Personalização da Capa e Parecer do Conselho – Pasta de Prestação de Contas

Personalização da Capa e Parecer do Conselho – Pasta de Prestação de Contas

        



Personalização da Capa e Parecer do Conselho – Pasta de Prestação de Contas


A partir da versão 45.45/2.6.49.51 do Condomínio21 será possível escolher o modelo da capa a ser utilizada na pasta digital. Dentre as melhorias implantadas no sistema Condomínio21 será possível Personalizar a Capa com os recursos que serão disponibilizados e até mesmo realizar o upload caso tenha um design próprio de capa que gostaria de exibir. Além dessas novidades o sistema contará com a opção de inserir o Parecer do Conselho na Pasta Digital.


Como fazer Personalização da Capa de Prestação de Contas?

Para escolher o modelo da capa da Pasta Digital, acesse: Relatórios > Pasta Digital > Cadastro aba Configuração Diversas.


Nesta tela clique sob o botão “Acessar as demais configurações da pasta” dentro do box Outras configurações.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente
















Na aba Diversas deverá ser indicado dentro do box Modelo da pasta, qual o modelo de capa será apresentado na Pasta de Prestação de Contas.


O sistema Condomínio21 contará com a Opção SimplesPersonalizado, conforme abaixo:



A opção Simples exibe a capa da forma padrão que o sistema trabalha atualmente, ao passar o mouse sob a opção Simples o sistema exibe a seguinte mensagem:


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, WordDescrição gerada automaticamente

 

A opção Personalizado permite criar a capa com base nos recursos disponibilizados na aba Capa, ao passar o mouse por cima da opção personalizado o sistema exibe a mensagem com resumo da funcionalidade.


Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente



















Caso a opção escolhida seja a capa Personalizado, é necessário realizar a configuração na aba Capa.



Na aba Capa, o sistema permite que você escolha a sua capa ou use uma capa padrão do Condomínio21.


Em ambos os casos, você pode personalizá-las utilizando das ferramentas de formatação como: cores, fontes, alinhamentos, tamanho, sublinhado, itálico, negrito e tachado para customizar o texto que será exibido.


Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Uma opção para personalizar a capa é a Mesclagem de Campos. Nela há os termos possíveis de seleção e com isso sistema preencherá automaticamente as informações selecionadas, na posição em que ela for inserida. Portanto, selecione o campo desejado e clique sob botão  para que seja incluído na capa.












Observações:
  1. Os campos de mesclagem acima, tem o funcionamento parecido com o das telas de cadastro de nada consta e modelo de e-mail.
  2. É permitido selecionar a logomarca do condomínio e da administradora ou outra que queira usar. Para a primeira será considerada a logomarca que estiver configurada na aba ‘Dados Adicionais’ na tela de cadastro de condomínio. Já para a segunda, é preciso escolher a opção de mesclagem “Logomarca”, depois disso o sistema irá liberar o campo <Logomarca> para a busca pela imagem.

Clique no ícone da pastinha amarela. O sistema irá abrir a tela do Windows Explorer, para que você selecione a desejada. Após isso, clique em [Gravar] do bloco de personalização da capa. 


Essa logomarca deve ter no máximo as dimensões 151 X 76 Pixels e deve ser dos tipos .JPG ou .BMP.




Utilizando a capa própria da administradora ou condomínio


Caso a administradora ou condomínio possua uma Capa com design próprio e deseje utilizá-la,  foi criada a opção Escolher minha capa. Essa opção permite que seja selecionado um arquivo dos tipos .JPG ou .BMP com as dimensões A4.


Clique no ícone da pastinha amarela, para que o Windows Explorer seja aberto. Selecione a imagem da sua capa personalizada e por fim, clique no botão [Gravar] do bloco de personalização da capa.



Observações:

  1. Não é permitido usar sua capa personalizada e escolher uma capa padrão do Condomínio21. Você poderá utilizar uma ou outra.
  2. Após gravar a imagem selecionada, você poderá utilizar os campos de mesclagem para completar as informações.

Exemplo:

Você pode selecionar apenas a capa com a imagem, mas precisa que saia o mês de referência, o nome do condomínio, nome da administradora, endereço e outras informações.

Para isso, basta utilizar os campos de mesclagem. Posicione o cursor do mouse na tela em branco, insira a opção de mesclagem e utilize o botão [Pré-Visualizar] para que o sistema te mostre como a capa ficará. Com isso, você pode ir modificando as posições até que fique da forma que precisa.

Veja a demonstração abaixo. A capa personalizada é essa imagem com o fundo verde e somente possui sua logo e o título.


Interface gráfica do usuário, TextoDescrição gerada automaticamente


Porém, você precisa que também seja considerado o nome do condomínio, o mês de referência, a razão da administradora e o endereço da administradora. Para isso, após escolher sua capa, selecione essas opções no campo de mesclagem e insira no texto.











Clique no botão [Gravar] do bloco de personalização da capa.

























Clique no botão [Pré-visualizar] e confira como sua capa será gerada. O seu programa padrão de abertura de arquivos PDF será aberto e você poderá conferir como está ficando a sua capa.



Note que no exemplo acima, as informações estão sobrepondo a logomarca. Com isso, volte na tela de personalização da capa e ajuste as posições, até que você tenha a capa do jeito que precisa. Como citado anteriormente, você pode alterar cor, fonte, tamanho do texto. 




Importante:

  1. Para pré-visualizar as alterações, é necessário sempre acionar o botão [Gravar] do bloco de personalização da capa, após suas modificações.
  2. Caso o arquivo de PDF da pré-visualização já esteja aberto e você tente visualizar novamente. O alerta abaixo será mostrado. Com isso, feche o arquivo PDF e tente outra vez.



Utilizando uma das capas personalizadas do Condomínio21


Foram disponibilizadas duas capas pré-prontas no padrão Condomínio21. Elas possuem as cores padrão do sistema. Não é possível alterar os layouts e nem o título das capas pelo Condomínio21, o que será permitido é fazer a personalização, inserindo as informações dos campos de mesclagem, conforme mostrado no item anterior.


O que diferencia uma da outra é apenas o título e a imagem utilizada nos layouts. Para utilizar uma das capas do sistema, escolha a desejada na opção Usar capa do Condomínio21

















Padrão 01 – Tem o título da capa: Pasta de Prestação de Contas


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de textoDescrição gerada automaticamente


Padrão 02 – Tem o título da capa: Pasta Digital de Prestação de Contas


TextoDescrição gerada automaticamente



Após selecionar o modelo desejado clique sob o botão [Gravar] do bloco de personalização da capa. Você pode utilizar tanto o botão [Pré-visualizar] ou o  para conferir o layout das capas.


Para personalizar a capa padrão do Condomínio21, siga os mesmos passos citados anteriormente para o uso da capa própria. Selecione os campos de mesclagem, os configure como desejado e por fim grave as ações. Acione o botão [Pré-visualizar] e veja como está ficando. No exemplo abaixo foi utilizado os recursos de mesclagem de campo (Logomarca), Texto livre e Cor na Fonte.


Ao clicar sob o botão visualizar o sistema permite a breve visualização do modelo gravado, o que permite consultar e conferir se o modelo precisará de novos ajustes.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de textoDescrição gerada automaticamente


Importante:

  1. A personalização das capas acontece somente uma vez, não é preciso fazer isso mensalmente. Ao gerar a pasta, o Condomínio21 irá seguir o que estiver configurado.
  2. O processo de gerar a pasta não foi modificado.
  3. Será possível replicar a capa criada para outros modelos de Pasta Digital que estiverem cadastrados no sistema. Para fazer isso clique em “Copiar para o modelo da pasta” no ícone , selecione os modelos de pasta digital disponível que receberão a capa criada e clique em Gravar. Dessa forma, não precisa cadastrar um modelo de capa para modelos diferentes de pasta.

Interface gráfica do usuário, Texto, EmailDescrição gerada automaticamente










Como fazer Parecer do Conselho?
Nessa nova versão, assim como a capa, o parecer do conselho poderá ser incluído na pasta. Para adicionar o Parecer do Conselho na Pasta Digital, acesse: Relatórios > Pasta Digital > Cadastro aba Configuração Diversas.

Nesta tela clique sob o botão “Acessar as demais configurações da pasta” dentro do box Outras configurações. Para o parecer do conselho é necessário que a opção “Personalizado” esteja habilitada na aba Diversas, ou seja, ele será levado para o arquivo PDF da pasta, somente quando utilizado o modelo personalizado.

Na aba Parecer do Conselho a tela será semelhante a aba Capa. Possuirá as mesmas funções de formatação e inserção dos campos de mesclagem. 


Foi disponibilizado ainda, um campo para que você insira uma folha complementar logo após do parecer. Ela não é obrigatória, mas serve para os casos em que os conselheiros farão observações, ou mesmo caso que queira colocar a lei que exige a aprovação, por exemplo.

















Para o Parecer do Conselho foram adicionados novos campos no recurso de Mesclagem de Campos, o que permite fácil configuração onde o sistema preencherá automaticamente o campo selecionado com a informação correspondente. Inclusive, há os campos que considera os representantes do condomínio.


Os campos de mesclagem que foram incluídos para o parecer são referentes aos representantes. Quando utilizados, o sistema irá considerar os representantes cadastrados para o condomínio, que estiverem com a opção <Incluir nos relatórios> marcada. Para conferir acesse o menu Cadastros > Condomínios > Representantes.


  1. Conselheiro
  2. Conselheiro – Unidade
  3. Sindico 
  4. Síndico – Unidade
  5. Gerente
  6. Gerente – Unidade
  7. Subsíndico
  8. Subsíndico – Unidade


Importante:

Para que todos os representantes que possuem mais de uma pessoa,  é preciso selecionar o campo de mesclagem de acordo com a quantidade deles.


Exemplo:

Tenho três conselheiros.

No texto do parecer vou selecionar o campo de mesclagem três vezes e colocar nas posições que quero que saia no texto.

Para o campo de mesclagem que considera unidade, será imprimido o <Nome do representante – Unidade + o nº da unidade>.


Criando o parecer


Digite o texto desejado na tela em branco da tela, ou cole o texto que copiou. Insira os campos de mesclagem que deseja utilizar e por fim clique no botão Gravar do bloco de personalização.



















Após gravar o botão Pré-visualizar ficará disponível para visualização breve, mostrando o que foi escrito ou selecionado como imagem para o Parecer do Conselho.


Exemplo:

Folha do Parecer configurado. Nesse exemplo foi inserido um texto, sem imagem de fundo e considerando os conselheiros como representantes.




Importante:

Você pode utilizar um parecer pronto e apenas editá-lo. Para isso, use a opção de Imagem de fundo para a página, que terá seu funcionamento explicado, a seguir.

 

Configurações Extras do parecer:


Ainda na aba de Parecer do Conselho é possível realizar as configurações como: “Exibir parecer na pasta”. Ele permite que você escolhe para que o parecer seja ou não exibido na pasta. Por padrão, ele fica marcado. Caso não queira utilizar o parecer na geração, basta desmarcá-lo. Caso queira configurar e mandar para a pasta, somente aprovação do síndico. Marque a opção, depois que tiver o aval final dele e gere novamente a pasta.



Ordem de Exibição do Parecer na pasta, também pode ser escolhida. Para isso, selecione a opção que mais se adequa a sua realidade, para que o Condomínio21 gere a folha do parecer conforme deseja. Após selecionar, clique no botão [Gravar] da tela principal das Configurações da pasta digital.



Observações:

Após Gravar um Modelo de Capa Personalizada ou Parecer do Conselho o botão de excluir ficará habilitado, o que permite a exclusão das alterações realizadas.
A forma de geração da pasta digital não foi alterada.

Será possível replicar o parecer criado para outros modelos de Pasta Digital que estiverem cadastrados no sistema. Para fazer isso clique em “Copiar para o modelo da pasta” no ícone , selecione os modelos de pasta digital disponível que receberão a capa criada e clique em Gravar. Dessa forma, não precisa cadastrar um modelo de parecer para modelos diferentes.


Interface gráfica do usuário, Texto, EmailDescrição gerada automaticamente


Imagem de fundo


Caso na página do Parecer você queira que seja exibida uma Imagem de Fundo para a página, que será o fundo do texto digitado, clique sob o ícone  onde o sistema abrirá a tela para seleção da imagem que deseja realizar o upload. Após seleção, clique no botão Gravar do bloco de personalização do parecer.



















Folha complementar


Também na aba Parecer do Conselho será possível inserir uma Folha Complementar que pode ser utilizada como rascunho para inserção de informações diversas sobre o parecer ou ser usada de acordo com a necessidade de cada condomínio.  Como citado anteriormente, ela não é obrigatória. Ela sempre será gerada, após o parecer.


Para inserir a folha complementar do parecer clique sob o ícone  para realizar o upload de arquivos em formato PDF A4 ou imagens com resolução 2480 x 3508 px.
















O Exemplo abaixo, mostra a folha com linhas para escrita de textos, como observações dos conselheiros.













Atenção

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            A visualização completa do texto da capa e do parecer, pode não ser concluída em alguns aplicativos e softwares de abertura de arquivos PDF, como o Adobe Acrobat. Caso isso aconteça, abra o PDF no seu navegador padrão de internet, que conseguirá ver claramente a capa e parecer gerados, com os dizeres inseridos.







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Related Articles

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Personalização da Capa e Parecer do Conselho – Pasta de Prestação de Contas

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Personalização da Capa e Parecer do Conselho – Pasta de Prestação de Contas A partir da versão 45.45/2.6.49.51 do Condomínio21 será possível escolher o modelo da capa a ser utilizada na pasta digital. Dentre as melhorias implantadas no sistema ...
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Pasta de Prestação de Contas

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                A prestação de contas é uma obrigação legal dos condomínios, por isso, a pasta de prestação de contas é uma das ferramentas mais importantes para uma gestão condominial boa e transparente.  A pasta pode ser física com os documentos originais anexados ...
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Pasta Digital – Pasta de Prestação de Contas agora é Pasta Digital

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  A pasta de prestação de contas conhecida como PPC agora é chamada de  Pasta Digital . Com a Pasta Digital é possível  gerar um PDF único com todos os demonstrativos e relatórios de contas do condomínio com apenas um clique.  Como fazer – Cadastro ...
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Contracapa Divisória personalizada na pasta de prestação de contas

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Agora é possível inserir as suas próprias contracapas/ divisórias personalizadas na pasta de prestação de contas do Condomínio21. A partir da versão 45.90/2.6.64.19, a função que permite cadastrar esses arquivos foi liberada. Com isso, a sua pasta ...
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Relatório de Contas a Receber por Unidade

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...