Plano de Contas Par

Plano de Contas Par



Plano de Contas

Neste cadastro, realiza-se a inserção das classes de contas que serão utilizadas para o lançamento das receitas e despesas geradas no condomínio. No plano de contas, deve-se criar no mínimo dois grupos, um para despesas e outro para receitas. 

Se necessário crie mais de um grupo de contas, assim será possível agrupar as classes semelhantes.


Relacionar Plano PAR

Nessa opção é possível relacionar o plano de contas do condomínio com o plano de contas específico do PAR (Programa de Arrendamento Residencial). 

O Programa de Arrendamento Residencial possui um plano de contas com nome dos grupos e classes já pré-definidos, ao relacionar, será possível continuar utilizando o plano de contas padrão do condomínio.


Obs.: Essa opção está disponível apenas na versão Corporate do Condomínio21.



Como Relacionar Plano PAR

  1. Acesse: Menu > Cadastros > Planos de Contas > Relacionar Plano PAR;



  1. No campo Plano de Contas Gerencial, selecione o plano de contas padrão do condomínio; 
  2. No campo Plano de Contas PAR, selecione o plano de contas específico PAR; 
  3. Ao exibir as classes do plano de contas padrão, clique nos três pontos (...) correspondente à linha da classe que deseja relacionar;



  1. Ao abrir a tela Plano de Contas PAR, selecione a classe de contas PAR correspondente a classe de conta do plano padrão e acione o botão Selecione;



  1. Faça o mesmo com todas as classes de contas; 
  2. Após terminar o relacionamento das classes acione o botão Gravar.





    • Related Articles

    • Relatório de Contas a Receber por Unidade

      O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...
    • Plano de Contas

      Neste cadastro, realiza-se a inserção das classes de contas que serão utilizadas para o lançamento das receitas e despesas geradas no condomínio. No plano de contas, deve-se criar no mínimo dois grupos, um para despesas e outro para receitas.  Se ...
    • Relatório de Baixas

      Esse relatório exibe as baixas realizadas no sistema, de acordo com o filtro realizado.  Para emissão do relatório de baixa, acesse o menu  Relatórios > Contas > Baixa . Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os ...
    • Como criar classe no plano de contas?

                Para criar uma classe no plano de contas, acesse o menu Cadastro > Plano de contas. Clique com a tecla INSERT do teclado selecionando uma coluna anterior onde será adicionada a nova classe. Ao finalizar, clique no botão Gravar.  ...
    • Como alterar o plano de contas?

               Antes do processo, é necessário realizar o backup do banco antes da alteração. Feito o backup, acesse o menu Cadastro > Condomínios > Configurações Avançadas > Cobrança.  Selecione o plano de contas desejado clicando no binóculo.  ...