Rateio de contas a receber baseado na previsão orçamentária de despesas

Rateio de contas a receber baseado na previsão orçamentária de despesas



Criado um novo tipo de rateio que permite a geração de contas a receber baseando-se na previsão orçamentária das despesas.


  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Editar > Previsão de Orçamento > Contas a Pagar (mensal) ou Contas a Pagar (anual)
  2. Realize o cadastro da previsão orçamentária da forma habitual, para que ela possa ser resgatada no momento do lançamento de contas a receber.


Previsão Mensal





Previsão Anual




Rateio baseado na previsão orçamentária

Com a previsão de orçamento cadastrada, o sistema permitirá o resgate na tela de lançamento de contas a receber para que as receitas possam ser criadas com base nela, entretanto antes de realizar o resgate e consequentemente o cálculo das contas é importante realizar o relacionamento entre classes de despesas com as de receitas.

Este relacionamento facilita a rotina de cálculos e evita que possíveis erros cadastrais venham acontecer. Além disso, ao realizar o resgate da previsão orçamentária na tela de ‘Lançamento de contas a receber’ o Condomínio21 irá preencher automaticamente a descrição da classe da receita que será criada, porém sem o relacionamento a classe terá que ser selecionada manualmente.


Relacionamento das classes de despesas para com as classes de receitas

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Editar > Configuração de Contas  aba  Outras
  2. Estará disponível o novo botão  Relacionar Plano de Contas Despesas x Receitas .



  • Clique sobre o botão e note que será apresentada a tela para realizar o relacionamento.



  • Clique sobre o botão para selecionar a classe de conta de receita correspondente a classe de despesa. A classe de conta também poderá ser digitada manualmente, para isso basta informar no campo  Código o número do identificador da mesma.



  • Após realizar o relacionamento clique no botão  Gravar .



Importante :

  • É recomendável que seja realizado o relacionamento para todas as classes. 
  • Para excluir um relacionamento específico, clique no botão para excluir todas as relações clique no botão  Limpar relações .

 

Geração das contas de receitas baseado na previsão orçamentária por FRAÇÃO

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Editar > Lançamento de Contas a Receber
  2. Clique sobre a nova aba  Previsão Orçamentária . Nela haverá os mesmos campos da aba  Rateio juntamente com as opções para o resgate da previsão mensal ou anual.



  1. Primeiramente, selecione a fração do rateio, informe o vencimento e escolha o sacado (se necessário). 
  2. Em seguida, dependendo do tipo de orçamento que o condomínio trabalha, clique no botão  Resgatar Previsão Mensal ou no  Resgatar Previsão Anual
  3. Caso o relacionamento das classes tenha sido realizado, o sistema irá preencher automaticamente a classe de receita, caso contrário ela deverá ser selecionada manualmente clicando no botão. 
  4. Além da classe de receita, serão preenchidos a classe de despesa e o valor da previsão do mês.



  • Após o resgate, clique no botão  Gerar Contas
  • Ao final, será exibida uma mensagem de sucesso da geração.



  • As receitas criadas poderão ser verificadas clicando no botão Lançamentos da tela acima ou através do acesso ao menu Consultas > Contas a Receber e seguirão o padrão já existente para rateio de contas a receber.


 

Observação :

  • Realizando a seleção manual da classe de conta o sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação que irá alertar sobre possíveis alterações no relatório de Previsto x Realizado, mas isso ocorrerá se forem geradas contas de rateio mais de uma vez, para o mesmo mês utilizando classes de contas diferentes em cada uma.





    • Related Articles

    • Relatório de Contas a Receber por Unidade

      O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...
    • Rateio de Condomínio a partir de despesas

      O rateio baseado nas despesas e na previsão de orçamento do mês são comuns para alguns condomínios. Por isso, Condomínio21 possui uma configuração que permite buscar o valor das contas a pagar do mês, sendo elas compostas pelos lançamentos que ...
    • Novo modelo de Empenho de despesas com previsão orçamentária

      Disponível no Condomínio21 um novo modelo de empenho (Formato C) que contêm os dados de previsão orçamentária bem como uma quantidade maior de assinaturas. Como fazer: Acesse o menu Cadastros > Condomínios > Configurações Avançadas aba Outros.  Caso ...
    • Previsão Contas a Receber (Mensal)

      Acesse: Menu > Editar > Previsão de Orçamento > Contas a Receber (Mensal);  Preencha os campos:  - Condomínio:selecione o condomínio que deseja fazer a previsão mensal.  - Mês Referência: informe o mês de referência da previsão.  - Mês: informe o mês ...
    • Aplicar Percentual no Resgate da Previsão Orçamentária

      O resgate de valores das previsões orçamentárias de despesas e receitas incluindo um percentual de reajuste, até então era permitido apenas para as funções de resgate da previsão do mês e da previsão anual.  Visando possibilitar que os demais tipos ...