Bloqueio de contas em Sub Judice quando utilizado o Controle Jurídico

Bloqueio de contas em Sub Judice quando utilizado o Controle Jurídico









Controle jurídico baseia-se na identificação das contas com status de judice no sistema e vinculação dessas às ações judiciais, permitindo assim o envio dessas informações (por e-mail) aos escritórios jurídicos que também poderão ser cadastrados no Condomínio21. 

No Condomínio21 é possível bloquear os lançamentos que estão com a situação em sub judice por meio do Controle Jurídico, ou seja, não será possível realizar acordos ou realizar as baixas das contas que estejam em Sub Judice. 


Como fazer - Configuração: 


Acesse o menu  Arquivo  > Configurações do Sistema  > Financeiro  > aba Receitas .


Observe que a opção  Manter lançamentos em sub judice bloqueados estará disponível na tela. Marque-a e clique em  Gravar .  







Ao gravar essa opção o sistema não permitirá a alteração das contas que estão com a situação em sub judice. 


Demais informações pertinentes ao controle jurídico mantendo o lançamento bloqueado. 


Geração de acordo de contas sub judice


Acesso o menu  Editar > Acordos .


Atualmente, utilizando o Controle Jurídico, o sistema permite criar acordo para contas em sub judice. A partir de agora, ao marcar a opção  Manter lançamentos em sub judice bloqueados , ao gerar o acordo o sistema apresentará na tela de criação de acordo somente as contas inadimplentes emitidas, desconsiderando as contas em sub judice. 

 

Cancelamento de acordo de contas originais em sub judice


Acesse o menu  Editar > Cancelar Acordos .


O funcionamento padrão do sistema em um cancelamento de acordo é selecionar as contas originais e retirar o número do acordo gerado que foi associado a elas.


Com o controle jurídico e a opção  Manter lançamentos em sub judice bloqueados  marcada, ao cancelar um acordo que as contas originais estejam em sub judice, elas também serão consideradas para o cancelamento. Além disso, o histórico do status de sub judice do lançamento continuará vinculado mesmo com o cancelamento do acordo.

 

Baixa de Contas em Sub Judice


Acesso menu Baixas/Cobranças > Baixa de Contas a Receber .


Quando a opção  Manter lançamentos em sub judice bloqueados  estiver marcada, as contas que estão definidas com a situação em sub judice não serão exibidas na tela de baixa e cancelamento de contas a receber (coletiva). 


Acesse o Menu Baixas/Cobranças > Baixa de Contas a Receber > Baixa com Juros.


Quando a opção  Manter lançamentos em sub judice bloqueados  estiver   marcada, as contas que estão definidas com a situação em sub judice não serão exibidas na tela de baixa de contas a receber (individual). 


Acesse o Menu Baixas/Cobranças > Cobrança CNAB.


Quando a opção  Manter lançamentos em sub judice bloqueados  estiver   marcada, ao processar o arquivo retorno o sistema exibirá as contas em sub judice, porém não será possível realizar a baixa dessas contas. 


Observações:


Para saber mais sobre o Controle Jurídico e como utilizá-lo  clique aqui


Se a opção  Manter lançamentos em sub judice bloqueados estiver desmarcada, o controle jurídico continuará funcionando da forma habitual do sistema.


O processo de  Manter lançamentos em sub judice bloqueados está disponível para  Acordo Novo Acordo Velho


A regularização das contas com a situação em sub judice permanece da forma habitual do sistema. 


    • Related Articles

    • Controle jurídico de contas inadimplentes em Judice

      Foi criado no Condomínio21 uma nova funcionalidade, que visa possibilitar o controle jurídico de contas inadimplentes que estejam com status de judice no sistema. Este controle se baseia na identificação das contas com status de judice no sistema e ...
    • Controle jurídico de contas inadimplentes em Judice para “Acordo Velho”

      A funcionalidade que permite realizar o controle jurídico de contas inadimplentes que estejam com status de judice no sistema passa a ser considerado também para “acordo velho” a partir desta versão do Condomínio21. Este controle se baseia na ...
    • Bloqueio de Pagamento a Fornecedores

      O bloqueio de pagamento de despesas para um determinado fornecedor é uma rotina simples e bastante utilizada pelas administradoras.  No Condomínio21 é possível impedir que as despesas lançadas para fornecedores bloqueados sejam baixadas pelas as ...
    • Situações de Sub Judice

      Ao pesquisar Contas em Sub Judice (menu Consultas), será possível alterar a situação delas, para que isso seja possível, cadastre as possíveis situações que poderão ser usadas. Como Cadastrar Situações de Sub Judice Acesse: Menu > Cadastros > ...
    • Como regularizar contas de sub judice?

               Para realizar a remoção das contas do sub judice acesse o menu Pesquisa de Contas a Receber. Em Situação da conta, marque a opção Sub Judice e habilite a opção Regularizar Sub Judice.     Group Educa