Considerar a situação na época das receitas, pela data de liquidação nos relatórios de inadimplência

Considerar a situação na época das receitas, pela data de liquidação nos relatórios de inadimplência


Nos relatórios de inadimplência do Condomínio21, é possível utilizar uma opção que considera a situação dos títulos em uma determinada data. Caso a data utilizada como filtro no relatório, seja a mesma do dia de pagamento do título ele pode estar presente na listagem da inadimplência.


Até o momento, era considerada apenas a data de pagamento dos lançamentos, porém como há liquidação deles em uma data diferente do pagamento, foi criada uma configuração no sistema que verifica a data de liquidação das receitas para então considerá-las como inadimplentes.


Configuração

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro > Receitas
  2. Marque a opção Considerar situação das contas na época pela data liquidação nos relatórios de inadimplência detalhado e consolidado e clique no botão Gravar.


Observação:

  • Como o próprio nome da opção mostra, a inadimplência pela data de liquidação será considerada somente para os relatórios nos modelos detalhado e consolidado. As inadimplências apresentadas no balancete e nos boletos nesta versão do Condomínio21, não consideram a data de liquidação das receitas.


Importante:

  • Tanto para considerar a data de pagamento como inadimplência (processo padrão) quanto para considerar a data de liquidação, é necessário que a configuração Considerar baixa na data de pagamento/liquidação como inadimplência presente no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro aba Outros esteja marcada.


Funcionamento


Exemplo:

  • Lançamento com vencimento em 08/11/2023.  

  • Data de pagamento no dia 09/11/2023.  

  • Data de liquidação no dia 10/11/2023. 

  • Ao visualizar os relatórios de inadimplência o lançamento estará como inadimplente quando considerando a situação na época for informada a data até 10/11/2023. 



  1. Considerando a data de pagamento para calcular a inadimplência, ao utilizar o filtro de situação da época, o lançamento do exemplo acima seria considerado quando informada a data até o dia 09/11/2023.