Implementado nesta versão do Condomínio21 o processo de transferência automática das baixas de contas a receber, realizadas manualmente ou pelo arquivo de retorno, em contas correntes do banco Sicoob. Esta transferência ocorrerá da conta do condomínio de origem das receitas para outro condomínio identificado e especificado para ser o “credor”.
Para que não haja divergências de contabilização (tendo duas receitas iguais em condomínios distintos) serão criados lançamentos de contas a pagar com os mesmos valores da baixa de contas a receber no condomínio de origem, dessa forma as entradas estarão entrando de fato na conta de crédito da empresa credora.
Configuração
- Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro aba
- Marque a opção Transferência automática de baixa de contas a receber para empresa credora e clique no botão Gravar.
Cadastrando a empresa credora
Premissas:
- Deverá ser criado um novo condomínio para ser o credor (que receberá as transferências) ou se caso este já exista precisa apenas ser definido;
- É necessário que se tenha pelo menos uma conta corrente do banco Sicoob cadastrada tanto para o condomínio de origem quanto para o condomínio credor;
- O condomínio (empresa) credor deve possuir pelo menos um cliente cadastrado;
- Classes de contas de receitas e despesas devem ser definidas para este processo;
- Defina um fornecedor que receberá as despesas do condomínio de origem.
Como fazer:
- Após marcar a configuração principal, acesse o menu Cadastros > Condomínios.
- Clique no botão Empresa Credora.
- Será disponibilizada a tela para realizar o pareamento entre os condomínios.
- No bloco Débito devem ser configuradas as informações do condomínio de origem das baixas, note que o nome dele já estará presente no campo Condomínio.
Descrição dos campos:
- Bloco Débito
- Conta de Débito: serão exibidas todas as contas do Sicoob do condomínio em uso. Este é o condomínio que possui os lançamentos originais das contas a receber que serão baixadas. Selecione a conta corrente correspondente.
- Classe de débito: informe a classe de conta de despesa, que receberá os mesmos valores das baixas de contas a receber e identificará as saídas através do lançamento de contas a pagar.
- Fornecedor: informe o fornecedor que receberá os lançamentos de contas a pagar.
- Tipo Pagamento: neste primeiro momento este filtro ficará desabilitado e estará por padrão com a opção Outros
- Bloco Crédito
- Empresa credora: selecione o condomínio credor que receberá em sua conta todas as baixas das receitas realizadas na conta do Sicoob do condomínio de origem dos lançamentos.
- Classe de crédito: selecione a classe de conta de receita que identificará as contas a receber creditadas no condomínio em questão.
- Conta de crédito: selecione a conta do Sicoob que receberá as transferências das baixas de receitas do condomínio de origem.
- Cliente: as transferências serão vinculadas a um cliente específico, selecione a pessoa definida para este processo.
- Cadastre todas as informações na tela de Transferência Automática para a empresa credora(mostrada acima) e clique em Gravar.
Realizando as baixas e identificando as contabilizações no condomínio de origem
Após configurado todos os dados para que a transferência automática seja realizada através das baixas de contas a receber, o sistema estará apto para que este processo seja realizado.
Conforme citado anteriormente, tanto para baixas manuais quanto para liquidações via arquivo de retorno as transferências ocorrerão e ambas terão o mesmo funcionamento. No exemplo abaixo, será apresentada a baixa manual de uma receita.
- Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Baixas de Contas a Receber.
- Selecione a unidade e realize o processo de baixa da forma habitual na conta corrente do Sicoob deste condomínio que é o de origem.
- Após realizar a baixa da receita, o sistema irá criar um lançamento de contas a pagar neste condomínio para zerar esta entrada e assim criará uma transferência (criação de contas a receber com mesmos valores) na empresa credora.
- Identificando o lançamento de contas a pagar
- Acesse o menu Consultas > Pesquisa de Contas a Pagar.
- Observe os lançamentos de contas a pagar estarão criados com o mesmo valor, data de vencimento e pagamento da baixa de contas a receber e além disso note que a classe de conta e o fornecedor serão os que foram configurados na tela de Transferência Automática para a empresa credora no bloco Débito.
- A entrada da baixa da receita e sua saída através da despesa, poderão ser identificadas nos balancetes, para isso acesse o menu Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete).
- Observe que no exemplo abaixo o crédito e débito com mesmo valor e zerando a entrada na conta corrente ao final.
Identificando a transferência automática na empresa credora
- Acesse o condomínio credor e em seguida confira o lançamento acessando o menu Consultas > Pesquisa de Contas a Receber.
- Observe que para este condomínio uma nova receita terá sido criada e também já baixada com o mesmo valor do lançamento original e com a classe e cliente que foram definidos na tela Transferência Automática para a empresa credora no bloco Crédito.
- Este lançamento também poderá ser conferido no balancete e para a empresa credora não há criação de despesas, uma vez que o objetivo é creditar todas as baixas na conta corrente deste condomínio.
Importante:
- Quando o mês da baixa do lançamento estiver fechado na empresa credora, não serão criadas as transferências automáticas e na tela de “Log do arquivo de retorno” será apresentada esta informação como uma “Ocorrência” do título.
- Nas descrições dos lançamentos de contas a receber da empresa credora e contas a pagar do condomínio de origem, serão identificadas as seguintes informações: código do condomínio, número da unidade da baixa, nosso número do boleto e data de vencimento);
- Contas correntes pertencentes a bancos diferentes do Sicoob não serão apresentadas para seleção na configuração da empresa credora, bem como os condomínios que não possuam contas deste banco.
Cancelamento das contas
- Ao realizar o cancelamento da baixa da receita no condomínio de origem, será exibida uma mensagem de confirmação informando que a transferência criada será excluída e juntamente com ela o lançamento de contas a pagar gerado.
- Cancelando a baixa da despesa o lançamento ficará em aberto conforme o funcionamento habitual do Condomínio21, bem como se houver o cancelamento da baixa da receita na empresa credora.
- Ao realizar o cancelamento das contas através da exclusão do arquivo de retorno processado (menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB botão Arquivos Retornados) o sistema também excluirá as contas conforme citado acima.