Considerar o valor e vencimento atual na tela de Emissão de boletos

Considerar o valor e vencimento atual na tela de Emissão de boletos

        


Na tela de emissão de Recibos/Boletos será exibido o valor e vencimento atual para lançamentos atualizados, e para aqueles não atualizados permanece exibindo o valor e vencimento original.


Como fazer – Visualizar o vencimento e valor atual do boleto: 

  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança > Recibos/Boletos
  1. Informe os filtros desejados como de costume, selecione um lançamento sem emissão e preferencialmente vencido, marque as opções Novo vencimento Aplicar acréscimos (juros, multa e correção monetária) no bloco Alterar vencimento e, em seguida, clique em Visualizar.

O boleto será exibido com o novo vencimentovalor.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Após fechar a visualização do boleto, as colunas VencimentoTotal exibirão o novo vencimento e valor do lançamento atualizado.



São consideradas as regras abaixo para o agrupamento dos lançamentos na tela de Recibos/Boletos:


  1. Se houver lançamento com data de vencimento original (sem data de vencimento atual) e for adicionado outro lançamento com data de vencimento igual, estes serão agrupados na tela de Recibos/Boletos.

        Exemplo:

  1. Já existe um lançamento com vencimento original igual a 24/08/2022;
  1. Adiciono um novo lançamento (menu Editar > Lançamentos > Contas a Receber) com o vencimento igual a 24/08/2022.

 

  1. Se houver lançamento com data de vencimento atual e for adicionado outro lançamento com data de vencimento igual, estes serão agrupadas na tela de Recibos/Boletos.

      Exemplo:

  1. Já existe um lançamento com vencimento atual igual a 24/08/2022;
  1. Adiciono um novo lançamento (menu Editar > Lançamentos > Contas a Receber) com o vencimento igual a 24/08/2022.

 

  1. Se houver lançamentos com data de vencimento original igual, estes serão agrupadas na tela de Recibos/Boletos.

      Exemplo:

  1. Existem dois ou mais lançamentos com vencimento original igual a 24/08/2022.


Ao selecionar mais de um lançamento será feita uma validação, obedecendo as regras abaixo, para que o bloco Alterar vencimento fique habilitado ou não na tela de Recibos/Boletos:


Situação Não Emitido

  1. Seleção de um lançamento: não bloqueia.
  1. Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança, unidade e mês de referência: bloqueia.


Situação Emitido:

  1. Seleção de um ou mais lançamentos: não bloqueia.


Situação Alterado após emissão:

  1. Seleção de um ou mais lançamentos: não bloqueia.


Situação Enviado para registro:

  1. Seleção de um ou mais lançamentos: não bloqueia.


Situação Registrado:

  1. Seleção de um ou mais lançamentos: não bloqueia.


Situação Não Registrado:

  1. Seleção de um ou mais lançamentos: não bloqueia.

Seleção de lançamentos contendo situações distintas:

  1. Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança, unidade e mês de referência, e no mínimo um lançamento com a situação Não Emitido: bloqueia.
  2. Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança, e no mínimo um lançamento com a situação Alterado após emissão: não bloqueia.
  3. Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança, unidade e mês de referência, sem lançamento com as situações Não EmitidoAlterado após emissãonão bloqueia.


Antes de visualizar o(s) boleto(s) do(s) lançamento(s) selecionado(s) será feita uma validação, obedecendo as regras abaixo:


  1. Situação Não Emitido: É verificado se o vencimento informado não existe em outro lançamento da mesma unidade, cobrança e referência. Se for identificado o mesmo vencimento em outro lançamento e bloquear a visualizaçãoserá exibido o alerta abaixo:

  1. Situação Emitido: O boleto será exibido com o novo vencimento e valor.
  1. Situação Alterado após emissão: Será exibido o alerta abaixo:


  1. Situação Enviado para registro: O boleto será exibido com o novo vencimento e valor.
  2. Situação Registrado: O boleto será exibido com o novo vencimento e valor.
  3. Situação Não RegistradoO boleto será exibido com o novo vencimento e valor.
  4. Seleção de lançamentos contendo situações distintas:
            - Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança, e no mínimo um lançamento com a situação Alterado após emissão.

Será exibido o alerta abaixo:

TextoDescrição gerada automaticamente

            - Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança, unidade e mês de referência, sem lançamento com as situações Não EmitidoAlterado após emissão: O boleto será exibido com o novo vencimento e valor.
            - Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança e unidade, com mês de referência distinto, sem lançamento com a situação Alterado após emissão: Os boletos serão exibidos com o novo vencimento e valor.
            - Seleção de dois ou mais lançamentos da mesma cobrança e mês de referência, com unidades distintas, sem lançamento com a situação Alterado após emissão: Os boletos serão exibidos com o novo vencimento e valor.



Importante:

  1. Ao cancelar o boleto de um lançamento com novo vencimento e valor, através do menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB opção Consulta Boleto, o novo vencimento e valor serão excluídos.
  2. Ao visualizar o boleto de um lançamento com a situação Não Emitido com novo vencimento e valor, este novo vencimento e valor é gravado no sistema. Para as demais situações o novo vencimento e valor é mostrado apenas no boleto e não grava no sistema.
Para saber mais sobre a atualização do vencimento e valor atual dos boletos consulte os artigos Gerar 2ª Via de boleto com novo Nosso NúmeroEmitir Segunda Via de Boletos Partner Bank com Novo Vencimento.