1º Passo: realize a integração do banco de dados no sistema Condomíni21.
2º Passo: realize a integração do banco de dados no sistema Group Folha.
No sistema Condomínio21
Verificar se existe a integração com o sistema Group Folha.
Para isso, acesse menu Arquivo > Ferramentas de administração > Aba Manutenção > Integração Group Folha.
Importante!
Caso o botão Integração Group Folha não seja apresentado nessa tela, siga os passos abaixo:
- Realize o backup do sistema Condomínio21 (Arquivo > Gerar Backup).
- Execute o script no Condomínio21: UPDATE CONFIGURACOESINICIAIS SET INTEGRAFOLHA = -1
Feito isso, feche o sistema Condomínio21 e acesse o caminho novamente.
Arquivo > Ferramentas de administração > Aba Manutenção > Integração Group Folha.
A senha de acesso deve ser uma senha de usuário administrador.
Após inserir a senha, insira os dados abaixo para conexão com o banco de dados do sistema Group Folha:
Servidor: informe o servidor do banco de dados.
Banco: informe o nome do banco de dados do Group Folha.
Login: informe o usuário do banco de dados.
Senha: informe a senha do banco de dados.
Após o preenchimento dos campos, clique em Testar Conexão.
Pronto! Agora o próximo passo é integrar o banco de dados do Group Folha.
No sistema Group Folha:
Clique em Integração > Configurar Conexões > Configure a conexão com o Banco de Dados.
Preencha os campos abaixo:
Sistema: informe qual o sistema financeiro, no caso, Condomínio21.
Servidor: informe o servidor do banco de dados.
Banco: informe o nome do banco de dados do Condomínio21.
Login: informe o usuário do banco de dados.
Senha: informe a senha do banco de dados.
Após o preenchimento dos campos, clique em Testar Conexão.
Associações
O próximo passo é realizar a associação dos dados.
No Group Folha, clique em Integração > Integração Financeiro.
Clique na aba Associações.
Esse campo serve para validar se as associações estão feitas, corretas ou incorretas.
No quadrante Associação Inicial, clique em Empresas.
Clique em Funcionários para fazer a associação entre os funcionários.
Atenção!
É necessário verificar se o nome do funcionário deverá ser exportado para o Condomínio21, de forma que, o nome dele seja associado ao pagamento OU se o nome do funcionário deverá ser vinculado a Fornecedores, por exemplo.
Isso é importante quando a empresa não quer que as pessoas responsáveis pelo contas a pagar saibam o salário pago aos funcionários.
Essa informação é importante para a tela de associação automática de funcionários.
Outro ponto importante:
A associação de funcionários será possível se eles já existirem no Condomínio21 como fornecedores ou se serão associados a um fornecedor com um nome padrão, como fornecedores, por exemplo.
Após realizar a associação, clique em Gravar.
Associação Automática de funcionários
Essa funcionalidade permite associar os funcionários aos fornecedores no sistema Condomínio21 de uma só vez. É importante que os funcionários já existam como fornecedores dentro do Condomínio21 para que se consiga associar todos pelo nome automaticamente.
Associação de classe de conta
Clique em Sistema Financeiro > Associações > Associação de Classe de Conta.
Selecione o Plano de Contas.
Para confirmar o Plano de Contas atualizado, acesse o Condomínio21 > Cadastros > Condomínio21 > Aba Cobrança > Plano de Contas.
Nessa tela verifique o Plano de Contas atual.
Para inserir as fórmulas, utilize as que estão abaixo:
Fórmulas utilizadas
Salário, adiantamento, férias, rescisão e 13º.
{HistValor(4003;0;ME)}
ME = Mensal
DE = 13º
RE = Recisão
AD = Adiantamento
FE = Férias
Para pagamento de parcelas separadas do 13º:
1ª parcela 13º: {HistValor(1060;0;DE)}
2ª parcela 13º: {HistValor(1061;0;DE)}
Caso queira associar algumas verbas além das padrões acima passadas é necessário verificar as verbas e criar as fórmulas.
No exemplo abaixo, para o Mensal (Salário) há uma fórmula baseada no tipo de contrato:
{Se{{TipoContrato}={Funcionario};{HistValor{4003;0;ME}};0}}
Insira as fórmulas clicando em cada Classe de Conta:
Associação de Encargos
Confira as telas abaixo:
Clique em Encargos.
As associações entre os Encargos gerados no Group Folha (INSS, FGTS, PIS etc.) são feitas junto ao Fornecedor, Classe de conta e Imposto parametrizado no Financeiro (Condomínio21).
Após associar cada encargo, clique em Gravar.
Exportar de Lançamentos para o Financeiro
Após as associações, clique na aba Exportar Lançamentos.
Selecione o sistema que irá receber as informações (no caso, selecione Condomínio21).
É possível filtrar por empresa, por funcionário, utilizar o regime CAIXA ou COMPETÊNCIA e informar o PERÍODO que o Group Folha disponibilizará lançamentos para exportação.
Após filtrar, será apresentado os valores a serem exportados, como no exemplo abaixo:
Após clicar em EXPORTAR, acesse o sistema Condomínio21, clique em Arquivo > Integrações > Integrações Group Folha.
Será apresentada a tela abaixo:
Faça os seguintes filtros:
Condomínio: selecione o condomínio que recebeu as informações.
Importar: Caso tenham sido enviados dados FINANCEIROS, ou seja, os dados da folha de pagamento, marque DADOS FINANCEIROS.
Caso as informações enviadas sejam dados de FORNECEDORES, ou seja, dados de FUNCIONÁRIOS no Group Folha, marque DADOS DE FORNECEDORES.
Clique em Filtrar.
Serão apresentados os dados do Condomínio e Fornecedor que terá o valor importado como um CONTAS A PAGAR, a Classe de Conta na qual o valor será associado, o Mês referência e a data de Vencimento da despesa, além do Valor.
Para que essa informação seja processada e torne um CONTAS A PAGAR dentro do Condomínio21, é necessário clicar em Processar.
Excluir dados exportados
Caso a informação esteja incorreta, somente é possível excluir antes do processamento pela tela de integração do Group Folha, clicando em APAGAR DADOS EXPORTADOS.