As notas explicativas em boletos geralmente são textos que explicam algum cálculo específico, algum tipo de cobrança específica ou mesmo alguma orientação que a Administradora deseja passar ao cliente após o fechamento da cobrança.
Para inserir notas explicativas nos boletos utilizando o Condomínio21, é necessário cadastrar a nota explicativa antes.
Para isso, acesse Menu Editar > Fechamento > Mensal;
Clique no botão Nota Explicativa.
Preencha o texto e clique em Gravar.
Agora que o cadastro dessa nota explicativa foi feito, acesse o menu Cadastros > Condomínios > Configurações avançadas > aba Cobrança avançada.
Nessa tela, habilite a opção Texto livre e, em seguida, clique no botão Texto livre, ao lado.
Insira um texto adicional, caso necessário. Clique no campo de seleção destacado abaixo e selecione a opção Notas explicativas. Em seguida, clique nas duas setas para incluir o texto como nota explicativa.
Clique no botão Gravar.
Vá até a tela de geração de boletos, através do menu Baixas / Cobrança > Recibos / Boletos.
Selecione o (s) boleto (s) e clique em Visualizar.
Selecione a conta corrente que o condomínio utiliza para geração dos boletos.
Clique em Sim para visualizar os boletos.
Insira um histórico de cobrança, caso a empresa utilize esse recurso e clique em Gravar.
A nota explicativa irá aparecer no boleto.
Observações:
Para que a nota explicativa do mês anterior apareça no boleto do mês atual, é necessário cadastrar uma nota explicativa no mês anterior;
É possível adicionar uma nota explicativa por mês;
O único boleto que não tem esse recurso de texto livre + notas explicativas é o de formato Carnê.