Melhorias na exportação de lançamentos de contas a receber

Melhorias na exportação de lançamentos de contas a receber




Foram realizadas melhorias na tela de exportação de contas a receber que visam otimizar este processo simples, mas de grande relevância para as administradoras de condomínios.

A inclusão de um filtro para agrupar lançamentos que contenham informações idênticas, outra relacionada a datas de vencimento e também uma opção para selecionar várias classes de contas são algumas das melhorias implementadas a partir desta versão do Condomínio21 na exportação dos lançamentos de contas a receber.


  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Arquivo > Exportações/Importações > Exportação de Dados – Contas a Receber.
  2. Crie um novo modelo ou altere o desejado que esteja cadastrado. 
  3. Clique na aba Filtros para visualizar as melhorias.

 

  • Agrupar lançamentos idênticos: a opção estará disponível e deverá ser marcada para que lançamentos que contenham informações iguais (condomínio, nomes do proprietário e locatário, número da unidade, entre outras) sejam agrupados no arquivo, uma vez que o funcionamento padrão é apresentar estes lançamentos separados.
  • Marcando a opção e clicando no botão Gravar Filtro ela permanecerá dessa forma todas as vezes em que este modelo for acessado, caso não deseje marcar somente para exportar em um determinado momento não grave a operação.



  • O funcionamento de como as contas ficarão agrupadas pode ser identificado no exemplo abaixo: 
  • Padrão com a configuração desmarcada: Observe que temos contas com informações idênticas. Considerando as contas da unidade 02, há dois lançamentos que possuem a mesma data de vencimento, mesmo valor e pertencem ao mesmo condomínio, entretanto eles são exibidos em linhas separadas e dessa forma são gravados e exportados para o arquivo.



  • Marcando a configuração para “Agrupar lançamentos idênticos”: Considerando o mesmo exemplo, note que marcando a nova opção os lançamentos da unidade 02 com mesmos dados serão agrupados em uma linha única e se caso os valores estiverem sendo considerados como campo para este modelo estes serão somados.



Importante:

  • O agrupamento dos lançamentos também depende dos campos cadastrados para o modelo de exportação, além da marcação do parâmetro, pois se caso houver campos que irão trazer informações diferentes dos lançamentos o agrupamento não irá acontecer. Além disso, é importante ressaltar que lançamentos baixados também poderão ser agrupados caso todos os dados estiverem iguais, inclusive o valor liquidado.


  • Considerar lançamentos de outras receitas: marcando esta opção o sistema passa a considerar além dos lançamentos das unidades, as receitas de clientes.



  • Filtro de data de vencimento: foi acrescentado um filtro para considerar os lançamentos vencidos até datas específicas (Todos, Data Atual, Ontem ou Período).


Descrição dos campos:

  • Todos: considera todos os vencimentos. 
  • Data Atual: considera lançamentos com vencimentos até a data atual (do computador). Selecionando esta opção, os campos de data ficarão bloqueados, a data inicial do vencimento será desconsiderada e somente a data final será preenchida. 
  • Ontem: considera lançamentos com vencimentos até o dia anterior em relação a data atual (do computador). Selecionando esta opção, os campos de data ficarão bloqueados, a data inicial do vencimento será desconsiderada e somente a data final será preenchida com o dia anterior à data atual. 
  • Período: considera o período do primeiro dia até a data atual (do computador) do mês vigente. Este período poderá ser alterado.





    • Related Articles

    • Relatório de Contas a Receber por Unidade

      O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...
    • Melhorias na tela de Exportação de dados - Contas a receber

      Foram realizadas algumas melhorias na funcionalidade de exportação de contas a receber para arquivos do tipo texto. Estas melhorias são: criação do campo CPF/CNPJ do sacado e alteração no tipo de seleção dos status da situação das contas, para que ...
    • Exportação de Dados – Contas a receber

               O Condomínio 21 possui uma tela de exportação de contas a receber, onde a exportação realizada considera todos os lançamentos de contas a receber independente do valor, porém no caso de exportação de valores que estão baixados, os ...
    • Inclusão do campo Descrição na tela Exportação de Contas a Receber

      A partir da versão 43.84/2.6.26.00 do sistema Condomínio21, a descrição do lançamento de receita será considerada na tela de Exportação de Contas a Receber . Como fazer Acesse o menu  Arquivo  > Exportações/Importações  > Exportações de Dados - ...
    • Inclusão do filtro Cobrança na tela de Exportação de Contas a Receber

      O novo filtro Cobrança , incluído na tela de Exportação de Contas a Receber , permite que a seleção e escolha das receitas também considere essa informação. Como fazer Acesse o menu  Arquivo  > Exportações/Importações  > Exportações de Dados - Contas ...