Instruções bancárias do arquivo de retorno do Banco do Brasil – Ocorrências e Motivos

Instruções bancárias do arquivo de retorno do Banco do Brasil – Ocorrências e Motivos



Buscando otimizar o processo financeiro do Condomínio21 especificamente a rotina de leitura de arquivos de retornos, foi criada uma nova tela no sistema que além de apresentar as ocorrências bancárias e seus motivos, possibilitará o cadastro e exclusão de ambos.

Atualmente os bancos estão inserindo nos arquivos de retorno informações relevantes relacionadas aos títulos, desde a confirmação de entrada, rejeição, sustação até a baixa. Todas estas são exemplos de ocorrências e em alguns casos elas podem possuir motivos que também são disponibilizados nos arquivos. Com a identificação de tais informações as administradoras poderão tomar decisões e realizar ações relacionadas aos boletos de forma mais rápida e direcionada.

Nesta versão esta funcionalidade está disposta somente para o Banco do Brasil.

 

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Cadastros > Ocorrências Bancárias
  2. A nova tela é composta por três abas:


1 – Ocorrências : lista todas as ocorrências bancárias e permite o cadastro de novas.




2 – Motivos : apresenta os motivos das ocorrências selecionadas na aba anterior e caso a mesma não possua motivo definido, a tela não será preenchida. Nesta aba, também é possível cadastrar novos motivos.




3 – Ocorrências x Motivos : exibe o relacionamento entre as ocorrências e motivos existentes.       




  • As ocorrências e seus motivos (caso existentes) serão apresentados na tela de  Log de Retorno exibida após a leitura do arquivo.






  • Nesta funcionalidade foram tratados dois tipos de layout do Banco do Brasil, o tipo  Padrão que terá suas informações apresentadas inicialmente na tela e segue a cobrança CNAB 400 posições e o tipo  Carnê que também possui tanto as ocorrências quanto os motivos já cadastrados e segue o padrão bancário CNAB 240 posições. Para navegar entre os dois, basta alterar a seleção no filtro  Tipo do Layout .




Observações :

  • As ocorrências bem como os motivos pré-cadastrados, poderão ser editados caso necessário. 
  • Esta tela e nova funcionalidade está disponível para versões Corporate do Condomínio21. 
  • A tela  Ocorrências CNAB ( menu Cadastros ) continuará disponível e funcionará da forma habitual nesta versão.