Fechamento de Cobrança

Fechamento de Cobrança

        


fechamento de cobrança é um diferencial do perfil Corporate do Condomínio21, que permite a administradora ter um controle diferenciado dos inadimplentes e adimplentes, através de um determinado período. 


Isso é possível, porque o fechamento de cobrança permite que sejam inseridas datas específicas nos intervalos. Dessa forma, quando for retirar o relatório de Nada Consta, ou quitação anual de débitos, é possível considerar aquela data do último 

fechamento, para saber quais sãos os adimplentes desse período.


Essa feature é muito utilizada pelo setor de cobranças de dívidas.


Importante: O fechamento de cobrança não trava lançamentos de contas a receber e nem mesmo a geração de boletos. Ele serve apenas, para o controle de inadimplentes e adimplentes.


A opção do Fechamento de Cobrança, fica no menu Editar. Conforme dito acima, ele está liberado somente para o perfil Corporate. Entretanto, para que a opção ‘Data Base Fechamento de Cobrança’ seja apresentada nos relatórios citados, é preciso que:


opção Utilizar data base de fechamento de cobrança no nada consta esteja marcada;

E o condomínio precisa integrar com o Com21.


Como conferir essas particularidades:


opção Utilizar data base de fechamento de cobrança no nada consta está presente no menu ArquivoConfiguração do Sistemaaba Outras. O padrão dela é estar marcada, caso você não queira usar, basta desmarcá-la. 



Para conferir se o condomínio está integrado ao Com21, acesse ao menu ArquivoIntegraçõesIntegração Com21.


Como funciona o fechamento:


Acesse o menu EditarFechamentoCobrança.



  1. O fechamento é realizado por mês e separadamente por condomínio.
  1. Dentro de um mesmo mês, é permitido realizar vários fechamentos.
  1. No campo ‘Data do Fechamento’ sempre será mostrado o dia atual (data do computador)
  1. No campo ‘Data inicial’ sempre será mostrada o último dia fechado, independente do mês de referência.
  1. No campo ‘Data final’ é onde pode ser inserida qual a data final do período de cobrança, que deseja fechar.
  1. Será mostrada uma tag se há períodos em abertos, ou fechados.

Ao acionar o botão [Fechar] o sistema irá considerar a data final inserida, para ser o período final fechado.



Já ao acionar o botão [Fechar todos] o sistema irá considerar o período até a data de fechamento (data atual do computador).



  1. Para eliminar apenas um fechamento, selecione o desejado e clique no botão [Excluir]
  1. Para eliminar todos os fechamentos daquele mês, clique no botão [Excluir todos].
  1. Assim que fechar um período, o sistema automaticamente cria uma próxima linha, iniciando o próximo período de fechamento.
Veja abaixo:


Período de fechamento:

  1. 1º período: Cobranças de 01/01 a 15/01/2023.
  1. 2º período: Cobrança iniciada a partir do dia 16/01/2023.


Como usar a data de fechamento nos relatórios:

  1. Acesse o menu Relatórios > Contas > Nada Consta/Adimplência.
  1. Note que a opção <Data base do Fechamento de cobrança> estará disponível e por padrão desmarcada.


Atenção:

Ao marcá-la o sistema irá considerar somente os adimplentes do período do último fechamento de cobrança, ou seja, caso esses adimplentes do período estejam inadimplentes em um período anterior, eles terão o nada consta gerado.


Para usá-la, basta marcar. Caso não queira considerar essa data, ela deve permanecer desmarcada.

Veja que ao marcar, o sistema considera a última data do fechamento.



Para o relatório de Quitação anual de débito, o funcionamento é exatamente o mesmo.



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