Melhorias diversas nas telas de Remessa e Retorno do Módulo de Cobrança CNAB

Melhorias diversas nas telas de Remessa e Retorno do Módulo de Cobrança CNAB

        



Foram implementadas diversas melhorias nas telas de Remessa e Retorno do Módulo de cobrança CNAB, incluindo opções já existentes no Módulo de cobrança antigo.


Novo filtro por Tipo de Cobrança na Geração da Remessa

Nesta tela foi incluído o filtro Cobrança, onde poderá ser informada uma cobrança específica e filtrar os boletos juntamente com os demais filtros. Caso não seja informada a cobrança, serão filtrados os boletos de acordo com os demais filtros informados.


Como fazer – Filtrar os boletos por tipo de cobrança: 

  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB.
  1. Clique em Remessa e desmarque a opção Todos no filtro Cobrança
  1. Informe o tipo de cobrança, os demais filtros desejados e clique em Filtrar.


Para filtrar todos os tipos de cobrança marque a opção Todos e clique em Filtrar.




Nomenclatura das situações dos boletos

As nomenclaturas abaixo foram alteradas a fim de facilitar o entendimento da situação do boleto. No Novo Módulo de Cobrança CNAB a situação do boleto é visualizada:

  1. Na coluna Situação da rotina Consulta Boleto.
  1. Na coluna Tipo da rotina Remessa.
  1. Na coluna  da Situação Boleto da tela de Log do arquivo de retorno da rotina Retorno.


Seguem abaixo as nomenclaturas alteradas:


  1. De Criado para Boleto criado
  1. De Emitido para Boleto emitido
  1. De Baixado para Boleto baixado
  1. De Cancelado para Boleto cancelado
  1. De SubJudice para Boleto em subjudice
  1. De Excluído para    Boleto excluído
  1. De Acordado para Boleto acordado
  1. De Registrado para Boleto registrado
  1. De Entrada Rejeitada para Boleto rejeitado
  1. De Enviar cancelamento de boleto para Boleto cancelado. Enviar ou enviado na remessa
  1. De Baixa Enviada Remessa para Cancelamento de boleto enviado
  1. De Boleto pendente inclusão Remessa para Boleto alterado pós remessa
  1. De Boleto enviado para registro para Boleto incluído na Remessa
  1. De Bloqueado para Remessa para Boleto bloqueado para remessa
  1. De Baixa Rejeitada para Cancelamento de boleto rejeitado
  1. De Alterado para     Boleto alterado
  1. De Não Gerado para Boleto não gerado
  1. De Entrada confirmada para Boleto registrado
  1. De ContaGroup para PartnerBank


Importante:

As nomenclaturas do histórico de boleto já existentes permaneceram inalteradas.


Geração dos arquivos de remessa no mesmo diretório

Foi adicionado um novo parâmetro para permitir a geração dos arquivos de remessa em um único diretório, sem separação por pasta de banco e conta corrente.


Como fazer – Configuração do Sistema: 

  1. Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro.
  1. Na aba Diretórios marque o parâmetro Gerar todos os arquivos de remessa no mesmo diretório.


Ao gerar a remessa, caso sejam selecionados boletos de bancos e/ou contas correntes distintos, estes não serão separados por pastas. 


Como fazer – Geração da Remessa:

  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança >  Módulo de Cobrança CNAB
  1. Clique em Remessa e informe os filtros desejados. 
No exemplo abaixo tenho boletos em três contas correntes diferentes, sendo duas do Banco Itaú e uma do banco Bradesco.


Ao clicar em Gerar Remessa selecionando estes boletos, todos serão gerados em um único diretório. Observe que no caminho informado não especifica separação por pasta de banco e conta corrente.




Alterações na tela de log de retorno

A partir de agora, após processar um ou mais arquivos de retorno, os boletos serão exibidos no log de retorno com as linhas apresentadas em cores de acordo com a coluna Situação Boleto. Também será possível imprimir um relatório do log de retorno. 


Como fazer – Visualização do log de retorno: 

Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Retorno.

A localização do(s) arquivo(s) será realizada conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Retorno


Se não estiver definido um local fixo, informe a pasta onde está(ão) o(s) arquivo(s) que será(ão) processado(s) na pasta padrão do sistema, ou altere clicando na lupa indicada na imagem abaixo:



Se estiver definido um local fixo, o local definido será exibido conforme mostra a imagem abaixo:


Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar clicando na lupa indicada na imagem e clique em Processar. Caso deseje processar todos os arquivos que estão na pasta, basta clicar em Processar.

As  situações e as cores representadas estão descritas abaixo:

  1. Verde: Boleto baixado.
  1. Azul: Pagamento em duplicidade.
  1. Vermelho: Boleto rejeitado.
  1. Roxo: Boleto registrado.
  1. Laranja: Boleto com Valor divergente.
  1. Preto: Boleto com ocorrência diversa.


Exemplo: Tela Confirmar Retorno:  No log de retorno a linha é colorida de acordo com a coluna Situação Boleto


A descrição dos totalizadores abaixo também foi alterada:

  1. De Baixados para Boletos baixados
  1. De Confirmação de entrada para Boletos registrados
  1. De Entrada rejeitada    para Boletos rejeitados


Como fazer – Visualização do relatório de log de retorno:


Na tela Confirmar Retorno Clique no botão Imprimir que está localizado acima da exibição dos boletos.



O relatório será salvo no diretório de instalação do sistema (.../Cond21) e possui o nome LogDeRetornoPorArquivo_DDMMAAAAHHMMSS.PDF, onde DDMMAAAAHHMMSS é a data da máquina (com hora, minuto e segundo) que está gerando o relatório.


Exemplo 2: Relatório de log de retorno:  O relatório possui agrupador pela situação do boleto, quebra por arquivo, com totalizador na quebra de cada arquivo e um totalizador geral no final.