Gestão dos certificados digitais

Gestão dos certificados digitais

        



Placa de letreiro luminosoDescrição gerada automaticamente com confiança baixa



A partir da versão 2.6.66.00, no Condomínio21, foi implementada uma melhoria para permitir o gerenciamento dos certificados que serão utilizados pelos condomínios. Através desta melhoria, o certificado passa a ser cadastrado no sistema, e para que as funcionalidades do Condomínio21, que usam certificado digital (Reinf e Group Pay), funcionem corretamente, será preciso fazer a vinculação dele ao sistema. Para os certificados já instalados no seu computador ou no ambiente virtualizado da Group Software, que não sejam do tipo ‘Por procuração’, ao acessar o módulo de Contas a Pagar, estes serão automaticamente cadastrados.  

Acessando a rotina de gestão dos certificados

A rotina para gerenciamento dos certificados está disponível no menu Módulos > Contas a Pagar > Certificados, e permite o controle visual de todos os certificados disponíveis para utilização no sistema. Ao abrir a tela principal, serão exibidos os certificados já cadastrados.



Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


Nesta tela também é possível filtrar a validade dos certificados através das opções disponíveis no bloco ‘Validade’, onde:

  1. Todos : Mostra todos os certificados cadastrados.
  2. Válidos: Mostra somente os certificados válidos (dentro da validade).
  1. Vencidos: Mostra somente os certificados vencidos (com data de validade já expirada). 


Realizando o cadastro do certificado

O cadastro será permitido para certificados válidos (dentro da validade) do tipo A1, selecionando o arquivo de instalação ou o certificado instalado no Windows. 

Como fazer:

  1. Na tela ‘Gestão dos Certificados Digitais’ clique no botão .
  2. Na tela apresentada selecione o condomínio, onde o certificado será usado, e informe se o cadastro será realizado a partir do arquivo de instalação ou do certificado armazenado no Windows:
  1. Para o cadastro através do arquivo de instalação, clique no botão [Selecionar Arquivo] e na tela apresentada localize a pasta e selecione o arquivo do certificado.
  2. Para o cadastro através do armazenamento no Windows (instalado), clique no botão [Abrir Seleção] e na tela apresentada selecione o certificado desejado.

Interface gráfica do usuário, TextoDescrição gerada automaticamente





  1. Informados os dados para cadastro clique no botão [Carregar]. Será exibida a mensagem abaixo informando que o cadastro foi realizado com sucesso.


LogotipoDescrição gerada automaticamente com confiança média


Abaixo mostraremos como é feita a instalação do certificado, caso você opte pelo cadastro através do certificado instalado no Windows:

Como fazer a instalação do certificado:

  1. Dê um duplo clique sobre o certificado.
  2. Selecione se a instalação será para o usuário atual ou para máquina local e clique em [Avançar]. 
  3. Clique em [Avançar] novamente.
  4. Digite a senha do certificado e no bloco ‘Opções de Importação’ marque a opção ‘Marcar esta chave como exportável’. Isso possibilitará o backup ou transporte das chaves posteriormente.” E após clique em [Avançar].


Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente




  1. Clique em [Avançar] novamente. 
  2. Clique em [Concluir]. 


Cadastro do Certificado tipo A3

Será possível cadastrar e utilizar o certificado do tipo A3 nos ambientes desktop. Faça a instalação normalmente do certificado A3 no Windows. A instalação vai depender da sua certificadora. 

Como fazer:

  1. Na tela ‘Gestão dos Certificados Digitais’ clique no botão .
  1. Na tela apresentada selecione o condomínio, onde o certificado será usado, e selecione a opção ‘Abrir Seleção’ do bloco do ‘Certificado A3’. 
  2. Será exibida a tela de certificados do Windows, faça a seleção do certificado a ser vinculado e clique em ok. Se o certificado apresentado, não for o desejado, clique em mais opções.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de textoDescrição gerada automaticamente

  1. Para finalizar clique em Carregar
  2. O certificado estará vinculado ao condomínio.

Importante: A funcionalidade do certificado A3 continua a mesma, sendo necessário informar a senha dele ao ser solicitado. Conforme exemplo abaixo:



Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente



Editando ou excluindo um cadastro existente

Na edição será permitida a alteração somente no bloco ‘Usado Em’, caso seja necessário alterar o certificado vinculado ao cadastro, é necessário excluir o cadastro atual e inserir um novo.

Como editar um cadastro existente:

  1. Na tela ‘Gestão dos Certificados Digitais’ localize a linha que corresponde ao cadastro desejado e clique no botão .
  2. Na tela apresentada altere o bloco ‘Usado Em’ conforme desejado:
  1. A opção ‘Reinf’ permite que o certificado seja utilizado no envio de eventos da Reinf.
  2. A opção ‘Group Pay’ permite que o certificado seja utilizado para realizar o download da NF na Receita Federal e Prefeituras.
  3. Ao selecionar ambas as opções, um único certificado será utilizado para as duas rotinas informadas acima.


Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente

  1. Alterado o bloco ‘Usado Em’ clique no botão [Carregar]. Será exibida a mensagem abaixo informando que o cadastro foi realizado com sucesso.


Como excluir um cadastro existente:

    Na tela ‘Gestão dos Certificados Digitais’ localize a linha que corresponde ao cadastro desejado e clique no botão . O certificado não será mais mostrado na tela. 



Replicando  o cadastro do certificado

A replicação será permitida somente para condomínios que não possuem cadastro de certificado com o mesmo uso do condomínio selecionado. 

Como fazer:

  1. Na tela ‘Gestão dos Certificados Digitais’ clique no botão .
  2. Na tela ‘Replicar Certificados dos Condomínios’ selecione o condomínio que possui o certificado que será replicado utilizando o filtro ‘Condomínio com Certificado’. Clique no botão  para selecionar o condomínio que terá o cadastro replicado. Ao clicar neste botão será aberta a lista de condomínios, e para selecionar o condomínio desejado clique duas vezes sobre a linha ou selecione o condomínio e clique no botão [Confirmar].

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente

  1. Após selecionar o condomínio com certificado, clique sobre a linha correspondente ao certificado que será replicado. Será apresentado um novo filtro ‘Condomínios para Replicar’. Clique no botão  para selecionar o(s) condomínio(s) que receberão a replicação. Ao clicar neste botão será aberta a lista de condomínios, , e para selecionar o condomínio desejado clique duas vezes sobre a linha ou selecione o condomínio e utilize as setas (>, <, >>, <<)  para incluir ou excluir um condomínio do filtro. Também é possível localizá-lo digitando o nome desejado na pesquisa e ao final clique no botão [Confirmar].

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

  1. Após selecionar o(s) condomínio(s) que receberão a replicação, clique no botão [Replicar]. Será exibida a mensagem abaixo informando que o cadastro foi realizado com sucesso.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente



Fazendo a importação automática

A importação automática é uma funcionalidade inserida na gestão dos certificados que permitirá a você fazer o processo de vinculação dos certificados de todos os condomínios que estejam instalados no seu computador de uma só vez. Essa importação será permitida somente para condomínios que não possuem cadastro de certificado com o mesmo uso selecionado. Também será verificado se o certificado é válido (não expirado) e se algum condomínio cadastrado no sistema possui o mesmo CNPJ.


Importante: Sempre que abrir o módulo de contas a pagar, o Condomínio21 fará a importação para você. Com isso, caso abra a tela de gestão de certificados e veja que todos os certificados já estão vinculados, significa que você não precisa fazer o processo da importação abaixo.

Como fazer:

  1. Na tela ‘Gestão dos Certificados Digitais’ clique no botão .
  2. Na tela ‘Importação Automática de Certificados Instalados’ clique no botão [Procurar Certificados Instalados] para que o sistema identifique os certificados instalados válidos com o mesmo CNPJ dos condomínios cadastrados. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, TeamsDescrição gerada automaticamente

  1. Identificados os certificados, clique no botão [Carregar Selecionados] para que o sistema realize o cadastro automático deles. Será exibida a mensagem abaixo informando a situação de cadastro para cada certificado.

Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente com confiança média



Importante:

  1. O cadastro deve ser realizado para certificados individuais ou por procuração.
  2. Para os clientes que utilizam o ambiente virtualizado da Group Software (acesso via internet) e não possuem o certificado A1 instalado, deverá entrar em contato com o Suporte para envio do certificado para instalação no ambiente, pois o cadastro pela seleção do arquivo de instalação não estará disponível. 
  3. No cadastro do certificado, caso estejam selecionados o arquivo de instalação e o certificado armazenado no Windows, o cadastro será realizado a partir do arquivo de instalação selecionado.
  4. Não será permitido o cadastro de um certificado inválido (vencido). 
  5. Será permitido o cadastro de um único certificado com todos os usos ou um certificado individual por uso.




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