Visando contribuir com a produtividade das administradoras, existe uma funcionalidade no Condomínio21 que possibilita importar para o sistema unidades e suas respectivas pessoas de forma automática.
Com esta funcionalidade, o processo de cadastro de unidades, proprietários e locatários de um novo condomínio passa a ser feito de forma ágil, bastando fornecer ao sistema uma planilha ou arquivo no formato texto contendo as informações a serem utilizadas no cadastro.
Esta planilha ou arquivo texto pode apresentar os dados cadastrais em qualquer ordem, sendo necessário apenas indicar ao sistema em qual coluna está cada informação. A partir daí o Condomínio21 fará a leitura.
Assim que o arquivo for lido pelo sistema, será feita, automaticamente, uma análise dos dados que apontará as inconsistências para que sejam corrigidas na planilha ou arquivo texto pelo usuário, garantindo assim a integridade dos dados ao serem importados. Estas situações encontradas durante a importação serão exibidas na aba Log de Importação.
A tela de importação apresenta uma legenda com painel em cores que sinalizam e facilitam a identificação destas inconsistências.
Esta feature permite que a primeira cobrança de um novo condomínio seja realizada com maior agilidade e em um prazo menor, uma vez que o trabalho de digitação desses cadastros não precisará ser feito.
Importante:
Como fazer:
Figura 1 Exemplo de uma planilha de importação de dados de pessoas
Nesta planilha, o campo “Iniciar a leitura do arquivo a partir da linha” deverá receber o valor 2. Desta forma, o sistema irá ignorar a linha 1, que contém a linha de cabeçalho.
Na planilha abaixo, o campo “Iniciar a leitura do arquivo a partir da linha” deverá receber o valor 3. Desta forma, o sistema irá ignorar as linhas 1 e 2, já que nesta planilha o cabeçalho ocupa duas linhas.
Neste último exemplo abaixo, o campo “Iniciar a leitura do arquivo a partir da linha” deverá receber o valor 1 (que é o padrão do sistema). Desta forma, o será realizada a importação dos dados a partir da primeira linha, pois esta planilha não tem linha de cabeçalho.
Na aba Visualização é apresentada uma legenda e um log para facilitar a correção dos dados inconsistentes. Cada cor corresponde a uma situação diferente. Serão destacados somente os campos que apresentarem algum tipo de inconsistência. Desta forma, será fácil identificar o que precisa ser corrigido na planilha antes de processar a importação.
Importante:
Tabelas de conversão
Alguns dados da planilha podem ser convertidos durante a importação para que fiquem compatíveis com os valores que são aceitos pelo sistema sem que seja necessário alterar manualmente todos os dados do arquivo.
Exemplo: o sistema exige que o campo “Tipo de Pessoa” seja “F” quando for física ou “J” quando for jurídica. Se na planilha esse campo estiver preenchido com variações das palavras “Física” e “Jurídica”, basta criar uma tabela de conversão para que o sistema possa fazer a adaptação durante a importação dos dados.
Como fazer:
Valor fixo
Se for necessário repetir o mesmo valor em um determinado campo para todas as unidades e/ou pessoas importadas, é possível utilizar o campo “Valor fixo:”. Utilizando esse recurso, o sistema não fará a leitura da planilha para buscar esta informação.
Exemplo: todas as pessoas do condomínio são do tipo pessoa física.
Como fazer:
Importação de Pessoas e Unidades
Todos os passos mencionados até agora serão utilizados para os dois tipos de importação “Pessoas” e “Pessoas e Unidades”. Entretanto, a configuração da importação de Pessoas e Unidades possui uma particularidade que é a indicação do tratamento que deverá ser dado às informações do locatário.
Há casos em que um novo condomínio (imóveis novos entregues por uma incorporadora) ainda não estão locados e, neste caso, os dados de locatário não existirão na planilha de importação. Há duas formas de tratar esta situação usando o campo “Valor padrão para locatário não informado”. As opções são: “Repetir proprietário” e “Unidade vazia”. Se for escolhida a primeira opção, ao importar o cadastro da nova unidade, o Condomínio21 irá repetir nos dados do locatário os mesmos dados importados para o proprietário. Se for escolhida a segunda opção, o Condomínio21 lançará o locatário com o código correspondente a Unidade vazia.
Importação usando arquivo do tipo Texto (.TXT)
Ao configurar a importação de um arquivo texto, alguns parâmetros adicionais devem ser definidos. Estes campos não ficam disponíveis na configuração de importação de planilha Excel.
Exemplo: se os campos forem separados por ponto e vírgula, serão apresentados da seguinte forma no arquivo texto: Joao da Silva; F;145.