No sistema, é possível trabalhar com a opção de não ratear juros e multas entre as contas, lançando esses valores na conta principal.
Cobrança Partilhada é um serviço que consiste em distribuir para diferentes contas correntes, os valores referentes a recebimentos de títulos de cobrança. Em resumo, este recurso pode ser utilizado quando se deseja direcionar parte dos recebimentos para contas específicas, em vez de agrupar em uma única conta.
Exemplo: boletos compostos por mais de uma classe de contas sendo que os valores de algumas classes como: taxa de condomínio, consumo e outras despesas, seriam direcionados para uma conta corrente e os valores de outras classes, como fundo de reserva, direcionados para outra conta corrente diferente.
Fazendo a cobrança:
- Acesse o menu Cadastros > Condomínios.
- Clique no botão Configurações Avançadas e na tela que será aberta, vá à aba Cobrança.
- Marque a opção Utiliza Cobrança Partilhada (Rateio de Crédito) e selecione a conta corrente que será a Conta Principal de Rateio e selecione a opção logo abaixo da conta que é Não ratear acréscimos por atraso.
- Execute o processo de arquivo de retorno.
- Verificar o log de retorno e cobrança de juros e multos para as determinadas contas.
Observação:
- Para que as contas sejam direcionadas de acordo com a regra, deve existir a associação de plano de contas e conta corrente. Na tela Relacionar Plano de Contas/Contas Corrente escolha a qual conta corrente a classe do plano de contas será relacionada. Para o processo de Cobrança Partilhada, somente devem ser relacionadas contas correntes do banco Bradesco.