O fechamento de cobrança é um diferencial do perfil Corporate do Condomínio21, que permite a administradora ter um controle diferenciado dos inadimplentes e adimplentes, através de um determinado período.
Isso é possível, porque o fechamento de cobrança permite que sejam inseridas datas específicas nos intervalos. Dessa forma, quando for retirar o relatório de Nada Consta, ou quitação anual de débitos, é possível considerar aquela data do último
fechamento, para saber quais sãos os adimplentes desse período.
Essa feature é muito utilizada pelo setor de cobranças de dívidas.
Importante: O fechamento de cobrança não trava lançamentos de contas a receber e nem mesmo a geração de boletos. Ele serve apenas, para o controle de inadimplentes e adimplentes.
A opção do Fechamento de Cobrança, fica no menu Editar. Conforme dito acima, ele está liberado somente para o perfil Corporate. Entretanto, para que a opção ‘Data Base Fechamento de Cobrança’ seja apresentada nos relatórios citados, é preciso que:
A opção Utilizar data base de fechamento de cobrança no nada consta esteja marcada;
E o condomínio precisa integrar com o Com21.
Como conferir essas particularidades:
A opção Utilizar data base de fechamento de cobrança no nada consta está presente no menu Arquivo > Configuração do Sistema, aba Outras. O padrão dela é estar marcada, caso você não queira usar, basta desmarcá-la.
Para conferir se o condomínio está integrado ao Com21, acesse ao menu Arquivo > Integrações > Integração Com21.
Como funciona o fechamento:
Acesse o menu Editar > Fechamento > Cobrança.
Ao acionar o botão [Fechar] o sistema irá considerar a data final inserida, para ser o período final fechado.
Já ao acionar o botão [Fechar todos] o sistema irá considerar o período até a data de fechamento (data atual do computador).
Período de fechamento:
Como usar a data de fechamento nos relatórios:
Atenção:
Ao marcá-la o sistema irá considerar somente os adimplentes do período do último fechamento de cobrança, ou seja, caso esses adimplentes do período estejam inadimplentes em um período anterior, eles terão o nada consta gerado.
Para usá-la, basta marcar. Caso não queira considerar essa data, ela deve permanecer desmarcada.
Veja que ao marcar, o sistema considera a última data do fechamento.
Para o relatório de Quitação anual de débito, o funcionamento é exatamente o mesmo.