Aba Contas a Receber

Aba Contas a Receber

Nessa aba será possível realizar configurações de rateio de contas a receber, definir se o condomínio utiliza acordo e se irá cobrar honorários. 



Taxa de Rateio Principal:

  • Classe: selecione a classe de conta de rateio principal.
  • Taxa do Fundo de Reserva:
  • Cobrar Taxa do Fundo de Reserva: informe se deseja cobrar taxa de fundo de reserva.
  • Percentual: selecione essa opção se o cálculo do fundo de reserva é um percentual sobre as classes selecionadas no plano de contas.
  • Valor Fixo: selecione essa opção se o fundo de reserva é um valor pré-definido.
  • Classe: selecione a classe de conta do fundo de reserva.
  • Sacado: escolha se o sacado é locatário ou proprietário.
  • Acordos:
  • Utilizar Acordo de Dívidas: informe se deseja ativar a opção de acordos. Se esta opção não estiver seleciona não será possível imprimir carnê de acordo, pois o campo Acordo não será apresentado na tela de Recibos/ Boletos.
  • Classe: selecione a classe de contas do acordo.
  • Outras Cob.: selecione a classe para lançamento de outras cobranças.
  • Honorários Advocatícios:
  • Cobrar Honorários Advocatícios: informe se deseja cobrar honorários.
  • Honorários 1: informe o valor do honorário, se é em percentual e selecione a classe de contas do honorário 1.
  • Honorários 2: informe o valor do honorário, se é em percentual e selecione a classe de contas do honorário 2.
  • Aba Consumos/Exceções
  • Nessa aba será possível realizar as configurações que irão gerar contas a receber de consumo. 



    Gás:
  • Cobrar contas de Gás: informe se deseja cobrar consumo de gás.
  • Valor Padrão: defina se o valor a ser cobrado pelo gás é o padrão cadastrado na tela Custo (Gás/Água/Energia)
  • Por Faixas: defina se o valor será cobrado por faixas. 
  • Classe: selecione a classe de contas para lançamento da cobrança de gás.
  • Natureza (Diferencial Corporate): selecione a natureza da receita.
  • Apenas Consumo Geral: ao selecionar essa opção, o condomínio deverá informar o consumo geral do gás e nenhum valor será repassado ao condômino, pois geralmente quando se utiliza essa opção o valor do gás já está embutido em outra classe de contas como, por exemplo, a Taxa de Condomínio.
  • Cobrar contas de Água: informe se deseja cobrar consumo de água.
  • Valor Padrão: defina se o valor a ser cobrado pela água é o padrão cadastrado na tela Custo (Gás/Água/Energia)
  • Por Faixas: defina se o valor será cobrado por faixas. 
  • Classe: selecione a classe de contas para lançamento da cobrança de água.
  • Natureza (Diferencial Corporate): selecione a natureza da receita.
  • Apenas Consumo Geral: ao selecionar essa opção, o condomínio deverá informar o consumo geral da água e nenhum valor será repassado ao condômino, pois geralmente quando se utiliza essa opção o valor da água já está embutido em outra classe de contas como, por exemplo, a Taxa de Condomínio.
  • Cobrar Contas Energia: informe se deseja cobrar consumo de Energia.
  • Valor Padrão: defina se o valor a ser cobrado pela energia é o padrão cadastrado na tela Custo (Gás/Água/Energia)
  • Por Faixas: defina se o valor será cobrado por faixas. 
  • Classe: selecione a classe de contas para lançamento da cobrança de energia.
  • Natureza (Diferencial Corporate): selecione a natureza da receita.
  • Apenas Consumo Geral: ao selecionar essa opção, o condomínio deverá informar o consumo geral da energia e nenhum valor será repassado ao condômino, pois geralmente quando se utiliza essa opção o valor da energia já está embutido em outra classe de contas como, por exemplo, a Taxa de Condomínio.
  • Criar receita/despesa para exceções de rateio e grupo: informe se deseja criar receita e despesa para exceções de rateio e grupo.
  • Receita: selecione a classe de contas para criar receita da exceção de rateio.
  • Despesa: selecione a classe de contas para criar a despesa da exceção de rateio.
  • Fornecedor: selecione o fornecedor que ficará responsável pela conta de exceção de rateio.
  • Natureza (Diferencial Corporate): selecione a natureza da receita e despesa.
  • Aba Taxas Extras
  • Nessa aba será possível realizar configurações para cobrança de taxa de segunda via de boleto, taxa extra de morador e taxas de inadimplência. 



    Taxa de 2ª via de boleto:
  • Cobrar taxa de 2ª vida de boleto: informe se deseja cobrar taxa de segunda via de boleto.
  • Valor: informe o valor a ser cobrado pela taxa de segunda via de boleto.





Taxa Extra de Morador (Diferencial Corporate):

  • Cobrar taxa entra de morador: informe se deseja cobrar taxa extra de moradores. 
  • Essa taxa será cobrada para cada morador incluído no grupo de moradores da tela de Unidades > Cadastro de Moradores.
  • Percentual: selecione essa opção se deseja cobrar valor da taxa extra de morador em percentual.
  • Valor Fixo: selecione essa opção se deseja cobrar valor da taxa extra de morador com valor fixo.
  • Classe: selecione a classe de conta referente à taxa extra de morador.

  • Taxa por Inadimplência:
  • Cobrar taxa por inadimplência: informe se deseja cobrar taxa por inadimplência.
  • Percentual: selecione essa opção se deseja cobrar valor da taxa por inadimplência em percentual.
  • Valor Fixo: selecione essa opção se deseja cobrar valor da taxa por inadimplência com valor fixo.
  • Classe: selecione a classe de contas referente a taxa por inadimplência.
  • Cobrar a taxa somente quando houver atraso de xx até xx dias.: informe entre quantos dias de atraso será cobrada a taxa de inadimplência.
  • Lançar taxa somente nos vencimentos entre xx/xx/xxxx e xx/xx/xxxx.: informe entre quais datas que a taxa será lançada a taxa de inadimplência.
  • Aba Tarifas Bancárias
  • Nessa aba será possível realizar as configurações de cobrança automática de CPMF das contas a pagar e também a cobrança de tarifas que são cobradas pelos bancos aos condomínios por boleto recebido. 



    CPMF:
  • Utilizar Criação Automática de CPMF: informe se deseja cobrar CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
  • Classe: selecione a classe de contas referente à CPMF.
  • Fornecedor: selecione o fornecedor.
  • Criar a CPMF: informe quando deseja criar a CPMF (No último dia do mês, Todos os dias, Toda segunda-feira, Toda terça-feira, Toda quarta-feira, Toda quinta-feira, toda sexta-feira).

  • Tarifa de Cobrança:
  • Controlar Tarifa de Cobrança: informe se deseja cobrar tarifa de cobrança.
  • Valor: informe o valor a ser cobrado pela tarifa de cobrança.
  • Receita: selecione a classe de conta para lançamento da receita da tarifa de cobrança.
  • Despesa: selecione a classe de conta para lançamento da despesa da tarifa de cobrança
  • Fornecedor: selecione o fornecedor.
  • Não aplicar correções nas baixas de tarifas: ao selecionar essa opção, não serão aplicadas correções ao baixar as tarifas de cobrança.
  • Lançar tarifa manual: ao selecionar essa opção, a tarifa de cobrança será informada manualmente.
  • Aba Taxas Adm.
  • Nessa aba será possível realizar todas as configurações de taxas de administração. 



    Taxa de Administração do Condomínio:
  • Cobrar Taxa de Administração: informe se deseja cobrar taxa de administração do condomínio.
  • Percentual: selecione essa opção se deseja cobrar valor da taxa de administração em percentual.
  • Valor Fixo: selecione essa opção se deseja cobrar valor da taxa de administração com valor fixo.
  • Valor da Taxa: informe o valor a ser cobrado pela taxa de administração do condomínio.
  • Receita: selecione em qual receita será cobrada a taxa de administração do condomínio.
  • Despesa: selecione em qual despesa será cobrada a taxa de administração do condomínio.
  • Fornecedor: selecione o fornecedor.
  • Aba Outras
  • Nessa aba será possível realizar configurações do plano de contas do condomínio. 



    Correções:
  • Centro de Custo: selecione um centro de custo para que sejam lançadas as correções de forma automática.

  • Correções/Descontos a Receber ou a Pagar:
  • Gerar Conta Correções/Descontos em lançamento separado.: informe se deseja gerar o valor de correções/descontos a receber ou a pagar separado do lançamento original.
  • Seguir Configurações da Classe Original.: ao selecionar essa opção, o valor das correções e descontos será lançado na mesma classe de conta do lançamento original.
  • Classe: selecione a classe de contas para o lançamento das correções e descontos.
  • Natureza: informe a natureza da receita ou despesa. (Corporate)
  • Mês Ref.: informe o mês de referencia para o lançamento das correções e descontos.

  • Conta Execução – PAR:
  • Utilizar Conta Execução: informe se deseja utilizar conta execução PAR (Programa de Arrendamento Residencial).
  • Classe: selecione a classe de contas referente à conta execução PAR.
  • Correções /Descontos a Pagar:
  • Gerar Conta Correções/Descontos em lançamento separado: informe se deseja gerar o valor de correções/descontos a pagar separado do lançamento original.
  • Seguir Configurações da Classe Original: ao selecionar essa opção, o valor das correções e descontos será lançado na mesma classe de conta do lançamento original.
  • Classe: selecione a classe de contas para o lançamento das correções e descontos.
  • Mês Ref.: informe o mês de referencia para o lançamento das correções e descontos.
  • Relacionar Plano de Contas/Conta Corrente
  • Nessa tela será possível relacionar as classes de contas com as contas correntes reais ou virtuais. 
    Assim ao realizar as Baixa de Contas a PagarBaixa de Contas a Receber, o sistema não solicitará uma conta corrente para cada baixa, os valores serão lançados nas contas conforme relacionamento configurado nessa tela.
  • Como Relacionar Plano de Contas/Conta Corrente
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Relacionar Plano de Contas/Conta Corrente;
  • Ao abrir a tela Relacionar Plano de Contas/Conta Corrente preencha os campos: 
    - Preenchimento automático: Será possível preencher todas as linhas das colunas Conta Corrente e Conta Virtual
    Para preencher a conta corrente, selecione a conta e acione o botão Preenchimento automático de contas.

     

    Para preencher a conta virtual, marque a opção Conta Virtual, selecione a conta que deseja definir e acione o botão Preenchimento automático de contas

     
  • Caso deseje relacionar um por um, selecione a conta sobre as linhas de cada classe de contas nas colunas Conta Corrente e Conta Virtual.
  • Acione a qualquer momento a opção Limpar para remover os relacionamentos já realizados; 
  • Após finalizar o relacionamento, acione o botão Gravar.
  • Relacionar Plano de Contas/Histórico
  • Nessa tela será possível relacionar os Históricosàs classes de contas a pagar. 
    Assim ao realizar o Lançamento de Contas a Pagar, o sistema definirá o histórico para as classes de contas selecionadas de acordo com o relacionamento configurado nessa tela.
  • Como Relacionar Plano de Contas/Histórico
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Relacionar Plano de Contas/Histórico
  • Ao abrir a tela Relacionar Plano de Contas/Histórico, clique duas vezes sobre a linha de cada classe de contas para que seja possível selecionar o histórico;
  • Após finalizar o relacionamento, acione o botão Gravar.
  • Relacionar Plano de Contas/Serviços
  • Nessa tela será possível relacionar os Serviçosàs classe de contas referente ao serviço prestado pelo condomínio ou administradora ao condômino.
  • Como Relacionar Plano de Contas/Serviços
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Relacionar Plano de Contas/Serviços;
  • Ao abrir a tela Relacionar Plano de Contas/Serviços preencha os campos: 
    - Condomínio: selecione o condomínio que deseja relacionar o plano de contas ao serviço. 
    - Classificação: defina se o serviço foi prestado pelo condomínio ou administradora. 
    - Nome da Classe: clique duas vezes sobre a linha do serviço para selecionar a classe de conta. 
    - Replicar: ao acionar esse botão, o sistema irá definir a mesma associação para todos os condomínios que utilizam o mesmo plano de contas.
  • Após relacionar, acione o botão Gravar.
  • Relacionar Plano de Contas/Nat. Receitas e Desp.
  • Nessa tela será possível relacionar as classes de contas com a natureza de receitas e despesas. 
    Assim, ao realizar Lançamento de Contas a PagarLançamento de Contas a Receber, automaticamente o sistema definirá a natureza de receitas e despesas para as classes de contas selecionadas de acordo com o relacionamento configurado nessa tela.
  • Como Relacionar Plano de Contas/Nat. Receitas e Desp.
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Relacionar Plano de Contas/ Nat. Receitas e Desp.;
  • Ao abrir a tela Relacionar Plano de Contas/Natureza, selecione sobre cada linha das classes de contas a natureza das receitas e despesas;

     
  • Acione a qualquer momento a opção Limpar para remover os relacionamentos já realizados;
  • Após finalizar o relacionamento, acione o botão Gravar.
  • Obs: Diferencial da versão Corporate.
  • Relacionar Plano de Contas/Operações Bancárias
  • Nessa tela será possível relacionar os processos de conciliação bancária com as classes de conta e fornecedores. 
    Para isso, será preciso primeiro criar operações bancárias na tela BancosOperações Bancárias.
    : Essa opção está disponível apenas para a versão Corporate do Condomínio21.
  • Como Relacionar Plano de Contas/Operações Bancárias
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Relacionar Plano de Contas/Operações Bancárias;
  • Ao abrir a tela Relacionar Plano de Contas/Operações Bancárias, selecione o banco; 
  • Após carregar as operações bancárias, clique no botão três pontos (...) da linha correspondente à operação bancária e selecione a classe de conta referente. Faça o mesmo para todas;
  • Clique no botão três pontos (...) após a coluna de Fornecedor/Cliente e da linha correspondente à operação bancária e selecione o fornecedor ou cliente para geração do lançamento;
  • Ainda será possível acionar o botão Replicar para aplicar o mesmo relacionamento para os outros condomínios que utilizam o mesmo plano de contas;
  • Após finalizar o relacionamento, acione o botão Gravar;
  • Acione a qualquer momento a opção Limpar Relações para remover os relacionamentos já realizados. 
  • Relacionar Plano de Contas a Imposto
  • Nessa tela será possível relacionar as classes de contas de despesas com os impostos. 
    Assim, ao realizar Lançamento de Contas a Pagaraba Manual, automaticamente ao marcar a opção Modo de Imposto o sistema definirá os impostos para as classes de contas selecionadas de acordo com o relacionamento configurado nessa tela. 



    Também na aba Impostos, automaticamente os impostos serão exibidos no grid. 

     

    Para saber mais detalhes de como lançar contas a pagar retendo impostos, consulte a página Lançamento de Contas a Pagar.
  • Como Relacionar Plano de Contas a Imposto
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Relacionar Plano de Contas a Imposto
  • Ao abrir a tela, clique na classe de conta que deseja relacionar e marque os Impostos que serão associados à classe; 

     
  • Clique em Gravar
  • Para visualizar somente os impostos associados à classe, marque a opção Visualizar Somente Selecionados
  • Alteração de Plano de Contas
  • Ao alterar o plano de contas, é necessário relacionar as classes de contas do plano antigo com o plano novo. 
    Assim não será preciso lançar todas as contas novamente, pois o sistema vai realizar um vínculo entre as contas cadastradas com classes antigas com as novas.
  • Como Alterar o Plano de Contas
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Alteração de Plano de Contas;
  • Ao abrir a tela Alteração do Plano de Contas, caso necessário altere o condomínio; 
  • Selecione o plano de contas antigo; 
  • Ao exibir as classes de conta do plano de contas antigo, clique duas vezes sobre a linda da segunda coluna Nome da Classe para selecionar o nome da classe de conta do plano novo. Também será possível inserir o Código da classe do plano de contas novo;

     
  • Será possível também acionar a opção Mesmo Código, assim o sistema irá relacionar os nomes das classes de contas do novo plano de contas que possuam o mesmo código;

     
  • Acione a qualquer momento a opção Limpar para remover os relacionamentos já realizados;
  • Após finalizar a alteração, acione o botão Alterar.
  • Filtrar Classes do Balancete
  • Nessa tela será possível definir quais classes de contas não serão apresentadas no balancete. 
    Assim ao visualizar o Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete)o lançamento dessas classes não serão apresentadas no balancete.
  • Como Filtrar Classes do Balancete
  • Acesse: Menu > Editar > Configurações de Contas > Aba Outras > Opção Filtrar Classes do Balancete
  • Ao abrir a tela Filtrar Classes de Contas do Balancete, clique no checkbox da coluna Não Mostrar no Balancete, para selecionar as classes de contas que deseja não exibir no balancete.
  • Após selecionar as contas desejadas, acione o botão Gravar.



    Obs.: Para visualizar o balancete sem exibir as classes de contas selecionadas nessa tela, será preciso selecionar a opção Classes Filtradas no campo Balancete da tela Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete).

 

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