Group PAY - Como realizar as configurações para a busca automática de notas fiscais

Group PAY - Como realizar as configurações para a busca automática de notas fiscais


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Group Pay: a revolução do setor de contas a pagar das administradoras


O Group Pay é uma solução completa que captura notas fiscais de despesas dos seus condomínios e facilita o lançamento no Condomínio21. Na prática, o Group Pay captura cobranças ao CNPJ do condomínio diretamente das fontes e analisa todos os documentos e extrai essas informações, inserindo-as no sistema. Além da identificação das informações, os robôs utilizados na ferramenta conseguem capturar o arquivo em PDF da Danfe (NFe) e da Nota Fiscal de Serviço (NFSe), incluindo notas fiscais emitidas por MEI, desde que o município de emissão esteja presente no Portal Nacional de Notas Fiscais.

Neste manual será ensinado o passo a passo para configurar o  Group Pay para posteriormente ser utilizado no Condomínio21. Aqui serão abordadas as configurações obrigatórias, que podem ser feitas por você ou pelas nossas equipes de Implantação e Suporte.

Vamos lá?


Como solicitar a contratação do Group Pay


A contratação será feita, após o contato com um consultor do setor Comercial da Group Software. Para que ele saiba do seu interesse, faça os passos abaixo no Condomínio21.


  1. Acesse o menu Módulos -> Contas a Pagar -> Group Pay.
  2. Clique no botão [Ver Mais].



  1. O sistema irá te direcionar para uma tela com mais algumas informações. Nela, clique em [Quero Saber mais] ou em [Quero uma demonstração].




  1. Caso tenha dúvidas antes de seguir, clique na tag 'nossa equipe' que você será direcionado para o Canal de Atendimento do WhatsApp da Group Software.
  2. Caso prossiga, será exibida a mensagem informando que foi enviado um e-mail ao nosso setor Comercial. Clique em OK.



  1. Aguarde o contato de um dos consultores da Group.
  2. Enquanto isso, caso acesse a opção do Group Pay, a tela abaixo será apresentada. Nela está informando que você pode aguardar ou acelerar o atendimento, através do WhatsApp, clicando com o link em destaque na imagem.


  1. Nesse processo, será enviado um e-mail automático para os consultores da Group Software, que entraram em contato o quanto antes, para mostrar os benefícios e planos comerciais do Group Pay.
  1. Caso você já tenha o Group Pay contratado, os próximos passos desse manual são de como utilizar todas as opções relacionadas a ele.




Como fazer a ativação da funcionalidade, credenciamento dos condomínios e configurações de certificado digital e acessos aos Portais das Prefeituras

Ativando o Group Pay para a administradora e no sistema

A ativação do Group Pay no Condomínio21, ocorrerá automaticamente, em poucos dias, após confirmação da contratação junto ao Financeiro.

Nessa ativação, o sistema irá liberar as funções para o uso do Group Pay.


Credenciando os condomínios no Group Pay

Após o credenciamento da administradora e liberação da funcionalidade ter sido efetivado, será a hora de configurar os condomínios que terão suas notas fiscais captadas.

Para fazer isso, você poderá ativar vários de uma só vez ou um a um. A quantidade de condomínios que você pode credenciar, vai de acordo com o plano contratado.

É importante salientar, que cada condomínio tem sua configuração separada, isso porque os robôs que fazem a captação das notas, segue a diferenciação pelo CNPJ do condomínio.

Como fazer: 
  1. Acesse o menu Módulos -> Contas a Pagar -> Group Payse for o primeiro acesso para configuração de condomínios, o Group Pay já trará a tela de configuração de condomínios. 
  2. Se já tiver condomínios credenciados e precisa liberar novos, clique no menu lateral -Group Pay -> Credenciar condomínios

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


  1. A tela para o Credenciamento e Configuração dos condomínios, será exibida conforme a imagem a seguir:


Detalhes dos campos da tela:

Aba Busca Externa

Nessa aba são ativados os condomínios que usarão o Group Pay e permite que ocorra a configuração para busca das notas nas Prefeituras, no Portal Nacional de Notas e na Receita Federal.

Buscar Condomínio: Filtro que permite buscar o condomínio pelo nome ou CNPJ, lembrando que o CNPJ deve estar igual ao cadastro, com pontos e traços.
  1. Plano atual: Na parte superior direita da tela será exibido o plano contratado para o Group Pay.
  1. Condomínios ativos no Group Pay: Mostra a quantidade de condomínios que já estão ativos no Group Pay.
  1. Ativar vários condomínios : Nesta tela, todos os condomínios do Condomínio21 serão exibidos, permitindo a seleção múltipla e a ativação para utilização no Group Pay.


Colunas de informações na tela: 

    1. Condomínios: Será mostrado o nome do condomínio
    2. CNPJ: Apresenta o CNPJ do condomínio
    3. Usando Group Pay: Contém a opção que deve ser marcada para ativar o condomínio e liberar a sua configuração. Caso já esteja marcada, identificará que o condomínio foi corretamente ativado e liberado para uso.
 
  1. Botão Configurar:
    1.  : Quando exibido dessa maneira, significa que o condomínio ainda não está ativo.
    2. : Quando exibido dessa maneira, significa que o condomínio já foi ativado e está pronto para ter as informações configuradas para a captação das notas.

Como ativar o condomínio:


  1. Marque a opção <Ativo> na coluna Usando Group Pay.
  1. Aguarde até que o sistema valide o credenciamento. O sucesso da ativação do condomínio você saberá, quando o botão [Configurar] ficar habilitado. 
  2. Usando a opção para <Ativar vários condomínios> de uma só vez, a opção <Ativo> ficará marcada automaticamente, bem como a liberação do botão [Configurar] acontecerá da mesma forma.
  1. Caso esteja faltando alguma informação que impeça a ativação do condomínio, o motivo será mostrado na linha do nome do condomínio. Basta corrigir a informação e voltar no credenciamento.

Como credenciar as informações para busca externa de notas:
  1. Clique no botão [Configurar].
  1. Ao acessar essa tela, você poderá configurar a busca automática das notas fiscais do condomínio. Além disso, será possível acompanhar o status do credenciamento inicial. 
  1. Nesta mesma tela, você também realizará o credenciamento do certificado digital, além de inserir o login e a senha necessários para acessar as prefeituras ou sites de ISS onde as notas fiscais de serviço estão disponíveis.


Importante


As notas, só poderão ser resgatadas após o credenciamento do certificado digital. Além disso, é necessário que o município do fornecedor esteja na lista dos que aderiram ao Portal Nacional de Notas. Para verificar essa informação, acesse: Portal Nacional de Notas - Municípios Aderentes.





Conferindo a situação do Credenciamento do Condomínio na plataforma do Group Pay


No bloco Credenciamento inicial, você poderá acompanhar através da descrição do campo Situação, como está o andamento.

  1. INICIADO: Significa que o processo foi iniciado e, em breve, será concluído.
  2. CONCLUÍDO: Significa que o processo foi finalizado e já é permitido seguir com as configurações de certificado, bem como login e senha das prefeituras.









Configurando o Certificado Digital – Para notas de produto (NFe) e MEI


Se não existir nenhum certificado configurado para o condomínio será exibido o botão [Novo Certificado]. Caso já exista, será exibido o botão [Credenciar Certificado].



Ao clicar no botão [Novo Certificado] será exibida a mensagem abaixo, e ao clicar em [ Sim], você será redirecionado para a página de cadastro de certificados. Caso queira saber mais sobre o cadastramento segue link do manual: Gestão de Certificados Digitais. Nesse artigo, você verá o passo a passo de como configurar um certificado digital para o condomínio.


Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Siga o passo a passo descrito no manual citado e retorne à tela de configuração do certificado digital.

Em seguida, clique no botão [Credenciar certificado]. Essa ação é essencial para que o arquivo do certificado seja enviado aos robôs que consultam o site da Receita Federal.





  1. Após o credenciamento, a situação irá mudar para ‘Concluído’ e uma mensagem de sucesso será exibida no rodapé da tela. Caso ocorra algum erro, a mensagem também será apresentada no mesmo lugar.


Importante

  1. Se já existir um certificado cadastrado para o condomínio, clique diretamente no botão [Credenciar certificado], sem a necessidade de acessar a tela de ‘Gestão de Certificados’.
  2. O certificado deve estar válido para que o credenciamento seja bem-sucedido. No próprio Condomínio21, você pode verificar a validade na tela de ‘Gestão de Certificados’.
  1. Se ocorrer algum erro genérico ao clicar no botão [Credenciar certificado], primeiro exclua o certificado cadastrado, adicione-o novamente e tente credenciar novamente. Se o erro persistir, entre em contato com o Suporte da Group Software.
  1. Não é possível utilizar certificado por procuração da administradora para buscar notas fiscais dos condomínios. A Receita Federal confronta o CNPJ do certificado, com o CNPJ do condomínio que está na nota. Além desse, o certificado do tipo A3 também não é permitido para o credenciamento de condomínios no Group Pay.




Configurando Login e senha dos portais municipais (sites das prefeituras) – Para notas de serviço (NFSe)

  1. O sistema preencherá a inscrição municipal de forma automática, caso ela esteja cadastrada no campo <Inscrição> do cadastro do condomínio. Caso não tenha essa informação no cadastro do condomínio, você poderá digitar a inscrição municipal nesse campo, para que seja enviado para o credenciamento.
  1. Se a busca das notas fiscais do seu condomínio ocorra através do login e senha de acesso ao site/portal da prefeitura da cidade dele, no campo Login digite o usuário que você utiliza nesse acesso e no campo Senha e digite a senha utilizada para o acesso ao site.







  1. Por fim, clique em [Salvar].
  1. O sucesso da operação será mostrado na tela.


Importante

  1. Haverão duas possibilidades de cadastro de login e senha para prefeituras distintas. Essa diferença de cadastro, acontece pela identificação do Acesso 1 e  Acesso 2. Por padrão, sempre estará na aba 'Acesso 1'. 


  1. Caso o acesso ao site da prefeitura seja via certificado digital, não precisa realizar o cadastro do login e senha. Basta deixar a opção 'Utilizar certificado no cadastro ' e ter a inscrição municipal cadastrada.



  1. Antes de informar o login e senha, confira realmente se eles estão corretos e válidos. Há prefeituras e portais, como o da prefeitura de Curitiba, que os dados de acesso têm validade, por isso precisam ser constantemente alterados. Se, alguma informação estiver incorreta, os robôs não conseguirão fazer a captura das notas.
  1. A inscrição municipal do condomínio é obrigatória para o credenciamento das notas fiscais de serviço, cujo acesso aos portais municipais (prefeituras) seja via login e senha.




Como replicar login e senha para outros condomínios

É comum que administradoras utilizem o mesmo login e senha para acessar os portais municipais de diferentes condomínios. Essa prática agiliza o dia a dia e, caso seja o seu cenário, você pode utilizar a funcionalidade Replicar login e senha para tornar o credenciamento muito mais rápido.

Como fazer:

  1. Acione o botão [Replicar login e senha] logo após ter salvado o cadastro dessas informações para o condomínio referente.


  1. O sistema exibirá uma tela para que você selecione os condomínios que devem receber essas mesmas informações. Marque os condomínios desejados e clique em [Salvar]. Pronto! O sistema replicará automaticamente as credenciais para os condomínios selecionados, permitindo que você pule essa etapa quando realizar o credenciamento deles.




Como alterar o login e a senha 

Se o login e a senha de acesso ao portal da prefeitura forem alterados, é necessário atualizar essas informações no Group Pay. Caso contrário, a busca automática não conseguirá localizar as notas fiscais.

Essa atualização pode ser feita diretamente por você, não é necessário acionar o Suporte. Para isso, siga os passos abaixo:


Como fazer:

  1. Clique no botão  conforme indicado pela seta na imagem a seguir.



  1. Os campos de edição dos dados de acesso do condomínio ao portal da prefeitura serão liberados pelo sistema. Insira as informações atualizadas e clique no botão   de confirmação. Em seguida, finalize a ação clicando em [Salvar].

  2. Após isso, o sistema enviará automaticamente a atualização para os robôs, que passarão a utilizar os novos dados para realizar a busca das notas fiscais de serviço.




Como enviar atualização de dados cadastrais do condomínio

Todas as vezes em que for necessário alterar o certificado digital, ou dados de acesso aos portais da prefeitura ou ainda caso o condomínio tenha informações como endereço e outros modificados, será necessário o envio da atualização dessas informações para os robôs.

Para isso, será necessário que você acione o botão [Atualizar dados do condomínio] . Através dessa ação, o Condomínio21 consulta automaticamente os dados cadastrados do condomínio na Receita Federal, utilizando o CNPJ informado. As informações atualizadas, como endereço e razão social, são enviadas para os nossos robôs em processos relacionados ao condomínio.




Importante
  1. Este processo não altera as informações cadastrais do condomínio já registradas no sistema.



Como configurar informações e ações prévias para a busca das notas e criação do lançamento de contas a pagar

Antes de iniciar o uso do Group Pay, é aconselhável fazer a associação das classes de contas do sistema para os fornecedores. Além disso, é importante que você saiba a periodicidade da busca dos documentos pelo Group Pay, por isso, os dois próximos tópicos, respectivamente, mostrarão essas duas informações, antes de iniciar o passo a passo de como utilizar o Group Pay no Gerenciamento das notas fiscais.


Vinculação de informações ao fornecedor

Como vincular a classe de conta e classificação de serviço ao fornecedor


Com o intuito de facilitar ainda mais o cadastro da despesa pelo Group Pay, foram criados dois campos na tela de cadastro do fornecedor: Classe de Conta e Classificação de Serviço.


Vincular classe de conta e classificação de serviço ao fornecedor de forma manual

Como fazer:
  1. Acesse o menu Cadastros > Fornecedor.
  2. Em seguida, no campo Classe de Conta clique em [Associação de Classes por Condomínio].


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


  1. O sistema abrirá a tela conforme imagem, a seguir, mostrando nome do condomínio do lado esquerdo e uma coluna em branco do lado direito, para que você escolha qual classe corresponde ao fornecedor mostrado na tela, para o condomínio em questão. Para isso, clique no botão [...].

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


  1. O Condomínio21 abrirá a tela do plano de contas do condomínio. Escolha a classe e clique em [Selecionar] ou clique duas vezes com o teclado sob a linha da classe desejada.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


  1. A classe escolhida será preenchida na tela principal do relacionamento.
  1. Para concluir o processo clique em [Gravar].

Interface gráfica do usuário, TextoDescrição gerada automaticamente


Observações:

  1. Existem administradoras que utilizam planos de contas distintos para os condomínios. Por essa razão, foi desenvolvida uma tela separada, onde não é permitido selecionar apenas uma classe para o fornecedor. Isso se deve ao fato de que o cadastro de fornecedores no Condomínio21 é feito de forma geral.
  1. Se você trabalha com apenas um plano de contas ou se a classe do fornecedor é a mesma para todos os condomínios, é possível replicar a escolha de uma classe para todos eles. Para isso, basta utilizar o botão [Replicar].
  1. A exclusão de uma classe ao fornecedor é feita através do acionamento do botão [Limpar Classe do item selecionado].
  2. Para a classificação de serviço, basta selecionar uma das existentes na tela de cadastro do fornecedor, no campo referente. Ao final, clique em [Gravar].


Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Vincular classe de conta ao fornecedor de forma automática


Para simplificar a associação de classes de contas aos fornecedores, especialmente no primeiro uso do Group Pay, foi desenvolvida uma funcionalidade que automatiza esse processo. A funcionalidade considera a classe de conta e a classificação de serviço mais utilizada para o fornecedor nos últimos três meses. Dessa forma, ao acessar a tela de Fornecedores, você perceberá que o sistema já realizou essa associação automaticamente, dispensando qualquer ação manual.


Como fazer:
  1. Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração aba Manutenção botão [Vincular inf. fornecedor].

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


  1. O sistema irá mostrar a tela para você digitar sua senha e em seguida a mensagem conforme a imagem abaixo. Ao clicar em [Sim] fará a associação automática tanto da classe de conta quanto da classificação.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Observação:

  1. O ideal é que o processo acima seja realizado em algum momento em que o sistema não esteja sendo acessado por várias pessoas, no fim ou no início do dia, por exemplo.



Configurações prévias que refletem no lançamento de contas a pagar

Como fazer:
  1. Acesse o menu Módulos -> Contas a Pagar -> Group Pay ou acesse o menu lateral e clique em Group Pay -> Cadastrar Despesas.
  2. No canto superior direito, clique no botão de [Engrenagens] .
  3. Será aberta a tela a seguir:




  1. Ao clicar na engrenagem será possível selecionar quais as configurações desejadas para criação das contas a pagar.
  2. Marque a(s) opções que se enquadram no seu dia a dia e ao final clique em [Confirmar] para salvar. Abaixo a descrição da função de cada opção dessa tela.


  1. Utilizar produto e/ou serviço como descrição: A descrição do lançamento criado no Condomínio21 será o produto ou serviço da nota captada.
  2. Criar lançamentos com a conta principal do fornecedor: Caso o fornecedor tenha conta corrente cadastrada, o lançamento será gerado com a conta corrente principal do fornecedor vinculada ao lançamento.
  1. Considerar anexos GED para todas as parcelas: Caso o cliente tenha o GED contratado, esta opção estará disponível. Se selecionado, todas as parcelas de um lançamento receberão a imagem da nota no GED. Caso contrário, elas serão criadas sem a nota fiscal anexada.
  1. Considerar anexos GED para os impostos: Caso o cliente tenha o GED contratado esta opção estará disponível. Com ela marcada, ao realizar um lançamento com retenção de impostos, a imagem da nota será vinculada pelo GED não somente no lançamento principal da nota, mas em suas retenções. 
  1. Considerar e incluir o ano de emissão pelo prefixo nas notas fiscais de serviço: Para clientes que utilizam o ano completo como prefixo na numeração das notas fiscais de serviço (como ocorre em algumas notas de prefeituras), esta opção realiza a conversão automática do prefixo. O sistema ajusta os dois últimos dígitos do ano captados pelo portal nacional, substituindo-os pelo prefixo de ano completo, garantindo que as notas sejam identificadas corretamente no processo de lançamento.
  1. Incluir descrição do serviço da nota no lançamento: Ao processar Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e), a descrição do serviço informada na nota será automaticamente incluída no lançamento criado no Condomínio21.
  1. Tipo de pagamento padrão: Será possível selecionar qual o tipo de pagamento padrão para geração da conta a pagar. Porém, pode ser alterado em tela na hora da criação. 
  1. Tipo DocPagamento: Será possível selecionar qual o tipo de documento padrão para geração da conta a pagar. Podendo ser alterado em tela na hora da criação. 


Qual o prazo de busca de documentos pelo Group Pay

Após o cadastro de um condomínio, a busca pelas notas fiscais e demais documentos associados será iniciada em até 24 horas. As buscas serão realizadas diariamente nos seguintes horários:
  1. Notas tomadas (produtos e serviços): 6h em 6h
  1. Concessionárias: (Ainda não disponível. Será liberado, em breve.)
  1. DDA: (Ainda não disponível. Será liberado, em breve.)
  1. E-mail:  (Ainda não disponível). 



Conclusão

O processo descrito neste artigo apresenta os passos necessários para configurar o Group Pay para realizar a busca automática de notas fiscais.

Após concluir essas etapas, você pode acessar o artigo “Group Pay – Utilizando a busca automática de notas fiscais”​ para entender como a funcionalidade funciona na prática e começar a utilizá-la no seu dia a dia.



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