Group Pay: a revolução do setor de contas a pagar das administradoras
O Group Pay é uma solução completa que captura notas fiscais de despesas dos seus condomínios e facilita o lançamento no Condomínio21. Na prática, o Group Pay captura cobranças ao CNPJ do condomínio diretamente das fontes e analisa todos os documentos e extrai essas informações, inserindo-as no sistema. Além da identificação das informações, os robôs utilizados na ferramenta conseguem capturar o arquivo em PDF da Danfe (NFe) e da Nota Fiscal de Serviço (NFSe), incluindo notas fiscais emitidas por MEI, desde que o município de emissão esteja presente no Portal Nacional de Notas Fiscais.
Neste manual será ensinado o passo a passo para configurar o Group Pay para posteriormente ser utilizado no Condomínio21. Aqui serão abordadas as configurações obrigatórias, que podem ser feitas por você ou pelas nossas equipes de Implantação e Suporte.
Vamos lá?
Como solicitar a contratação do Group Pay
A contratação será feita, após o contato com um consultor do setor Comercial da Group Software. Para que ele saiba do seu interesse, faça os passos abaixo no Condomínio21.
- Acesse o menu Módulos -> Contas a Pagar -> Group Pay.
- Clique no botão [Ver Mais].
- O sistema irá te direcionar para uma tela com mais algumas informações. Nela, clique em [Quero Saber mais] ou em [Quero uma demonstração].
- Caso tenha dúvidas antes de seguir, clique na tag 'nossa equipe' que você será direcionado para o Canal de Atendimento do WhatsApp da Group Software.
- Caso prossiga, será exibida a mensagem informando que foi enviado um e-mail ao nosso setor Comercial. Clique em OK.
- Aguarde o contato de um dos consultores da Group.
- Enquanto isso, caso acesse a opção do Group Pay, a tela abaixo será apresentada. Nela está informando que você pode aguardar ou acelerar o atendimento, através do WhatsApp, clicando com o link em destaque na imagem.

- Nesse processo, será enviado um e-mail automático para os consultores da Group Software, que entraram em contato o quanto antes, para mostrar os benefícios e planos comerciais do Group Pay.
- Caso você já tenha o Group Pay contratado, os próximos passos desse manual são de como utilizar todas as opções relacionadas a ele.
Como fazer a ativação da funcionalidade, credenciamento dos condomínios e configurações de certificado digital e acessos aos Portais das Prefeituras
Ativando o Group Pay para a administradora e no sistema
A ativação do Group Pay no Condomínio21, ocorrerá automaticamente, em poucos dias, após confirmação da contratação junto ao Financeiro.
Nessa ativação, o sistema irá liberar as funções para o uso do Group Pay.
Credenciando os condomínios no Group Pay
Após o credenciamento da administradora e liberação da funcionalidade ter sido efetivado, será a hora de configurar os condomínios que terão suas notas fiscais captadas.
Para fazer isso, você poderá ativar vários de uma só vez ou um a um. A quantidade de condomínios que você pode credenciar, vai de acordo com o plano contratado.
É importante salientar, que cada condomínio tem sua configuração separada, isso porque os robôs que fazem a captação das notas, segue a diferenciação pelo CNPJ do condomínio.
Como fazer:
- Acesse o menu Módulos -> Contas a Pagar -> Group Pay, se for o primeiro acesso para configuração de condomínios, o Group Pay já trará a tela de configuração de condomínios.
- Se já tiver condomínios credenciados e precisa liberar novos, clique no menu lateral -> Group Pay -> Credenciar condomínios

- A tela para o Credenciamento e Configuração dos condomínios, será exibida conforme a imagem a seguir:
Detalhes dos campos da tela:
Aba Busca Externa
Nessa aba são ativados os condomínios que usarão o Group Pay e permite que ocorra a configuração para busca das notas nas Prefeituras, no Portal Nacional de Notas e na Receita Federal.
Buscar Condomínio: Filtro que permite buscar o condomínio pelo nome ou CNPJ, lembrando que o CNPJ deve estar igual ao cadastro, com pontos e traços.
- Plano atual: Na parte superior direita da tela será exibido o plano contratado para o Group Pay.
- Condomínios ativos no Group Pay: Mostra a quantidade de condomínios que já estão ativos no Group Pay.
- Ativar vários condomínios
: Nesta tela, todos os condomínios do Condomínio21 serão exibidos, permitindo a seleção múltipla e a ativação para utilização no Group Pay.
Colunas de informações na tela:
- Condomínios: Será mostrado o nome do condomínio
- CNPJ: Apresenta o CNPJ do condomínio
- Usando Group Pay: Contém a opção que deve ser marcada para ativar o condomínio e liberar a sua configuração. Caso já esteja marcada, identificará que o condomínio foi corretamente ativado e liberado para uso.
- Botão Configurar:
: Quando exibido dessa maneira, significa que o condomínio ainda não está ativo.
: Quando exibido dessa maneira, significa que o condomínio já foi ativado e está pronto para ter as informações configuradas para a captação das notas.
Como ativar o condomínio:
- Marque a opção <Ativo> na coluna Usando Group Pay.
- Aguarde até que o sistema valide o credenciamento. O sucesso da ativação do condomínio você saberá, quando o botão [Configurar] ficar habilitado.
- Usando a opção para <Ativar vários condomínios> de uma só vez, a opção <Ativo> ficará marcada automaticamente, bem como a liberação do botão [Configurar] acontecerá da mesma forma.
- Caso esteja faltando alguma informação que impeça a ativação do condomínio, o motivo será mostrado na linha do nome do condomínio. Basta corrigir a informação e voltar no credenciamento.
Como credenciar as informações para busca externa de notas:
- Clique no botão [Configurar].
- Ao acessar essa tela, você poderá configurar a busca automática das notas fiscais do condomínio. Além disso, será possível acompanhar o status do credenciamento inicial.
- Nesta mesma tela, você também realizará o credenciamento do certificado digital, além de inserir o login e a senha necessários para acessar as prefeituras ou sites de ISS onde as notas fiscais de serviço estão disponíveis.
Importante:
As notas, só poderão ser resgatadas após o credenciamento do certificado digital. Além disso, é necessário que o município do fornecedor esteja na lista dos que aderiram ao Portal Nacional de Notas. Para verificar essa informação, acesse: Portal Nacional de Notas - Municípios Aderentes.
Conferindo a situação do Credenciamento do Condomínio na plataforma do Group Pay
No bloco Credenciamento inicial, você poderá acompanhar através da descrição do campo Situação, como está o andamento.
- INICIADO: Significa que o processo foi iniciado e, em breve, será concluído.
- CONCLUÍDO: Significa que o processo foi finalizado e já é permitido seguir com as configurações de certificado, bem como login e senha das prefeituras.
Configurando o Certificado Digital – Para notas de produto (NFe) e MEI
Se não existir nenhum certificado configurado para o condomínio será exibido o botão [Novo Certificado]. Caso já exista, será exibido o botão [Credenciar Certificado].
Ao clicar no botão [Novo Certificado] será exibida a mensagem abaixo, e ao clicar em [ Sim], você será redirecionado para a página de cadastro de certificados. Caso queira saber mais sobre o cadastramento segue link do manual: Gestão de Certificados Digitais. Nesse artigo, você verá o passo a passo de como configurar um certificado digital para o condomínio.

Siga o passo a passo descrito no manual citado e retorne à tela de configuração do certificado digital.
Em seguida, clique no botão [Credenciar certificado]. Essa ação é essencial para que o arquivo do certificado seja enviado aos robôs que consultam o site da Receita Federal.

- Após o credenciamento, a situação irá mudar para ‘Concluído’ e uma mensagem de sucesso será exibida no rodapé da tela. Caso ocorra algum erro, a mensagem também será apresentada no mesmo lugar.
Importante:
- Se já existir um certificado cadastrado para o condomínio, clique diretamente no botão [Credenciar certificado], sem a necessidade de acessar a tela de ‘Gestão de Certificados’.
- O certificado deve estar válido para que o credenciamento seja bem-sucedido. No próprio Condomínio21, você pode verificar a validade na tela de ‘Gestão de Certificados’.
- Se ocorrer algum erro genérico ao clicar no botão [Credenciar certificado], primeiro exclua o certificado cadastrado, adicione-o novamente e tente credenciar novamente. Se o erro persistir, entre em contato com o Suporte da Group Software.
- Não é possível utilizar certificado por procuração da administradora para buscar notas fiscais dos condomínios. A Receita Federal confronta o CNPJ do certificado, com o CNPJ do condomínio que está na nota. Além desse, o certificado do tipo A3 também não é permitido para o credenciamento de condomínios no Group Pay.
Configurando Login e senha dos portais municipais (sites das prefeituras) – Para notas de serviço (NFSe)
- O sistema preencherá a inscrição municipal de forma automática, caso ela esteja cadastrada no campo <Inscrição> do cadastro do condomínio. Caso não tenha essa informação no cadastro do condomínio, você poderá digitar a inscrição municipal nesse campo, para que seja enviado para o credenciamento.
- Se a busca das notas fiscais do seu condomínio ocorra através do login e senha de acesso ao site/portal da prefeitura da cidade dele, no campo Login digite o usuário que você utiliza nesse acesso e no campo Senha e digite a senha utilizada para o acesso ao site.
- Por fim, clique em [Salvar].
- O sucesso da operação será mostrado na tela.
Importante:
- Haverão duas possibilidades de cadastro de login e senha para prefeituras distintas. Essa diferença de cadastro, acontece pela identificação do Acesso 1 e Acesso 2. Por padrão, sempre estará na aba 'Acesso 1'.
- Caso o acesso ao site da prefeitura seja via certificado digital, não precisa realizar o cadastro do login e senha. Basta deixar a opção 'Utilizar certificado no cadastro ' e ter a inscrição municipal cadastrada.
- Antes de informar o login e senha, confira realmente se eles estão corretos e válidos. Há prefeituras e portais, como o da prefeitura de Curitiba, que os dados de acesso têm validade, por isso precisam ser constantemente alterados. Se, alguma informação estiver incorreta, os robôs não conseguirão fazer a captura das notas.
- A inscrição municipal do condomínio é obrigatória para o credenciamento das notas fiscais de serviço, cujo acesso aos portais municipais (prefeituras) seja via login e senha.
Como replicar login e senha para outros condomínios
É comum que administradoras utilizem o mesmo login e senha para acessar os portais municipais de diferentes condomínios. Essa prática agiliza o dia a dia e, caso seja o seu cenário, você pode utilizar a funcionalidade Replicar login e senha para tornar o credenciamento muito mais rápido.
Como fazer:
- Acione o botão [Replicar login e senha] logo após ter salvado o cadastro dessas informações para o condomínio referente.
- O sistema exibirá uma tela para que você selecione os condomínios que devem receber essas mesmas informações. Marque os condomínios desejados e clique em [Salvar]. Pronto! O sistema replicará automaticamente as credenciais para os condomínios selecionados, permitindo que você pule essa etapa quando realizar o credenciamento deles.

Como alterar o login e a senha
Se o login e a senha de acesso ao portal da prefeitura forem alterados, é necessário atualizar essas informações no Group Pay. Caso contrário, a busca automática não conseguirá localizar as notas fiscais.
Essa atualização pode ser feita diretamente por você, não é necessário acionar o Suporte. Para isso, siga os passos abaixo:
Como fazer:
- Clique no botão
conforme indicado pela seta na imagem a seguir.
Os campos de edição dos dados de acesso do condomínio ao portal da prefeitura serão liberados pelo sistema. Insira as informações atualizadas e clique no botão
de confirmação. Em seguida, finalize a ação clicando em [Salvar].
Após isso, o sistema enviará automaticamente a atualização para os robôs, que passarão a utilizar os novos dados para realizar a busca das notas fiscais de serviço.
Como enviar atualização de dados cadastrais do condomínio
Todas as vezes em que for necessário alterar o certificado digital, ou dados de acesso aos portais da prefeitura ou ainda caso o condomínio tenha informações como endereço e outros modificados, será necessário o envio da atualização dessas informações para os robôs.
Para isso, será necessário que você acione o botão [Atualizar dados do condomínio] . Através dessa ação, o Condomínio21 consulta automaticamente os dados cadastrados do condomínio na Receita Federal, utilizando o CNPJ informado. As informações atualizadas, como endereço e razão social, são enviadas para os nossos robôs em processos relacionados ao condomínio.
Importante:
- Este processo não altera as informações cadastrais do condomínio já registradas no sistema.
Como configurar informações e ações prévias para a busca das notas e criação do lançamento de contas a pagar
Antes de iniciar o uso do Group Pay, é aconselhável fazer a associação das classes de contas do sistema para os fornecedores. Além disso, é importante que você saiba a periodicidade da busca dos documentos pelo Group Pay, por isso, os dois próximos tópicos, respectivamente, mostrarão essas duas informações, antes de iniciar o passo a passo de como utilizar o Group Pay no Gerenciamento das notas fiscais.
Vinculação de informações ao fornecedor
Como vincular a classe de conta e classificação de serviço ao fornecedor
Com o intuito de facilitar ainda mais o cadastro da despesa pelo Group Pay, foram criados dois campos na tela de cadastro do fornecedor: Classe de Conta e Classificação de Serviço.
Vincular classe de conta e classificação de serviço ao fornecedor de forma manual
Como fazer:
- Acesse o menu Cadastros > Fornecedor.
- Em seguida, no campo Classe de Conta clique em [Associação de Classes por Condomínio].

- O sistema abrirá a tela conforme imagem, a seguir, mostrando nome do condomínio do lado esquerdo e uma coluna em branco do lado direito, para que você escolha qual classe corresponde ao fornecedor mostrado na tela, para o condomínio em questão. Para isso, clique no botão [...].

- O Condomínio21 abrirá a tela do plano de contas do condomínio. Escolha a classe e clique em [Selecionar] ou clique duas vezes com o teclado sob a linha da classe desejada.

- A classe escolhida será preenchida na tela principal do relacionamento.
- Para concluir o processo clique em [Gravar].

Observações:
- Existem administradoras que utilizam planos de contas distintos para os condomínios. Por essa razão, foi desenvolvida uma tela separada, onde não é permitido selecionar apenas uma classe para o fornecedor. Isso se deve ao fato de que o cadastro de fornecedores no Condomínio21 é feito de forma geral.
- Se você trabalha com apenas um plano de contas ou se a classe do fornecedor é a mesma para todos os condomínios, é possível replicar a escolha de uma classe para todos eles. Para isso, basta utilizar o botão [Replicar].
- A exclusão de uma classe ao fornecedor é feita através do acionamento do botão [Limpar Classe do item selecionado].
- Para a classificação de serviço, basta selecionar uma das existentes na tela de cadastro do fornecedor, no campo referente. Ao final, clique em [Gravar].

Vincular classe de conta ao fornecedor de forma automática
Para simplificar a associação de classes de contas aos fornecedores, especialmente no primeiro uso do Group Pay, foi desenvolvida uma funcionalidade que automatiza esse processo. A funcionalidade considera a classe de conta e a classificação de serviço mais utilizada para o fornecedor nos últimos três meses. Dessa forma, ao acessar a tela de Fornecedores, você perceberá que o sistema já realizou essa associação automaticamente, dispensando qualquer ação manual.
Como fazer:
- Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração aba Manutenção botão [Vincular inf. fornecedor].

- O sistema irá mostrar a tela para você digitar sua senha e em seguida a mensagem conforme a imagem abaixo. Ao clicar em [Sim] fará a associação automática tanto da classe de conta quanto da classificação.

Observação:
- O ideal é que o processo acima seja realizado em algum momento em que o sistema não esteja sendo acessado por várias pessoas, no fim ou no início do dia, por exemplo.
Configurações prévias que refletem no lançamento de contas a pagar
Como fazer:
- Acesse o menu Módulos -> Contas a Pagar -> Group Pay ou acesse o menu lateral e clique em Group Pay -> Cadastrar Despesas.
- No canto superior direito, clique no botão de [Engrenagens]
. - Será aberta a tela a seguir:
- Ao clicar na engrenagem será possível selecionar quais as configurações desejadas para criação das contas a pagar.
- Marque a(s) opções que se enquadram no seu dia a dia e ao final clique em [Confirmar] para salvar. Abaixo a descrição da função de cada opção dessa tela.
- Utilizar produto e/ou serviço como descrição: A descrição do lançamento criado no Condomínio21 será o produto ou serviço da nota captada.
- Criar lançamentos com a conta principal do fornecedor: Caso o fornecedor tenha conta corrente cadastrada, o lançamento será gerado com a conta corrente principal do fornecedor vinculada ao lançamento.
- Considerar anexos GED para todas as parcelas: Caso o cliente tenha o GED contratado, esta opção estará disponível. Se selecionado, todas as parcelas de um lançamento receberão a imagem da nota no GED. Caso contrário, elas serão criadas sem a nota fiscal anexada.
- Considerar anexos GED para os impostos: Caso o cliente tenha o GED contratado esta opção estará disponível. Com ela marcada, ao realizar um lançamento com retenção de impostos, a imagem da nota será vinculada pelo GED não somente no lançamento principal da nota, mas em suas retenções.
- Considerar e incluir o ano de emissão pelo prefixo nas notas fiscais de serviço: Para clientes que utilizam o ano completo como prefixo na numeração das notas fiscais de serviço (como ocorre em algumas notas de prefeituras), esta opção realiza a conversão automática do prefixo. O sistema ajusta os dois últimos dígitos do ano captados pelo portal nacional, substituindo-os pelo prefixo de ano completo, garantindo que as notas sejam identificadas corretamente no processo de lançamento.
- Incluir descrição do serviço da nota no lançamento: Ao processar Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e), a descrição do serviço informada na nota será automaticamente incluída no lançamento criado no Condomínio21.
- Tipo de pagamento padrão: Será possível selecionar qual o tipo de pagamento padrão para geração da conta a pagar. Porém, pode ser alterado em tela na hora da criação.
- Tipo Doc. Pagamento: Será possível selecionar qual o tipo de documento padrão para geração da conta a pagar. Podendo ser alterado em tela na hora da criação.
Qual o prazo de busca de documentos pelo Group Pay
Após o cadastro de um condomínio, a busca pelas notas fiscais e demais documentos associados será iniciada em até 24 horas. As buscas serão realizadas diariamente nos seguintes horários:
- Notas tomadas (produtos e serviços): 6h em 6h
- Concessionárias: (Ainda não disponível. Será liberado, em breve.)
- DDA: (Ainda não disponível. Será liberado, em breve.)
- E-mail: (Ainda não disponível).
Conclusão
O processo descrito neste artigo apresenta os passos necessários para configurar o Group Pay para realizar a busca automática de notas fiscais.
Após concluir essas etapas, você pode acessar o artigo “Group Pay – Utilizando a busca automática de notas fiscais” para entender como a funcionalidade funciona na prática e começar a utilizá-la no seu dia a dia.