Instruções bancárias (ocorrências e motivos) dos arquivos de retorno dos bancos Santander e Sicoob

Instruções bancárias (ocorrências e motivos) dos arquivos de retorno dos bancos Santander e Sicoob



A partir desta versão do Condomínio21 as ocorrências bancárias (entrada, confirmação, rejeição, sustação, baixa, etc.) e motivos (dados inválidos, entre outros) tratados pelos bancos Santander e Sicoob poderão ser identificados pelo sistema quando a leitura do arquivo de retorno for realizada.

As ocorrências e seus motivos serão criados automaticamente para os bancos referentes, se estes estiverem cadastrados no Condomínio21 ou quando forem inseridos novos registros do Santander e do Sicoob.

As listas de ocorrências e motivos, foram retiradas dos layouts de cobrança dos bancos mencionados, entretanto será possível editar as existentes ou mesmo cadastrar.


Cadastro

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Cadastros > Ocorrências Bancárias .



  1. A tela é composta por três abas:

1 - Ocorrências : lista todas as ocorrências bancárias e permite o cadastro de novas;

2 - Motivos : apresenta os motivos da ocorrência selecionada na aba anterior e caso a mesma não possua motivo definido, as linhas não serão preenchidas. Nesta aba, também é possível cadastrar novos motivos;

3 - Ocorrências x Motivos : exibe o relacionamento entre as ocorrências e motivos existentes.


  1. Clique no binóculo de seleção e observe que serão exibidos todos os bancos cadastrados, que estão liberados para esta funcionalidade.




  • Selecione um de cada vez e note que tanto as ocorrências quanto os motivos já terão sido criados automaticamente, conforme informado acima.


Identificação das ocorrências e motivos na leitura do arquivo de retorno

  1. As ocorrências e seus motivos (caso existentes) serão apresentados na tela de  Log de Retorno que é exibida após a leitura do arquivo.



  • Ao visualizar ou imprimir o  Detalhamento do arquivo as ocorrências de cada título poderão ser identificadas com mais clareza no documento. 
  • Nestas imagens foram consideradas as ocorrências e motivos do banco Sicoob, mas para todos os demais bancos o padrão de apresentação será o mesmo.



Observações :

  • As ocorrências e motivos do banco Santander são os mesmos independentemente do número do banco se 033 ou 353.