Visando agilizar e dar mais segurança ao processo de autorização de pagamento de despesas dos condomínios, o Condomínio21 possui uma funcionalidade que permite um controle maior sobre os pagamentos que estão sendo realizados, definindo responsáveis diferenciados por hierarquia ou valor de alçada, que deverão avaliar e aprovar as despesas antes que elas sigam para a Tesouraria. Enquanto a despesa não for autorizada, ela não poderá ser baixada no sistema.
A autorização do pagamento será realizada somente pelos usuários que possuem permissão e estes serão identificados por níveis. Por estar associada ao
Group GED
, esta funcionalidade ainda pode reduzir o tempo entre o lançamento e a baixa da despesa, já que reduz o trâmite de documentos dentro da empresa, que passam a ser visualizados através do
Group GED
, na própria ferramenta de autorização.
Cada condomínio pode exigir controles em níveis diferentes, em razão de seu porte econômico ou geográfico. Por este motivo, o processo de autorização de pagamentos de despesas por alçada permite que seja configurada, por condomínio, a quantidade de níveis de aprovação necessários para se efetuar o pagamento de uma despesa. Desta forma, um condomínio pequeno pode necessitar de apenas um nível, enquanto que um condomínio maior, com despesas que envolvam somas mais consideráveis, pode exigir que três pessoas façam a liberação, por exemplo: um coordenador, um supervisor e um gerente.
Cada responsável pela liberação pode ainda ter um limite de valor para o qual tenha alçada. Desta forma, podemos ter, por exemplo, um gerente que libere contas de até R$5.000,00 e outro gerente que libere contas até R$10.000,00. Estes valores são definidos de acordo com a realidade da sua administradora.
Etapa 1: Definir níveis de autorização por condomínio e usuários autorizados
Nesta etapa, configuramos como o sistema deve se comportar em cada condomínio e quais são os usuários que podem fazer as autorizações por nível. Estas configurações somente precisam ser feitas uma vez ou quando um novo condomínio ou usuário forem cadastrados no sistema.
Relação Nível de Autorização X Condomínio
Relação Nível de Autorização X Usuário
Como fazer
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Importante
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- Coluna Condomínio
: serão exibidos todos os condomínios que o usuário logado tem permissão para visualizar.
- Coluna Nível
: nesta coluna deve ser informada a quantidade de níveis necessários para autorizar processos por alçada no condomínio em questão. Os valores aceitos são entre 0 e 9.
Etapa 2: Processo de autorização de despesas
Com as configurações habilitadas e os níveis de alçada definidos, passa-se para o processo de autorização do pagamento.
Como fazer
:
Importante
:
Etapa 3: Processo de desautorização de despesas
No processo de Autorização de Pagamento da Despesa, ainda há o procedimento de
Desautorização
, que pode ocorrer apenas se a conta ainda estiver
Em aberto
e não tiver sido enviada ao Borderô Eletrônico.
Importante
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Como fazer
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Etapa 4: Consultando autorizações
O Condomínio21 permitirá que as autorizações e desautorizações realizadas sejam auditadas posteriormente, se necessário. O histórico poderá ser obtido através da própria opção de Autorização de pagamentos ou da emissão do
Relatório de Autorização de Pagamento
.
Como fazer
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