Melhorias no Resgate e Geração de Consumos de Serviços

Melhorias no Resgate e Geração de Consumos de Serviços



Com intuito de melhorar a obtenção dos dados de consumo do Comunidades21 Online e geração dos lançamentos referentes ao consumo de serviços, foram realizadas algumas melhorias neste processo já existente no sistema Condomínio21. 


A partir, desta versão será possível filtrar os dados de consumo de acordo com um determinado período e também gerar os lançamentos destes consumos para um mês de referência e data de vencimento específico.


Resgate de dados de consumo :

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Editar > Leituras / Consumo (Serviços)  aba  Obter dados de consumo do Comunidades21
  2. O novo filtro  Período do Consumo estará disposto no canto direito da tela e ao ser acionado os campos  Inicial Final serão preenchidos com o primeiro e o último dia do mês de referência selecionado ao acessar o sistema. 
  3. Clique em  Buscar Dados para que os consumos sejam exibidos.



Observações :

  • Quando o filtro Período do Consumo estiver  marcado e for acionado o botão Buscar Dados serão apresentados os consumos que foram realizados durante o período informado no filtro. 
  • Quando o filtro Período do consumo estiver  desmarcado e o botão Buscar Dados for acionado serão apresentados todos os consumos, independente do dia em que foi realizado o mesmo.



Lançamento das contas de consumo

 

A tela de  Lançamento de Contas de Serviços sofreu alterações em todas as abas, sendo incluso o bloco  Gerar lançamentos com os seguintes dados . Neste bloco foram dispostos campos específicos para gerar os lançamentos de acordo com os dados informados neles.


  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Editar > Lançamentos de Contas de Serviços
  2. As opções disponibilizadas no bloco  Gerar lançamentos com os seguintes dados são:
  • Mês Referência : É o mês para qual deseja-se que os lançamentos de consumo sejam gerados.
  • Data de Vencimento : Informe a data de vencimento que os lançamentos receberão.
  • Cobrança : Trata-se do número do sequencial de cobrança que o lançamento receberá. 
  • Incluir automaticamente a descrição adicional : Ao ser habilitado irá inserir a descrição adicional do consumo ao lançamento.



  • Clique no botão  Processar Serviços para que os lançamentos resgatados sejam apresentados e atualizados de acordo com os dados configurados no bloco  Gerar lançamentos com os seguintes dados .

 Exemplo :

- Na imagem abaixo, realizamos o filtro de todos os lançamentos efetuados no Comunidades21 no mês de referência 07/2016 (campo localizado no canto esquerdo da tela, no bloco  Filtros ), porém estes lançamentos serão gerados e inseridos no sistema para: o Mês de Referência 08/2016, com vencimento em 15/08/2016 e com o sequencial de cobrança 1 (um) (dados inseridos no bloco Dados para gerar os lançamentos).




  1. Escolha a ação desejada e as contas que serão consideradas e clique em  Gerar Contas
  2. Após este procedimento, estes lançamentos poderão ser consultados e ter seus boletos gerados filtrando pelo mês de referência escolhido no novo parâmetro da tela de Lançamentos de Contas de Serviços.


Observações :

  • As abas Serviços para Clientes e Serviços para Condomínios apresentarão as mesmas opções para dados dos novos lançamentos. 
  • Demais regras para lançamentos de contas de serviços não sofreram alterações.






    • Related Articles

    • Resgate e lançamento de serviços realizados no COM21

                O Condomínio21 permite resgatar as reservas de espaços e serviços realizadas no COM21 e gerar um boleto dessa reserva. Confira o passo a passo. Acesse o menu Editar > Leituras/Consumo (Serviços): Vá para a aba  Obter dados de consumo do ...
    • Melhorias nos processos de geração e restauração de backups

      Procurando aprimorar ainda mais os recursos existentes no Condomínio21, foram realizadas melhorias no sistema que visam facilitar os processos de geração e restauração de backups, para isso foram separadas estas opções que antes ficavam ...
    • Relatório de Inadimplência Detalhada e Consolidada

      Os relatórios de inadimplência  consolidado e  detalhado  exibem a inadimplência projetada e real.  Os valores projetados dos processos provindos de acordo também são calculados, baseando-se nos índices utilizados durante a geração dele.  O layout do ...
    • Serviços

      Este cadastro é utilizado quando o condomínio ou administradora presta algum serviço extra ao condômino, que será contabilizado de acordo com o consumo ou leitura realizada pela unidade.  Exemplo: O condomínio fornece carvão para os condôminos ...
    • Leituras/Consumo (Serviços) - Aba Serviços

      Nessa aba será possível cadastrar a quantidade de consumo ou leitura dos serviços para os condomínios. Como Cadastrar Leitura/Consumos de Serviços para Condomínios Acesse:  Menu > Editar > Leituras/Consumo (Serviços) > Aba Serviços para Condomínios ; ...