Para o condomínio que utiliza o certificado do tipo A3, até então para a competência 09/2023, o envio das informações para a EFD-REINF deve ser transmitido diretamente pelo Portal e-CAC da Receita Federal.
Veja abaixo, como fazer:
- Antes de acessar o Portal e-CAC, gere o relatório dos eventos no Condomínio21, para ajudar na inserção das informações. Para isso, clique no menu Módulos > Contas a Pagar > EFD-REINF e na opção Enviar, excluir ou consultar eventos periódicos – Serviços Tomados (R-2010, R-4010, R-4020, R-4040 e R-9000).
No relatório gerado, terão as informações das retenções, qual tipo de evento, qual tipo do imposto, dados do CNPJ, do condomínio e outros.
- Com o relatório gerado, acesse o Portal e-CAC clicando nesse link.
- O site abrirá a página para que você faça o acesso, pelo CNPJ, login e senha do condomínio ou pelo certificado digital.
- Para usar o certificado digital A3, clique na opção Entrar com o gov.Br.
- O site abrirá a página do gov.br, onde você deve clicar na opção ‘Seu certificado digital.’
- Em seguida, será mostrada a janela para selecionar o certificado. Escolha o que for trabalhar.
- Após isso, será aberta a página do Portal e-CAC, onde você poderá fazer a inserção das informações da REINF.
Para isso, clique no botão Declarações e Demonstrativos.
- Em seguida, clique no botão Acessar EFD-REINF no bloco SPED - Sistema Público de Escrituração Digital.
- Será aberta a tela, onde você poderá informar os eventos periódicos das retenções de INSS, PIS/PASEP, COFINS E CSLL.
Retenções de INSS (R-2010)
- Para declarar as retenções de INSS, clique sobre a aba ‘Retenções Previdenciárias (Séries R-2000 e R-3000)’ e depois clique em Retenção Contribuição Previdenciária - Tomadores de Serviços (R-2010).
- Para inserir as informações das retenções, ou seja, um novo evento clique no botão ‘Incluir novo evento.’
- Você deverá informar o mês da apuração, escolher o estabelecimento e com isso digitar o CNPJ do condomínio e por fim, digitar o CNPJ do prestador de serviços da nota fiscal (fornecedor).
Clique no botão ‘Continuar’ para prosseguir.
Importante: Aqui você deverá informar os eventos por fornecedor, ou seja, após finalizar um, deverá iniciar o do próximo.
- Na próxima tela, selecione as informações obrigatórias mostradas na imagem, pelas setas e em seguida, clique na opção Notas fiscais de serviços tomados (Incluir nota).
- Na tela que abrirá, você deverá informar todos os dados da primeira nota fiscal do fornecedor. Por fim, clique em Salvar.
- A página voltará para a amostragem anterior e para continuar, clique na opção Tipos de serviço [Incluir Novo].
- Será apresentada a tela abaixo, onde você deverá inserir as informações referentes a nota fiscal. No fim, clique em Salvar.
- A medida em que você for inserindo as informações, o campo de totalizadores começará a ser abastecido. Caso queira informar mais notas para esse fornecedor, clique novamente na opção Notas fiscais de serviços tomados [Incluir nota], e faça a inserção da nova nota. Ao final, você pode Salvar o rascunho e depois enviar ou então clicar no botão [Concluir e enviar].
- Após concluir o cadastro e envio do evento desse prestador de serviços, caso tenha de outros, refaça o processo mostrando acima, mas agora considerando o CNPJ desse novo fornecedor.
- Uma vez realizados o envio de todas as retenções, realize o fechamento desse evento. Para isso, clique na opção Fechamento do Movimento (R-2099).
- Digite o período de apuração e ao final, clique na opção para realizar o fechamento.
Retenções de IRRF, PIS/PASEP, COFINS E CSLL (R-4010 e R-4020)
- Para declarar as retenções de IRRF, PIS/PASEP, COFINS E CSLL clique sobre a aba ‘Rendimentos Pagos/ Creditados (Série R-4000)’ e depois clique em Incluir pagamento/ crédito).
- Escolha qual o evento, com base no tipo do beneficiário (prestador)se pessoa física ou jurídica. Clique sob uma das duas opções.
- Você deverá informar o mês da apuração, digitar o CNPJ do condomínio e por fim, digitar o CNPJ do prestador de serviços da nota fiscal (fornecedor), que recebeu o pagamento.
Clique no botão ‘Continuar’ para prosseguir.
Importante: Aqui você deverá informar os eventos por fornecedor, ou seja, após finalizar um, deverá iniciar o do próximo.
- Na próxima tela, clique em ‘Natureza do rendimento pago/creditado ao beneficiário [Incluir Nova]’.
- Na tela que abrirá, você deverá selecionar o Grupo do rendimento e em seguida, a natureza do rendimento. Ao final, clique em Salvar.
- Na tela que abrirá, você deverá selecionar o grupo do rendimento e em seguida, a natureza do rendimento. Ao final, clique em Salvar.
- Posteriormente, clique na opção Detalhamento dos pagamentos e/ou créditos [Incluir Novo].
- Insira a data do fato gerador, que no caso é a data que você utilizada como a de apuração (pagamento, emissão ou vencimento da nota fiscal).
- Em Valor Bruto, coloque o valor total da nota.
- Depois disso, passe para os campos de retenção. Informe nos campos dos impostos da nota, o valor base e da retenção de cada um e ao final, clique em Salvar.
- Se porventura a natureza jurídica do condomínio estiver diferente do que consta no CNPJ, você deve informar o código da natureza jurídica, no campo mostrado na imagem abaixo. Caso contrário, se não houver mais notas fiscais desse beneficiário, salve o rascunho para enviar depois ou conclua e envie, acionando os botões referentes.
Se houver mais notas fiscais desse fornecedor, refaça o processo de incluir nova nota.
- Após concluir o envio desses eventos, é hora de realizar o fechamento. Para isso, clique na opção Fechamento do Movimento (R-2099).
- Digite o período de apuração e ao final, clique na opção para realizar o fechamento.
Importante:
- A Group Software está trabalhando para que o envio dos eventos da EFD-REINF, utilizando o certificado do tipo A3, para os eventos do novo layout da Receita Federal, aconteça diretamente pelo Condomínio21, para as competências futuras, diferentes do mês 09/2023.