A partir da versão 45.89/2.6.57.00 do Condomínio21 foi implementada uma melhoria para que seja possível realizar a exportação do balancete formato C com etiquetas para impressão na gráfica. Esta funcionalidade está disponível para os clientes com a contratação Corporate. Para os demais perfis de contratação as opções estarão visíveis, porém, desabilitadas.
- Para habilitar a funcionalidade, será necessário ir em Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro na aba Documentos. E habilite a opção Permite exportar e etiquetar o balancete formato C.
- Caso a funcionalidade não esteja habilitada, todas as opções referentes a ela estarão bloqueadas.
- O local padrão configurado será a pasta de instalação do Condomínio21. Porém, pode ser configurado para o local de sua preferência. A configuração pode ser feita pelos seguintes caminhos:- Acesse Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro > aba Diretórios, conforme abaixo, ao clicar na pasta, pode-se definir novo local para exportação.
- Ou na tela do balancete, Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas, ao clicar na pasta, será aberto a tela para configuração do local de exportação.
- Para que a etiqueta seja gerada para o proprietário, síndico, imobiliária ou administradora, será necessário a configuração no cadastro de pessoas. Acesse o menu Cadastro > Pessoas / Proprietários / Locatários:
Veja que destacado na imagem temos novas opções disponíveis.
- Ao marcar a opção Recebe Balancete, você está indicando que este proprietário receberá o balancete da sua unidade.
- Ao marcar a opção enviar para administradora, você está indicando que o balancete será enviado para administradora. Essa opção mesmo que marcada para mais de um proprietário, fará a geração de apenas uma etiqueta para administradora. O cadastro da administradora você pode conferir em Arquivo -> Configuração do Sistema -> Geral.
- Ao marcar a opção enviar para imobiliária, se houver imobiliária vinculada no cadastro da unidade, será gerada a etiqueta para a imobiliária. Diferente da marcação da administradora, a etiqueta da imobiliária será gerada de acordo com as marcações. O cadastro da imobiliária você pode conferir em Cadastros -> Imobiliária.
- Se o proprietário tiver mais de uma unidade, a opção enviar somente um para unidade principal ficará habilitado para marcação. Com essa opção marcada, será gerado apenas uma etiqueta para a unidade principal, de mesmo proprietário. Entende-se unidade principal, aquela onde outras unidades estão vinculadas.
- A opção considerar esse endereço para estará disponível nas abas cobrança, residencial e comercial. E poderá ser marcada nas três abas. Essa opção define qual o endereço do proprietário será adicionado na etiqueta. Sendo assim, se for marcado mais de uma vez, será gerado mais de uma etiqueta para o proprietário.
Observação:
- As opções enviar para administradora e Enviar para imobiliária não funcionará para o síndico profissional, síndico sem unidade vinculada.
- As etiquetas poderão ser geradas para o balancete real com mês fechado e para o balancete parcial. Acesse o menu Relatórios -> Contas -> Demonstrativo de Receitas e Despesas.
Veja que na tela temos o bloco de exportação que possui as configurações necessárias para geração das etiquetas.
- O filtro de Unidade só poderá ser utilizado caso as etiquetas sejam geradas para apenas um condomínio. Se for selecionado mais de um condomínio para geração das etiquetas, o arquivo será gerado para todas as unidades, ou com a marcação somente para o síndico.
- A opção somente para o síndico, fará que a etiqueta seja gerada somente para o(os) síndico(os) do(os) condomínio(os) selecionado(os).
- A opção incluir síndico é responsável pela geração da etiqueta para o síndico, possuindo ou não vínculo à uma unidade do condomínio.
- No filtro tipo de envio será possível escolher entre: Todos (envio correio sim e não), Correio sim e correio não. Essa informação está disponível no cadastro do proprietário em Cadastro -> Pessoas / Proprietários / Locatários.
Existem duas maneiras de gerar as etiquetas.
- A primeira é um único arquivo com todas as etiquetas em formato texto e um único arquivo do balancete em formato pdf, clicando na opção exportar para gráfica.
- E a segunda é um único arquivo do balancete em formato pdf e vários arquivos texto, onde cada etiqueta será um arquivo texto, na opção gerar.
- As etiquetas poderão ser geradas para mais de um condomínio de uma única vez, sendo possível através da seleção de mais de um condomínio na tela de balancete.
- Caso o modelo de balancete seja diferente do Formato C, o menu ficará indisponível.