O Group BOT Fiscal é uma das funcionalidades mais revolucionárias da atualidade no mercado condominial. Em resumo, os robôs irão realizar a captura das notas fiscais dos tipos NFe (produtos) e NFSe (serviços) para inserção automática no Condomínio21.
Após a importação, o usuário precisará apenas escolher as informações obrigatórias como mês de referência e classe de conta para que a despesa seja criada com sucesso. Entretanto, a ideia é que no futuro o sistema aprenda com base nessas escolhas o que ele deve fazer para criar a conta a pagar, sem a necessidade de uma ação manual para fazer essas seleções.
Neste documento estão sendo relatados todos os passos necessários para utilizar o Group Bot Fiscal no Condomínio21, bem como regras e particularidades para esse uso.
Há dois tipos de configurações do Group Bot Fiscal, aquelas que são para a habilitação e funcionamento básico das buscas das notas e aquelas pontuais para a criação das contas a pagar, download de notas e outros, essa última fica localizada na própria tela do Group Bot Fiscal e será explanada em outros tópicos desse manual.
Atualmente, o Group Bot Fiscal é habilitado e configurado pelo responsável da implantação dessa funcionalidade e inicialmente, algumas configurações que possui as funcionalidades para seleção dos condomínios, atualização de cadastros, frequência de atualização das notas ficam habilitadas para uso apenas para o usuário padrão da Group, porém em um futuro breve ela será liberada para os administradores do sistema e demais usuários com permissão de acesso.
De toda forma, para que o Group Bot Fiscal fique disponível para uso é preciso que a opção <Integra com o Group Bot Fiscal> presente no menu Arquivo > Integrações > Outros, esteja marcada.
Abaixo estão descritas todas as funções das configurações existentes para o Group Bot Fiscal:
O Group Bot Fiscal pode ser acessado diretamente pelo menu Editar > Lançamentos > Group Bot Fiscal ou pelo menu Baixas/Cobrança > Módulo de cobrança CNAB.
Para tratar esse acesso por usuário, esses menus foram incluídos na funcionalidade “Grupo de Acesso”, com isso acesse o menu Arquivo > Controle de Acesso e configure a permissão de uso para cada usuário do sistema.
Por padrão, todas as opções estarão marcadas para os grupos já existentes.
Importante:
Os usuários terão acesso à tela do Group Bot Fiscal quando a configuração do grupo de acesso for realizada, conforme descrito no tópico anterior e para os condomínios que ele possuir permissão de uso.
Importante:
Para que a busca automática das notas fiscais feitas pelos robôs aconteça, é necessário o envio e cadastro dos certificados digitais dos condomínios com suas senhas para o download de notas de produtos (NFe) e os logins e senhas dos condomínios junto às prefeituras para o download de notas de serviço (NFSe). Esses cadastros são feitos no processo de implantação e impactam na utilização da funcionalidade no Condomínio21.
Importante:
Como fazer:
Importante: Se tiver sido repassado apenas certificados digitais dos condomínios e não os logins e senhas das prefeituras, somente notas de produtos (vendas) serão encontradas. Se for ao contrário, somente notas de serviço serão encontradas.
A seguir serão listadas as funcionalidades do Group Bot Fiscal, bem como a apresentação e definição das opções, campos e outros.
A fim de possibilitar a conferência da veracidade das notas fiscais, o Condomínio21 realiza o download das DANFEs, dos PDFs das notas de serviços e dos arquivos XML de todas as notas encontradas pelos robôs.
Como fazer:
O sistema irá realizar o download das DANFEs e notas fiscais de produto na pasta configurada, porém dentro da subpasta DANFE.
As notas serão organizadas pelo mês da data de emissão e por condomínio, conforme mostrado a seguir. O arquivo será identificado pelo Número da Nota Fiscal + Nome do Fornecedor + o Nome do Condomínio.
Para visualizar a nota, basta clicar no botão presente na grade da tela. Ou clicar com o lado direito do mouse sobre a linha da nota fiscal e acionar a opção ‘Abrir Danfe’.
Para abrir o arquivo xml da nota, basta clicar com o lado direito do mouse sobre a linha da nota fiscal na grade da tela e selecionar a opção ‘Abrir XML da nota’. O sistema abrirá o arquivo no programa padrão de texto do computador ou pedirá para selecionar em qual programa deseja abrir.
O download dos arquivos XML será feito automaticamente na pasta configurada e ficará dentro da subpasta XML.
Assim como as DANFEs, os arquivos xml serão organizados pelo mês da data de emissão e por condomínio, conforme mostrado a seguir. O arquivo será identificado pela chave de acesso da nota e pelo nome do condomínio.
Para facilitar a aceitação das notas e assim agilizar a criação da conta a pagar, os fornecedores encontrados que não estiverem cadastros no Condomínio21, serão inseridos automaticamente no sistema.
Para identificá-los, basta notar que eles estarão com um ponto de exclamação (atenção) ao lado da coluna “Fornecedor”.
Além disso, o Group Bot Fiscal ainda pode atualizar os dados dos fornecedores que já estão cadastrados no sistema, automaticamente, com as informações que vierem deles nas notas fiscais buscadas.
Para isso a configuração <Atualizar cadastro dos fornecedores> deverá estar marcada nas Configurações do sistema, acessada pelo menu Arquivo > Configurações do Sistema > Integrações aba “Outros”. Com essa opção marcada, todos os fornecedores que possuírem o mesmo CNPJ serão atualizados, com exceção do nome fantasia que não será alterado.
Até então, essa opção fica habilitada somente para o usuário do Suporte e Implantação do Condomínio21, então confira se a sua necessidade é de atualizar sempre os dados dos fornecedores e peça para que ela fique marcada.
A fim de possibilitar o descarte de notas fiscais que já tenham contas a pagar criadas no Condomínio, ou ainda daquelas que não serão inseridas, o botão [Excluir Notas] possui a função para executar essa rotina no Group Bot Fiscal.
Como fazer:
Selecione a nota fiscal desejada e clique no botão [Excluir Notas].
Será exibida a mensagem de advertência abaixo, que alerta que essa nota não será buscada novamente pelos robôs.
Clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
Caso seja necessário encontrar uma nota fiscal que foi excluída pelo processo anterior, ou que tenho sido inserida no Condomínio21 pelo Group Bot Fiscal e tenha sido excluída ou cancelada na tela de Consulta de contas a pagar, será possível fazer o resgate dessas notas para que seja possível trabalhar com elas novamente.
Como fazer:
Clique no botão [Notas Finalizadas], localizado no canto superior direito da tela do Bot Fiscal.
A tela ‘Gerenciar notas fiscais excluídas’ será aberta e nela basta definir o período de resgate, de acordo com a data de emissão e clicar no botão [Buscar Notas]. Nessa tela ainda é possível realizar filtros de acordo com o condomínio e fornecedor para facilitar a busca.
Selecione a nota deseja no grid e ao final clique no botão [Restaurar notas].
A nota selecionada irá voltar para a grade das notas disponíveis.
Caso haja necessidade de encontrar notas antigas ou mesmo forçar para que uma nova busca aconteça, o botão [Buscar notas manualmente] foi criado para essas situações e poderá ser acionado a qualquer momento.
Importante:
A busca manual traz notas fiscais que foram encontradas pelos robôs dentro de um período de 45 dias e poderá trazer notas que tiveram contas a pagar já criadas, para essas deverá ser feito o processo de exclusão da nota.
Caso os robôs encontrem alguma nova nota fiscal, será exibido um aviso mostrando a quantidade resgatada.
Na tela do Group Bot Fiscal há duas abas “Notas Disponíveis” e “Criação da Conta a Pagar”. A primeira mostra as notas fiscais encontradas pela busca feita pelos robôs, permitindo que após aceitação elas fiquem disponíveis para criação da despesa, que é o objetivo da segunda aba.
A manifestação do destinatário das notas fiscais eletrônicas consiste na confirmação ou desconhecimento da operação da nota fiscal recebido.
Em resumo, permite que o destinatário da NFe manifeste a ciência das operações prestadas pelo fornecedor que estão presentes na nota. Visando resguardar a administradora, para com a Receita Federal foram inseridas as opções para a manifestação da Confirmação da operação e Desconhecimento da operação, que são as ações possíveis do destinatário, que no caso são os condomínios.
Para esclarecimento (Fonte: https://receita.fazenda.rs.gov.br/conteudo/5041/manifestacao-do-destinatario).
Como fazer:
Clique na opção [Manifestar] e escolha a opção desejada.
Confirmar: possibilita a confirmação das notas selecionadas na grade. Quando acionado, o sistema irá apresentar a mensagem a seguir.
Clicando em [Sim] é enviado para a Receita Federal o registro para confirmar a operação junto a ela.
Clicando em [Não] a operação é abortada.
Desconhecer: possibilita o desconhecimento da operação das notas selecionadas na grade. Quando acionado, o sistema irá apresentar a mensagem a seguir.
Clicando em [Sim] é enviado para a Receita Federal o registro para confirmar a operação junto a ela.
Clicando em [Não] a operação é abortada.
Após realizar as manifestações, será devolvida uma mensagem informando o sucesso ou não da operação e ao clicar em [Ok] dessa mensagem, será exibida a tela abaixo, com o retorno recebido.
Observações:
É na aba Notas Disponíveis, que são mostradas todas as notas encontradas pelos robôs. Nela há filtros que simplificam e ajudam no trabalho com as notas, e é nela onde que é possível aceitar uma nota para que seja criada a conta a pagar, posteriormente. Nessa aba ainda é possível fazer a exclusão das notas, como citado anteriormente. Para que a utilização dos filtros detalhados a seguir surta efeito, é preciso clicar no botão [Filtrar]. Após filtrar as notas, a tela permanecerá com os filtros preenchidos mesmo que seja acionada a aba Criação de Contas a Pagar ou uma nota seja restaurada.
Conhecendo os filtros:
- Condomínio: Filtro que permite a seleção dos condomínios ativos. Por padrão, todos os condomínios estarão selecionados. Para poder filtrar notas de apenas um ou vários condomínios, clique no botão presente no campo e faça a seleção clicando duas vezes com o mouse sobre o nome do condomínio ou utilizando os botões de inclusão e exclusão (>, <, >>, <<) presentes na tela que será aberta.
Nessa tela ainda é permitido digitar o nome do condomínio, para que ocorra uma pré-seleção automática.
Conhecendo as colunas:
Como fazer:
Após conferência dos dados na grade da tela, selecione as notas desejadas e clique no botão [Aceitar nota(s)], elas passem para o próximo passo que é a criação da despesa.
O sistema apresentará uma mensagem de advertência apenas informando o que acontecerá se prosseguir com a ação. E para continuar clique no botão [Sim]. Ao clicar em [Não] a operação é abortada.
Após isso, a nota selecionada passará automaticamente para a aba “Criação de Contas a Pagar”.
Caso queira que a nota volte para o passo anterior e saia dessa aba, selecione-a e acione o botão [Declinar nota(s)].
O sistema apresentará uma mensagem de confirmação informando que a nota voltará ao estágio anterior. Para continuar clique no botão [Sim] e para abortar clique em [Não].
A criação da conta a pagar será relatada no próximo tópico.
Com as notas fiscais aceitas, será possível criar as contas a pagar no Condomínio21. Para isso, será necessário selecionar algumas informações obrigatórias que são o Mês de Referência e Classe de conta, as demais não são obrigatórias, mas poderão ser utilizadas para criar uma despesa com dados completos.
Antes de detalhar o processo de criação da nota, serão apresentados os campos da aba referente.
Conhecendo os campos da tela:
Mês Referência: Por padrão, sempre estará selecionado o mês atual da data do computador.
Vencimento: Para adicionar uma data de vencimento ou trocar a data que veio na nota, é preciso marcar a opção, digitar ou escolher qual o dia será aplicado para o lançamento.
Caso não queira inserir um vencimento específico e a nota não possua vencimento, o sistema irá adicionar para o lançamento da conta a pagar, o primeiro dia do mês de referência selecionado.
Tipo de seleção de classe de conta e imposto: A seleção da classe de conta é uma informação obrigatória, porém há duas formas de aplicar a classe para a conta a pagar, são elas:
Por nota fiscal: essa é a opção padrão selecionada nesse filtro. Ela significa que a conta a pagar que será criada, terá apenas uma classe de conta para a nota fiscal inteira, ou seja, o sistema ignora se há dois ou mais produtos e/ou serviços na nota, e aplica apenas uma classe para todos eles, agrupando tudo em apenas um lançamento. Assim também acontecerá para os impostos, que serão retidos para a nota e não para os produtos e/ou serviços.
Essa opção corresponde ao uso da aba “Manual” da tela de Lançamentos de contas a pagar, acessada pelo menu Editar > Lançamentos, para criar despesas.
Ao optar por manter essa seleção, será necessário digitar o número ou escolher a classe de conta no campo que fica ao lado do filtro.
Será aberta a tela para selecionar a classe de conta, de acordo com o plano de contas do condomínio. Clique no botão ‘+’ para expandir o grupo de contas e escolha a classe desejada clicando duas vezes com o mouse sobre ela ou pelo botão [Selecionar].
Nessa tela há possibilidade de digitar parte da palavra da classe, para encontrar de forma mais ágil a desejada.
Importante:
Caso na seleção da grade contenha notas de condomínios distintos, que possuam plano de contas diferentes, não será possível selecionar a classe de contas para todas elas de uma só vez. Será necessário escolher notas para condomínios com o mesmo plano de contas, ou selecionar as notas e as classes separadamente.
Por produto/serviço: ao selecionar essa opção o sistema irá permitir que a seleção da classe de conta e mesmo a retenção de impostos, ocorra de um para um, ou seja, será preciso selecionar uma classe de conta para cada produto e/ou serviço que vier na nota fiscal. E na retenção de impostos, ocorrerá a retenção por produto e/ou serviço.
Essa opção corresponde ao uso da aba “Nota Fiscal” da tela de Lançamentos de contas a pagar, acessada pelo menu Editar > Lançamentos para criar despesas e a aba “Impostos da Nota Fiscal” para reter os impostos separadamente.
Ao optar por essa seleção será exibida a mensagem de confirmação abaixo, clique em [Sim] para continuar e em [Não] para abortar.
Com a opção selecionada, necessário escolher a classe de conta na grade onde a nota fiscal se encontra, especificamente no botão localizado ao lado da coluna Classes de Contas.
Importante:
Caso haja informações aplicadas para a nota fiscal e ocorra a troca do tipo de seleção de classe de conta e imposto, essas serão perdidas e você será avisado através da advertência abaixo. Clicando no botão [Sim] o sistema limpará as informações aplicadas e permitirá iniciar o processo de vinculação de informações novamente e clicando no botão [Não] o processo é abortado.
Conta para pagamento: nessa opção é permitido selecionar a conta corrente em que o pagamento dessa despesa será contabilizado. Caso a seleção seja para condomínios distintos, não será possível fazer a escolha de uma só vez para eles, por isso, selecione a nota fiscal desejada, em seguida a conta corrente e aplique a seleção, depois faça o mesmo processo para as notas dos demais condomínios. Essa não é uma informação obrigatória.
Tipo de pagamento: nessa opção é permitido selecionar o tipo de pagamento da conta a pagar que será criada. Clique no filtro e escolha a opção desejada.
Tipo de documento: nesse filtro por padrão e seguindo o funcionamento atual do Condomínio21, a opção “Outros” estará selecionada. Entretanto, qualquer outra opção poderá ser selecionada, basta escolher a desejada.
Importante:
É possível definir qual será o padrão do tipo de pagamento e do tipo de documento, para que dessa forma, não seja necessário fazer a escolha manual todas as vezes em que ser for criar uma despesa.
Para isso, acione a engrenagem das configurações do Bot localizada no canto superior direito e selecione as opções desejadas nos filtros ‘Tipo de Pagamento Padrão’ e/ou no filtro ‘Tipo de documento Padrão’, ao final clique no botão [Confirmar].
Com isso, os campos na aba ‘Criação da conta a pagar’ já ficarão preenchidos por padrão, com as opções escolhidas.
Classificação de Serviços: nessa opção é permitido selecionar a classificação de serviço condizente para a conta a pagar que será criada.
Ao clicar no botão localizado ao lado do campo, será aberta a tela com a lista de todas as classificações existentes e liberadas pela Receita Federal, para vincular a nota fiscal que será enviada para a EFD-REINF.
Clique na lupa e, em seguida, escolha a classificação correspondente clicando duas vezes sobre a linha com o mouse ou através do botão [Selecionar].
Descrição: nesse campo é permitido escolher uma descrição pré-existente no Condomínio21, ou digitar manualmente a informação desejada na opção.
Clique na lupa e, em seguida, escolha a descrição desejada clicando duas vezes sobre a linha com o mouse ou através do botão [Selecionar].
Importante:
É possível definir que a descrição das notas fiscais, serão os produtos das notas. Para isso, acione a engrenagem das configurações do Bot e marque a opção ‘Utilizar produto e/ou serviço como descrição.’
Com essa opção marcada, mesmo que seja inserida uma descrição no campo referente, ao criar a nota ela será desconsiderada, prevalecendo sempre os produtos como descrição.
Botão Aplicar para selecionados: esse botão deve ser acionado todas as vezes em que você quiser aplicar as informações escolhidas nos campos citados anteriormente, para a nota fiscal no grid.
Para realizar a aplicação das informações é impreenchível que as notas estejam selecionadas na grade e todas as que estiverem, receberão as mesmas informações do que tiver sido escolhido nos campos referentes.
Como fazer a criação da conta a pagar:
Selecione a nota na grade da tela e, em seguida, escolha as informações desejadas nos campos relatados no tópico anterior.
Como informação obrigatória escolha o mês de referência e classe de conta, lembrando de selecionar qual será o tipo de seleção da classe, se por nota ou por produto/serviço.
Caso deseje, selecione as demais informações complementares e clique no botão [Aplicar para selecionados].
Após aplicar as informações, note que elas serão preenchidas na grade que contém a nota.
Mantenha nota selecionada na grade e clique no botão [Gerar conta a pagar].
O sistema irá mostrar uma mensagem, informando se deseja prosseguir com a criação. Clicando no botão [Sim] o sistema dará andamento no processo e clicando em [Não] a ação será abortada.
Se desejar continuar com a criação, em seguida, o sucesso da operação será mostrado na mensagem que será exibida e a informação de que a conta a pagar poderá ser conferida através da tela de Pesquisa de contas a pagar acessada pelo menu Editar.
Para consultar a despesa criada acesse o menu Consultas > Contas a pagar. Escolha o condomínio da nota e o mês de referência. Clique no botão [Filtrar] e veja que o lançamento terá sido inserido pelo sistema, com todas as informações escolhidas na tela do Group Bot Fiscal.
Importante:
Na geração da conta a pagar pelo Bot Fiscal o sistema irá verificar se há alguma nota fiscal de mesmo número, para o mesmo condomínio e para o mesmo fornecedor, já cadastrada no sistema, independente do mês de referência.
Se houver, o processo não continuará e a mensagem abaixo será exibida. Caso isso aconteça decline a nota fiscal e se achar necessário, faça a exclusão logo em seguida.
Para que antes de tentar criar a despesa, seja verificado que há pendências de informações, no rodapé da tela há duas opções:
No Group Bot Fiscal, além de ser permitido criar as contas a pagar de forma ágil, com base nas notas encontradas pelos robôs, é possível fazer a retenção manual dos impostos das notas fiscais que possuírem esses valores. Para isso, siga os passos detalhados abaixo.
Como fazer:
Caso a nota fiscal possua imposto retido, será liberada a opção ‘Reter impostos’ quando clicar com o lado direito do mouse sobre a linha da nota. Caso ela não possua, ao fazer essa ação essa opção não será exibida.
Ao clicar na opção, será aberta a tela que mostra todos os impostos presentes na nota fiscal no bloco ‘Impostos Nota Fiscal’, bem como todos os totais da nota e desses impostos.
Ainda nessa tela, no bloco ‘Impostos Condomínio21’ será possível selecionar um ou mais impostos já cadastrados no sistema, que irão receber o valor dos que vieram na nota.
Além disso, para facilitar a identificação do lançamento o número da nota fiscal e o nome do fornecedor estarão presentes no cabeçalho da tela.
Para escolher um imposto do Condomínio21 clique no botão > “Adicionar imposto”.
O sistema irá apresentar a tela com a lista de todos os impostos que estão cadastrados no Condomínio21. Escolha o desejado.
Após seleção do imposto, o bloco será preenchido automaticamente, com todas as informações do imposto. Nesse momento o sistema já realiza o cálculo do valor do imposto, com base na alíquota do imposto escolhido.
O botão [Gravar] ficará habilitado somente quando o totalizador “Total de impostos calculados” do bloco “Impostos Condomínio21” possuir o mesmo valor do campo “Total de Impostos” do bloco “Impostos da nota fiscal”. Com isso, garante-se que o valor do imposto da nota, foi totalmente retido.
Caso queira editar os dados do imposto escolhido e calculado pelo Condomínio21, clique no botão de [Editar imposto] na coluna Ações.
O sistema habilitará todos os campos, com exceção das colunas Imposto e Descrição, para que seja feito alguma alteração desejada.
Caso os valores das colunas Alíquota e Base Cálculo sejam alterados, o Valor do imposto será imediatamente recalculado. Ao concluir a alteração pelo botão [Finalizar edição] e o valor do imposto tenha sido modificado, o botão [Gravar] será desabilitado e assim será necessário selecionar outros impostos para finalizar o total previsto, ou alterar novamente o valor do imposto no bloco “Impostos Condomínio21”.
Com os totais de impostos de ambos os blocos iguais, clique no botão [Gravar] para que o sistema vincule a retenção feita para a nota fiscal. Ao final será mostrada a mensagem de sucesso, conforme abaixo e a tela da seleção e retenção de impostos será automaticamente fechada.
Para concluir a operação, faça o processo de aplicar as informações para a nota selecionada na grade e depois clique no botão [Gerar conta a pagar]. Com isso, o sistema irá criar o lançamento da despesa com o valor considerando a retenção e o lançamento de imposto com o total retido.
Para facilitar o uso da funcionalidade de retenção de impostos, a tela de cadastro dessa informação poderá ser acessada através da tela de seleção. Para isso, clique no botão [Cadastrar imposto].
O sistema irá abrir a tela atual de cadastro de impostos, permitindo alterações e novas inserções.
Observações:
Através do Group Bot Fiscal será possível anexar automaticamente as notas fiscais de produtos e serviços ao GED. Além disso, caso seja necessário é possível vincular outros documentos e imagens, diretamente pela tela do Group Bot Fiscal.
Como fazer:
Para visualizar a nota fiscal vinculada automaticamente ao GED ou anexar outros documentos e imagens, que ficarão atrelados ao lançamento de despesa que será criado, clique com o lado direito do mouse sobre a linha da nota.
Note que haverá a opção ‘Vincular GED’ com o ícone padrão da funcionalidade.
Clique nessa opção.
Será aberta a tela ‘Controle de Anexos do GED’ onde por padrão, estará anexada a DANFE ou nota fiscal de serviço da nota em questão, que não poderá ser excluída.
Na tela haverá, além do documento vinculado, as informações do total de anexos, o caminho em que cada um se encontra, bem como os dados da nota fiscal e do fornecedor.
Caso queira inserir outros documentos existentes no computador, para serem vinculados à nota pelo GED, clique no botão [Selecionar Novos Anexo].
O sistema abrirá a tela do Windows Explorer, permitindo que seja selecionado o arquivo desejado desde que estejam com as extensões permitidas, que são: .pdf, .jpg, .jpeg, .png, .tif, .tiff e .gif.
Selecione o arquivo desejado e clique no botão [Abrir].
O arquivo será levado para a tela ‘Controle de Anexos do GED’, conforme exemplo da imagem abaixo.
Veja que o total de anexos será atualizado, de acordo com a quantidade selecionada de arquivos. Além disso, caso precise excluir um anexo basta clicar no botão da lixeira . Se desejar visualizar o arquivo, basta clicar no botão .
Caso deseje anexar mais arquivos, clique no botão [Selecionar Novo Anexo] e repita o processo, caso contrário clique no botão [Gravar], para que o vínculo seja iniciado.
Caso queira utilizar o scanner para digitalizar arquivos, basta clicar no botão [Digitalizar pelo Scanner] e seguir os passos normais de vinculação por essa ferramenta.
Ao final da seleção ou digitalização dos arquivos, o sistema mostrará a mensagem a seguir, caso esse processo inicial tenha sido concluído com êxito. Isso porque o envio do arquivo para a ‘nuvem’ através do GED, ocorrerá na gravação da criação da conta a pagar.
Após vincular os documentos ao GED, faça o procedimento padrão de atribuição das informações necessárias para criar a despesa, como Mês de referência, Classe de conta e outros e clique no botão [Aplicar para selecionado(s)].
Faça a conferência das informações e por fim clique em [Gerar conta a pagar].
Após a confirmação da criação da conta a pagar, o sistema mostrará no canto inferior direito o andamento da anexação dos arquivos de todas as notas selecionadas. E uma mensagem de sucesso da operação.
A quantidade de documentos apresentadas é por nota e não por arquivo, exemplo:
Se selecionados N arquivos para a nota 309124, ele corresponde a 1 documento. Já que para o GED, todos eles são unificados em apenas um arquivo no formato PDF.
Para confirmar o vínculo dos arquivos ao GED, acesse o menu Consultas > Contas a pagar e verifique que o ícone que identifica a existência de anexos, será exibido para o lançamento da despesa criado.
A nota fiscal que possui parcelamento, já vem com essa informação do documento, com isso o Condomínio21 consegue identificá-las e mostra a quantidade e o vencimento da primeira parcela na grade da tela do Bot Fiscal.
Para esses casos e para aquelas notas que não possuem parcelamento, mas será feito um no sistema é que será permitido na aba ‘Criação da conta a pagar’ realizar o parcelamento da nota ou conferir o existente.
Como fazer:
Clique com o lado direito do mouse sobre a linha da nota.
Note que haverá a opção ‘Parcelar nota’, clique nela.
Será aberta a tela onde poderá ser conferido o parcelamento existente, recriado as parcelas de acordo com a necessidade, bem como vincular um código de barras/ linha digitável separado por parcela.
Para informar uma linha digitável manualmente, basta clicar sobre o campo ‘Código de Barras/ Linha digitável’ e informar os dados. Ao final clique em [Gravar].
Caso queira utilizar o leitor de código de barras clique no botão e faça a leitura na tela que será aberta. Ao final clique em [Confirmar] e depois em [Gravar] na próxima tela.
O sistema irá gravar as informações e criará as contas parceladas no Condomínio21.
Importante:
A inclusão do código de barras para a nota fiscal poderá ser feita de duas maneiras: a primeira vinculando apenas um código para a nota inteira, ideal para os casos em que não há parcelamento, ou nas parcelas conforme explanado anteriormente.
Como fazer:
Para vincular ler um código de barras, ou informar uma linha digitável, clique com o lado direito do mouse sobre a linha e opte pela opção ‘Incluir código de barras’.
Será aberta a tela para leitura ou digitação da informação, ao final clique em [Confirmar].
Quando a despesa for criada, esse código será vinculado ao lançamento.
Importante:
A opção ‘Incluir Código de Barras’ estará disponível somente quando a nota estiver na aba ‘Criação da Conta a Pagar’ e a nota não possuir parcelamento.
Caso seja inserido um código pela opção ‘Incluir Código de Barras’ e seja feito um parcelamento da nota e nele inserido outro código, o que prevalecerá será o da inclusão individual.
Para facilitar a criação da conta a pagar, há no Bot Fiscal a possibilidade de se criar os lançamentos de despesas já vinculados à conta principal do fornecedor.
Como fazer:
Dessa forma, a conta criada já estará vinculada com a conta principal do fornecedor.
Para facilitar ainda mais, é possível acessar a tela de cadastro da conta do fornecedor através do Bot Fiscal. Para isso, clique com o lado direito do mouse sobre a linha da nota fiscal e clique na opção ‘Conta corrente do fornecedor’.
A tela será aberta com o fornecedor da nota já disponível, com isso será possível cadastrar uma nova conta, bem como editar uma existente.
A abertura da tela de cadastro da conta corrente do fornecedor, poderá ser acessada independente da aba em que a nota estiver.