Acessando a rotina de gestão dos certificados
A rotina para gerenciamento dos certificados está disponível no menu Módulos > Contas a Pagar > Certificados, e permite o controle visual de todos os certificados disponíveis para utilização no sistema. Ao abrir a tela principal, serão exibidos os certificados já cadastrados.
Nesta tela também é possível filtrar a validade dos certificados através das opções disponíveis no bloco ‘Validade’, onde:
Realizando o cadastro do certificado
O cadastro será permitido para certificados válidos (dentro da validade) do tipo A1, selecionando o arquivo de instalação ou o certificado instalado no Windows.
Como fazer:
Abaixo mostraremos como é feita a instalação do certificado, caso você opte pelo cadastro através do certificado instalado no Windows:
Como fazer a instalação do certificado:
Cadastro do Certificado tipo A3
Será possível cadastrar e utilizar o certificado do tipo A3 nos ambientes desktop. Faça a instalação normalmente do certificado A3 no Windows. A instalação vai depender da sua certificadora.
Como fazer:
Importante: A funcionalidade do certificado A3 continua a mesma, sendo necessário informar a senha dele ao ser solicitado. Conforme exemplo abaixo:
Editando ou excluindo um cadastro existente
Na edição será permitida a alteração somente no bloco ‘Usado Em’, caso seja necessário alterar o certificado vinculado ao cadastro, é necessário excluir o cadastro atual e inserir um novo.
Como editar um cadastro existente:
Como excluir um cadastro existente:
Na tela ‘Gestão dos Certificados Digitais’ localize a linha que corresponde ao cadastro desejado e clique no botão . O certificado não será mais mostrado na tela.
Replicando o cadastro do certificado
A replicação será permitida somente para condomínios que não possuem cadastro de certificado com o mesmo uso do condomínio selecionado.
Como fazer:
Fazendo a importação automática
A importação automática é uma funcionalidade inserida na gestão dos certificados que permitirá a você fazer o processo de vinculação dos certificados de todos os condomínios que estejam instalados no seu computador de uma só vez. Essa importação será permitida somente para condomínios que não possuem cadastro de certificado com o mesmo uso selecionado. Também será verificado se o certificado é válido (não expirado) e se algum condomínio cadastrado no sistema possui o mesmo CNPJ.
Importante: Sempre que abrir o módulo de contas a pagar, o Condomínio21 fará a importação para você. Com isso, caso abra a tela de gestão de certificados e veja que todos os certificados já estão vinculados, significa que você não precisa fazer o processo da importação abaixo.
Como fazer:
Importante: