Recalcular lançamentos através de troca da Fração Ideal

Recalcular lançamentos através de troca da Fração Ideal

        


A fim de gerar ainda mais agilidade no setor de Contas a Receber das administradoras, foi desenvolvida uma nova configuração que permitirá o recálculo de receitas lançadas por rateio que tenha sido realizado usando uma das frações da unidade.

A partir da versão 45.13/2.6.45.05o sistema recalculará automaticamente os valores das contas a receber em aberto que tiverem origem através do rateio. Isso acontecerá quando ocorrer a alteração da fração no cadastro de uma unidade.

ConfiguraçãoComo fazer

Acesse o menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiroaba Receitas. Marque a configuração conforme imagem abaixo:

Observe que a nova configuração oferece duas opções: 


  1. Apenas boletos não emitidos: sistema realizará o recálculo dos lançamentos que tiveram origem através do lançamento de contas a receber usando rateio por fração que estejam nessa situação, ou seja, os lançamentos que estiverem em aberto e não possuírem boletos gerados, terão seu valor alterado.
  2. Boletos não emitidos e emitidos: o sistema realizar o recálculo dos lançamentos que tiveram origem através do lançamento de contas a receber usando rateio por fração que estejam nessas situações, ou seja, se os lançamentos que estiverem em aberto e possuírem ou não boletos gerados, terão o seu valor alterado, desde que esse boleto não esteja registrado ou rejeitado. 
Observação: para ambas opções, boletos baixados não são alterados.


Lançamento de Receitas por RateioComo fazer

Acesse o menu Editar > Lançamentos > Contas a Receber e realize o lançamento por rateio utilizando uma das frações disponíveis. Este pode ser realizado através das abas RateioGruposPrevisão Orçamentária.


Alteração da fraçãoComo fazer

A alteração da fração é realizada no cadastro da unidade. Quando isso acontecer o sistema irá fazer o recálculo, caso seja optado por isso.

Acesse o menu Cadastros > Unidades.

Será apresentada a mensagem de confirmação para a realização do recálculo com base na nova fração cadastrada.

Clique em Sim para confirmar, após isso clique em Gravar


Exceções para o recálculo dos lançamentos

Conforme informado acima, durante o processamento do recálculo o sistema validará se existem Receitas Baixadas para algum rateio, caso exista, esse rateio não terá seus valores recalculados e será exibida a mensagem abaixo:  

Importanteapenas os boletos lançados após a atualização para a versão dessa melhoria seguirão o fluxo da nova configuração, boletos lançados anteriormente não serão considerados para o recálculo.


Log de Auditoria Avançado Novos Campos para Fração de Rateio

Foram criados novos campos no Log de auditoria avançado para que as alterações de fração também sejam incluídas no log gerado. Para configurar acesse o menu Arquivo > Log > Auditoria > Configuração.

 

Essas novas opções que se referem aos campos de frações 1,2,3,4,5 e 6 ou conforme descrição cadastrada no menu Cadastros > Condomínios > Configurações avançadas > Frações




    • Related Articles

    • Valide a troca de Plano de Conta

      O Condomínio21 apresenta uma validação que é realizada na troca do Plano de Contas padrão do condomínio. Quando é alterado o Plano de Contas o sistema verifica se já existe relacionamento entre o plano atual o novo plano selecionado. Caso não exista ...
    • Relatório de Acordos

      Esse relatório exibe as parcelas emitidas para os acordos gerados no sistema. Para emissão do relatório de acordos, acesse o menu  Relatórios > Contas > Acordos .  ​ Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os condomínios. ...
    • Relatório de Baixas

      Esse relatório exibe as baixas realizadas no sistema, de acordo com o filtro realizado.  Para emissão do relatório de baixa, acesse o menu  Relatórios > Contas > Baixa . Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os ...
    • Bloqueio de Pagamento a Fornecedores

      O bloqueio de pagamento de despesas para um determinado fornecedor é uma rotina simples e bastante utilizada pelas administradoras.  No Condomínio21 é possível impedir que as despesas lançadas para fornecedores bloqueados sejam baixadas pelas as ...
    • Replicar o cadastro da Conta Corrente

      Realizar o cadastro de conta corrente quando há muitos condomínios para se administrar, pode ser algo que demande tempo e muito cuidado. Visando ganhar agilidade neste processo, foi criado no Condomínio21 uma opção que permite replicar o cadastro da ...