Como Cadastrar Clientes

Como Cadastrar Clientes



  1. Acesse:  Menu > Cadastros > Clientes ;



  1. Acione o botão  Novo ;



  1. Preencha os campos: 

Dados Cadastrais :




- Código : campo preenchido automaticamente pelo sistema ao gravar um cliente. 

Importante : Ao acionar o ícone binóculo, é possível buscar um cliente que já foi cadastrado no sistema.  - Correio : defina se os boletos serão enviados ou não pelo correio aos clientes. 


- Tipo : selecione se o cliente pessoa física ou jurídica (empresa). 

- Nome : informe o nome completo do cliente. 

- Razão Social : informe a razão do social do cliente. 

- Endereço : informe o nome da Rua, Avenida, Praça, número, etc. do cliente. 

- Bairro : informe o bairro do cliente. 

- Cidade : informe a cidade do cliente. 

- Estado : informe o estado do cliente. 

- CEP : informe o CEP do cliente. 

- CPF/CNPJ : informe o Cadastro de Pessoa Física ou o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 

- Telefone : informe o telefone do cliente. 

- Fax : informe o fax do cliente. 

- Celular : informe o celular do cliente. 

- E-mail : informe endereço de e-mail do cliente. 

- Insc. Est. : informe os dados da Inscrição Estadual. 

- Mun. : informe os dados da Inscrição Municipal. 

- Observações : caixa de texto para inserir alguma informação adicional. 



SPED Contábil: 




Permite cadastrar o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) Contábil para o cliente específico. O SPED é usado principalmente na integração com o [link Group Contábil]. Permite o envio dos dados para a geração do SPED no Group Contábil.

- Participante do SPED Contábil : ao selecionar a opção, o sistema habilita os campos para preenchimento, sendo assim possível exportar os dados do Cliente para geração dos arquivos de SPED no Group Contábil. 

- Código do país : informe o código do país participante conforme tabela do Banco Central do Brasil. 

- Código do Município : código do município conforme tabela do IBGE. 

- Inscrição Estadual : informe a inscrição estadual do participante. 

- Inscrição Estadual na UF : inscrição Estadual do participante na UF da empresa de origem da movimentação contábil. 

- SUFRAMA : número de inscrição do participante da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus). 

- Relacionamento : selecione o tipo de relacionamento que o participante terá com o SPED.


  1. Após preencher os campos, acione o botão  Gravar .



Tipo de Relacionamento – SPED Contábil


Nessa tela será possível selecionar o relacionamento que o participante terá com o SPED e informe o período de vigência. Em cada período, pode existir apenas um relacionamento. 





Como criar o Relacionamento

  1. No campo  Relacionamento , selecione uma das opções:

- Matriz no exterior; 

- Filial, inclusive agência ou dependência, no exterior; 

- Coligada, inclusive equiparada; 

- Controladora;

- Controladora (exceto subsidiária integral); 

- Subsidiária integral; 

- Controladora em conjunto; 

- Entidade de propósito específico (conforme definição da CVM); 

- Participante de conglomerado, conforme norma específica do órgão regulador, exceto as que se enquadrem nos tipos de precedentes; 

- Vinculadas (Art. 23 da Lei 9.430/96), exceto as que se enquadrem nos tipos precedentes; 

- Localizada em país com tributação favorecida (Art. 24 da Lei 9.430/96), exceto as que se enquadrem nos tipos precedentes.


  1. Preencha os campos  Data de Início Data de Término
  2. Acione o ícone  Gravar ;



  1. Relacione quantos itens quiser, lembrando que cada período, pode existir apenas um relacionamento; 
  2. O botão  Ativar Edição permite alterar os relacionamentos; 
  3. Após a alteração, acione o botão  Gravar Sair ;



Débito Automático


Essa opção é utilizada quando o cliente possui conta corrente no mesmo banco do condomínio. Nesse caso, é possível gerar no sistema um arquivo de remessa para debitar automaticamente da conta corrente do cliente os valores que ele deve pagar ao condomínio.


Como Associar Contas para Débito Automático

  1. Acesse:  Menu > Arquivo > Configurações do Sistema > Receitas
  2. Marque a opção  Débito automático ;



  1. Acione o botão  Gravar
  2. Acesse:  Menu > Cadastros > Clientes
  3. Selecione o Cliente; 
  4. Acione o botão  Débito automático ;



  1. Ao apresentar a tela, preencha os campos:  



- Identificador : esse número geralmente é gerado automaticamente pelo sistema e não necessita ser alterado. 

- Banco : informe o número do banco da pessoa. 

- Agência : informe a agência do banco da pessoa. 

- Conta Corrente : informe a conta corrente do banco da pessoa.


  1. Após preencher os campos, acione o botão  Gravar ;





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