permissão para tal ação. Como já citado anteriormente, para desativar um template basta marcar a opção
Inativo
disponível na aba
Cadastro
da tela do template, contudo ao realizar este procedimento todos os usuários associados a ele, perderão este vínculo. A desativação também será atualizada no Log da tela.
Para ativar um template, basta realizar o procedimento contrário, desmarcando a opção
Inativo
e lembrando de vincular novamente os usuários que terão permissão para visualizá-lo.